Na última semana ocorreu a 8ª edição do maior Festival do Cacau e do Chocolate do País. O evento trouxe palestrantes, chocolatiers, chefs de cozinha, empresários, dezenas de marcas de chocolate e uma multidão de visitantes para Ilhéus, que lotaram o Centro de Convenções da cidade entre os dias 21 e 24 de julho.
*
Numa manhã de sexta-feira, fomos convidados para conhecer uma típica fazenda de cacau da região, famosa por receber grupos de turistas.
A Fazenda Yrerê é administrada por Gerson Marques, que nos guiou por um passeio pelas principais instalações do lugar, e nos levou por uma trilha ecológica até as plantações de cacau.
A Fazenda Yrerê foi uma das primeiras de Ilhéus a se lançar no ramo do Turismo Rural, e é uma excelente opção para quem deseja aprender mais sobre a cultura cacaueira.
A sede da fazenda é uma das casinhas mais charmosas e aconchegantes que eu já vi. Desses lugares que dá vontade de passar o dia inteiro, como se nossa vó fosse aparecer a qualquer momento trazendo uma bandeja de doces.
Diga se essa decoração não parece ter saído de um livro de Monteiro Lobato?
Tem até uma redes pra gente esticar as pernas antes ou depois do passeio na mata!
Achei que ficou faltando só um espaço gastronômico, como um café ou restaurante. Um lugar bonito como esse merece uma parada mais longa.
Partimos para a floresta, e acompanhamos todas as explicações do proprietário, que não perdia a oportunidade de nos ensinar alguma curiosidade sobre a Mata Atlântica – de dendezeiros a formigas com cheiro (?) de chocolate.
Chegamos à plantação, também na companhia de Francisco Correia (dos chocolates Coroa Azul), e acompanhamos o processo da colheita e extração das sementes do cacau – caso você não saiba, é das sementes que fazem o chocolate.
Sem querer decepcionar, mas já decepcionando: experimentei algumas das sementes, e o sabor não tem nada de chocolate nessa fase. O processo todo ainda requer muitas etapas até chegar à barra que você compra no supermercado (mas isso fica para um próximo post).
O passeio dura não mais do que 02h, a não ser que você queira ficar mais um pouco relaxando no local – o que é perfeitamente compreensível.
A Fazenda Yrerê fica na Rodovia Ilhéus-Itabuna. Dá pra alugar um carro e ir por conta própria, ou reservando o passeio com uma das empresas de receptivo de Ilhéus. Para ir de forma independente, é bom ligar antes para agendar a visita.
INFORMAÇÕES ÚTEIS
Fazenda Yrerê
Tel.: (73) 3656-5054
Ingresso (em julho/16): R$30
Endereço: Rodovia Ilhéus-Itabuna, Km 11
Adoro essa fazenda. Lugar encantador, dar vontade de parar o tempo. Parabéns pela matéria.
Obrigado, Darle! Essa fazenda é maravilhosa! Queria ter passado pelo menos 3 dias só naquela rede! 🙂
Show, Sotero!!!!
Lindo esse lugar!
Abração,
Karla Alves Leal
Já estou com saudades da nossa viagem, Karla! Abraços!