O QUE FAZER EM GRAMADO COM AS CRIANÇAS

Que tal levar seus filhos, sobrinhos ou netos para uma aventura inesquecível? A seguir, confira atrações que tornam Gramado-RS um dos melhores destinos para a criançada.

Lago Negro

Lago Negro Gramado
Lago Negro em Gramado/RS

Imagine fazer um piquenique à beira de um lago de águas calmas, rodeado por árvores e flores belíssimas. Excelente ideia para aproveitar uma tarde de sol em família, não acha?

Pois o Lago Negro, um dos maiores cartões-postais gramadenses, é o cenário ideal. O contato com a natureza oferece tranquilidade para quem quer fugir do ritmo acelerado das metrópoles. Em vez de engarrafamento e barulhos de buzina, você tem o farfalhar dos pinheiros e o canto dos pássaros.

O único tráfego com que você deve se importar é o dos pedalinhos. É possível alugar as embarcações no próprio local e dar uma voltinha. As crianças vão adorar!

  • Endereço: Rua. J. Renner, s/n, Bairro Lago Negro – Gramado-RS
  • Horário de aluguel dos pedalinhos: Diariamente, das 8h30 às 18h

GramadoZoo

GramadoZoo - Brocker Turismo
GramadoZoo em Gramado/RS

Ainda falando em natureza, temos o zoológico de Gramado. Esqueça aquela cena ultrapassada de criaturas exóticas confinadas em jaulas minúsculas. O complexo atua em pesquisa e conservação ambiental, com viveiros amplos para garantir o bem-estar dos animais.

O GramadoZoo conta apenas com espécies da fauna brasileira. Os visitantes aprendem sobre os hábitos dos bichos e podem, até mesmo, alimentá-los com ração. 

Já pensou ver seu pequeno alimentando uma ave de rapina? É tudo monitorado por profissionais, mas ele vai se sentir um verdadeiro desbravador da selva!

  • Endereço: RS-115, km 35, Várzea Grande, Gramado-RS
  • Horário: Diariamente, das 9h às 18h10 (entrada permitida até as 17h)
  • Ingressos: Na bilheteria central.

Bustour

Bustour Gramado e Canela
Bustour Gramado e Canela

Muita gente não sabe o que fazer em Gramado e Canela porque tem opções demais para escolher! Se for o seu caso, confie na linha turística Bustour. Esse é o jeito de ver tudo em poucas horas.

A experiência é similar à encontrada em cidades como Nova Iorque, Miami e Londres. O ônibus de dois andares percorre mais de 30 pontos de visitação da Região das Hortênsias.

Você e a família podem simplesmente curtir a vista, enquanto o guia narra detalhes sobre a história das atrações. Se preferirem, desçam numa das paradas para conhecer melhor o lugar desejado. Depois é só embarcar no próximo veículo da linha para seguir o roteiro até o fim.

  • Horário: Diariamente, das 8h55 (parada 01) às 19h. Os ônibus circulam em diversos horários.
  • IngressosCom a Brocker Turismo

Alpen Park

Alpen Park - Brocker Turismo
Alpen Park em Canela/RS

Um parque de diversões para enaltecer a natureza da Serra Gaúcha: essa é a proposta do Alpen Park, que fica pertinho do centro de Canela. Lá você encontra o primeiro trenó alpino do Brasil, que percorre 900 metros em meio a uma paisagem de tirar o fôlego! Crianças acima de 90 cm de altura podem participar da atividade acompanhadas de um adulto.

Outros brinquedos incluem a montanha-russa, os carros de bate-bate e o Game Interactive, um equipamento belga em formado de videogame com grandes proporções. As sessões de cinema 4D também prometem bastante interatividade e emoções à flor da pele.

  • Endereço: Rodovia Arnaldo Opptiz, 901, Canela-RS
  • Horário: Diariamente, das 9h às 17h45
  • IngressosCom a Brocker Turismo

Snowland

Snowland Gramado
Snowland em Gramado/RS

Quem vai a Gramado com crianças não pode deixar o Snowland de fora do roteiro. Trata-se de uma oportunidade única para ver neve de verdade! As brincadeiras envolvem esportes de inverno como esqui e snowboard. Os pequenos a partir de 6 anos podem, inclusive, fazer aulas para aprimorar as habilidades.

Já os menorzinhos não devem se aventurar em situações tão radicais. Para eles, o complexo reserva opções como a Caverna do Yeti, o Castelo de Neve Snowplay e a Oficina do Tio Urso. Todos foram pensados tendo em vista a segurança e a diversão do público infantil.

Snowland conta, ainda, com show de patinação no gelo e o espetáculo Flokus: a origem da neve. Entretenimento para todas as idades!

