Nesta sexta (19) ocorreu mais uma edição do PANROTAS Next! Agora a turma veio para Porto Seguro, destino considerado uma grande escola de Turismo para muitos profissionais do trade, e trouxe temas e provocações importantes para o delicado momento econômico do País, e em especial, para o trade nacional.
A palestra de abertura, com o tema “A hotelaria independente e os desafios no novo mercado”, ficou por conta de Dyogo Schroeder, Diretor de Produtos Nacionais da TREND Operadora.
“Antigamente, os canais de distribuição se resumiam a poucos caminhos: operadoras, agências, empresas e passantes. Hoje, talvez nem o próprio hoteleiro entenda o número de canais disponíveis. Cada empresa precisa entender qual é o melhor caminho, quem é cada um dos players, como cada um se comunica, e como tirar o melhor proveito de cada um deles. Eles se preocupam com a sustentabilidade da sua empresa e a sua imagem no mercado, ou só está preocupado com o fato preço? O hoteleiro independente deve saber quem está do lado dele e quem veste a sua camisa”.
Segundo Dyogo, devemos buscar o equilíbrio entre os canais, fortalecimento das parcerias e focar na experiência do cliente.
“A principal preocupação do hotel tem que ser o atendimento, para conquistar o seu hóspede. Por que não ter um parceiro que se preocupe com a experiência de compra, para que você, hoteleiro, se dedique exclusivamente ao atendimento do seu cliente? Não adianta baixar preço. Não é só preço que traz o seu cliente para o seu estabelecimento”.
Internet. Economia compartilhada. Tecnologia. Smartphones. Sites responsivos. Para discutir o tema ‘O Turismo do Amanhã’, quem se juntou ao palco com Dyogo foram Luigi Rotunno, presidente da Associação Brasileira de Resorts, e Mena Mota, Diretora da Grou Turismo.
O Brasil já passou de 30 milhões para 130 milhões de smartphones em menos de dois anos, e hoje menos de 10% dos clientes utiliza computador para pesquisar sobre as próprias férias.
Para Luigi, o futuro deve passar pela educação, capacitação dos profissionais e conquista dos clientes, de modo a conduzir ao aumento das vendas diretas. Além disso, sobre a crise atual, destacou também que “não tem turismo onde não há produto; não é só o hotel – é o destino, a cidade, as praias e a infraestrutura. Não se esqueçam de olhar para o produto”.
Para Mena Mota, o problema não é a falta de produto, e sim como trata-lo. “As pessoas são fundamentais no Turismo. Se não há relacionamento, não há experiência. Foi-se o tempo de um turismo meramente contemplativo. Todo receptivo deve ser o maior conhecedor da sua respectiva localidade. É necessário descobrir novos produtos e criar novas experiências. Estar atento para cada movimento que está surgindo e compreender o seu público. Atenção às pessoas e à formação das pessoas. Isso é o mais importante”.
A manhã ainda teve a participação de José Guilherme Alcorta, Diretor Executivo da PANROTAS, para falar dos ‘Efeitos da Crise Econômica e Oportunidades para o Mercado de Viagens’. Ele trouxe dados de pesquisa e fez uma análise de comportamento dos consumidores em relação ao Turismo e ao País.
E para encerrar, Lucas Foster, Fundador da Project HUB, arrematou com dicas de inovação, tecnologia e como usar a revolução digital a favor do negócio em ‘Renascimento criativo: a valorização da criatividade em escala global’.
O PANROTAS Next foi realizado durante a programação do 2º Showtour Porto Seguro, e teve apoio do SEBRAE, Grou Turismo e La Torre Resort.
Published by