  • Endereço: RS-235, 9009, Carazal, Gramado-RS
  • Horário: De quinta a terça-feira, das 10h às 17h
  • IngressosCom a Brocker Turismo

Mundo a Vapor

Mundo a Vapor em Canela/RS
Mundo a Vapor em Canela/RS

Uma placa na rodovia alerta: acidente ferroviário à frente. Na verdade, não passa de uma brincadeirinha para surpreender os turistas. A locomotiva caída marca a entrada do Mundo a Vapor, na estrada entre Gramado e Canela.

Lá dentro, as atrações são máquinas movidas pela força da água em estado gasoso. Tem relógio a vapor – um dos únicos do mundo – que apita de hora em hora. As mini fábricas produzem papel, tijolo e erva-mate, entre outros itens. E, claro, não poderia faltar uma volta de trenzinho ao fim do passeio.

Além de instrutivo, esse roteiro é superdivertido. Vale a pena se encantar com o maquinário cheio de detalhes.

Endereço: Av. Don Luiz Guanella, 1247, Carniel, Canela-RS

Horário: De quinta a terça-feira 9h às 17h

Ingressos: Com a Brocker Turismo

Mini Mundo

Já que estamos falando de coisas pequenas, seguimos apresentando o Mini Mundo, uma das clássicas atrações turísticas de Gramado. Nesse parque ao ar livre, até os pequerruchos se sentem grandões. Isso porque o lugar é repleto de maquetes que reproduzem, em versões diminutas, algumas das construções mais emblemáticas de todo o planeta.

Começou com uma casa de bonecas, acompanhada de castelos e trenzinhos em miniatura. Depois, veio a cidade completa, com direito a ruas, pontes, paradas de ônibus e até minúsculos habitantes.

As réplicas, construídas pela própria equipe do Mini Mundo, prestam homenagem a símbolos da arquitetura mundial. Tem a Igreja de São Francisco de Assis (Ouro Preto-MG), o Castelo de Lichtenstein (Alemanha) e a Usina do Gasômetro (Porto Alegre-RS), entre outros. A ambientação é bastante lúdica e livre para todos os públicos.

Endereço: Rua Horácio Cardoso, 291, Planalto, Gramado-RS

Horário: Diariamente, das 9h às 17h

Ingressos: Na bilheteria do parque. Informações no site oficial.

Terra Mágica Florybal

Deu para perceber que explorar Gramado com crianças significa viver experiências mágicas, né? Então se prepare, que agora é hora de viajar para outra dimensão.

No Parque Terra Mágica Florybal, os visitantes são recepcionados pelo Gigante Semeador. Ele é o protetor de um povoado encantado, onde há duendes, homens de pedra, primatas, seres da Mitologia Grega e dinossauros em tamanho real. Alguns se movimentam e emitem sons aterrorizantes – mas fique de boas, que nenhum vai machucar seus filhos. 😛

Essa realidade paralela também inclui trilhas que levam a caminhos inusitados. Tem mina preciosa, aldeia indígena e cascata de chocolate no meio da mata! A criançada vai guardar essa aventura na memória por muitos e muitos anos.

Endereço: RS-466, Km 5, nº 1630 (estrada do Caracol), Canela-RS

Horário: Diariamente, das 9h às 17h30

IngressosCom a Brocker Turismo

Dreamland Museu de Cera

Onde encontrar Amy Winehouse, o Homem de FerroAlbert EinsteinShrek e a Rainha Elizabeth II? Na Serra Gaúcha, é claro!

O museu de cera de Gramado se assemelha a outros nomes do gênero, como o Madame Tussauds, de Londres. A ideia é ficar mais perto dos ídolos.

Em vez de seres de carne e osso, o local abriga bonecos realistas feitos em cera. São grandes personalidades mundiais, como artistas da música, da televisão e do cinema, além de atletascientistas e presidentes. Para completar, tem personagens da ficção, inclusive de desenhos animados.

Será que seus pequenos vão conseguir diferenciar realidade de fantasia? Bem, pensando melhor, nem precisa.

Endereço: Av. das Hortênsias, 5507, Ipê Amarelo, Gramado-RS

Horário: Diariamente, das 8h às 18h30

IngressosCom a Brocker Turismo

Aldeia do Papai Noel

E quem disse que o bom velhinho mora no Polo Norte? Aqui no Hemisfério Sul, a casa do Papai Noel fica em Gramado. A residência bem simpática, construída em estilo bávaro, está localizada no meio de um bosque.

O melhor de tudo é que a visitação é aberta o ano todo. As crianças podem conhecer a fábrica de brinquedos, fazer pedidos na árvore dos desejos e se maravilhar com o trenó voador. Essa espécie de teleférico percorre a propriedade, a seis metros do chão, rendendo uma vista linda para o Vale do Quilombo.

Tá, mas e as renas? Elas estão presentes, sim. Os animais vivem numa área reservada, em meio a pinheiros alemães, e recebem acompanhamento veterinário. Afinal, bichos tão especiais merecem um tratamento à altura.

Endereço: Rua Bela Vista, 353, Centro, Gramado-RS

Horário: Diariamente, das 9h15 às 19h30

Ingressos: Na bilheteria do parque. Informações no site oficial.

Mundo de Chocolate

Mundo do Chocolate em Gramado/RS
Mundo de Chocolate em Gramado/RS

Como falar do que fazer em Gramado sem citar o chocolate? Difícil, hein? A guloseima é o ingrediente principal de receitas deliciosas na Região das Hortênsias.

No entanto, há uma atração onde o doce vira matéria-prima para esculturas incríveis. Estamos nos referindo ao Mundo de Chocolate, que propõe uma saborosa volta ao redor do globo.

Monumentos como a Torre Eiffel, a Estátua da Liberdade, o Cristo Redentor, as pirâmides egípcias e a Casa Branca estão lá. Ao todo, são mais de 200 peças, algumas superando os 4 metros de altura. E tudo é confeccionado com mais de 30 toneladas de chocolate maciço. O aroma adocicado preenche todos os ambientes.

Endereço: Av. Borges de Medeiros, 2497, Centro, Gramado-RS

Horário: Diariamente, das 9h30 às 20h (sextas e sábados até as 21h30)

Ingressos: Com a  Brocker Turismo.

Parques da Serra Bondinhos Aéreos

Para completar a lista de passeios, nossa sugestão é ver a região serrana do alto. Beeem do alto!

Os bondinhos de Canela possuem tecnologia Suíça, referência em conforto e segurança. Cada cabine comporta até oito pessoas. O percurso suspenso segue por 840 metros, rendendo uma vista inigualável da paisagem.

Há duas paradas durante o trajeto. Na Estação Animal, o atrativo são as esculturas que falam – objetos de madeira que as crianças podem manusear para conhecer os sons da fauna. Mais adiante, tem a Estação Cascata, com um mirante para admirar a Cascata do Caracol. A queda d’água de 131 metros de altura é um dos principais cartões-postais do Rio Grande do Sul.

Endereço: Estrada da Ferradura, 699, Caracol, Canela-RS

Horários: Diariamente, das 9h às 17h30

Ingressos: Na bilheteria do parque. Informações no site oficial.

Dica: ganhe descontos com o Gramado Pass

Os combos do Gramado Pass são uma alternativa para você economizar na viagem a Gramado e Canela. Com um único ticket, é possível visitar diversos parques e museus a um valor reduzido.

Por exemplo, o Combo 1 dá direito a oito ingressos com desconto, incluindo o passaporte do Alpen Park e um dia de BusTour. Também é possível conhecer as atrações do Grupo Dream, como o Vale dos Dinossauros. A criançada vai se impressionar com as feras pré-históricas! (São animatrônicas, mas tão realistas que colocam até um medinho…)

No Combo 2, a economia chega a 200 reais, considerando os preços originais de bilheteria. O pacote inclui Snowland e o Parque Terra Mágica Florybal, entre outros.

Combo 03 é o mais completo: 13 atrações e uma economia de 280 reais. Ele engloba todos os passeios dos combos 01 e 02, sendo a opção certa para quem vai estender a temporada de férias.

Recomendações para aproveitar Gramado com crianças

Ao planejar sua viagem em família para a Serra Gaúcha, é importante pensar no conforto de todos. Por isso, aqui vão duas dicas para você curtir a jornada ao máximo.

Primeiro, procure uma hospedagem que tenha estrutura para os pequenos. Gramado possui hotéis com espaço kidssala de jogos e até recreação. Dê preferência para os lugares mais próximos do centro, pois isso facilitará seu deslocamento pela cidade.

Em seguida, avalie a melhor época para visitar a Região das Hortênsias. É claro que as férias escolares e os feriadões são períodos propícios, mas o fluxo de turistas nessas datas costuma ser bem grande. As atrações podem estar tumultuadas, o que prejudica a experiência das crianças mais novinhas.

Portanto, verifique a possibilidade de ir a Gramado em meses de menor fluxo, como abril, maio, setembro e outubro. Talvez você consiga até alguns descontos e promoções…

E então, partiu Gramado com as crianças? Prepare-se para viver momentos inesquecíveis nessa terra. Obrigado pela companhia e até a próxima!

Published by

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *