O que está no radar da operadoras Braztoa – e você deve ficar ligado também

No começo do ano, foi lançado o  “Olhar Braztoa 2024” um levantamento que traz um panorama das preferências e comportamento dos viajantes sob o viés das operadoras de turismo associadas à BRAZTOA.

São informações relevantes, que podem nortear decisões e, inclusive, onde cada profissional que atua no turismo pode colocar mais energia para alavancar seus negócios.

O Olhar Braztoa 2024 mostrou que o ano promete ser surpreendente e emocionante para os viajantes, marcado por uma busca por viagens de descobertas, destacada por destinos exóticos, por lugares pouco conhecidos, por novas experiências brasileiras, além do fortalecimento das viagens internacionais e dos cruzeiros.

O que todas essas opções têm em comum? Uma procura contínua pela desaceleração e por mais conexão, seja pessoal, com a família, com diversas culturas e com o novo, e com a preferência de que esses momentos se repitam mais vezes ao longo do ano.

Mais do que isso, o levantamento mostrou que o verdadeiro valor está na capacidade de transcender o convencional, o principal diferencial das operadoras e de vocês, agentes de viagens.

Quer ficar por dentro de tudo? Detalho abaixo:

Busca por Destinos Exóticos

O desejo de explorar e descobrir destinos exóticos surge como uma forte tendência em 2024. Aqui, o “exótico” refere-se a lugares que fogem do comum, e esta é uma questão muito pessoal, mas que vem acompanhada por um ponto em comum: os viajantes estão ávidos por experiências singulares, destinos que ofereçam uma cultura única, inconfundível, marcante e autênticas, lugares com paisagens incomuns e extraordinárias, afastando-se dos itinerários tradicionais e almejando roteiros que proporcionem um mergulho profundo na riqueza cultural e natural.

Nestas viagens, o ponto alto são os componentes exclusivos e desconhecidos do roteiro,  que se destaquem por tradições, costumes, culinária e estilos de vida diferentes; as palavras de ordem são surpreender e estrear, já que os viajantes buscam experiências autênticas, tradições preservadas e paisagens peculiares e menos conhecidas, quesitos que impulsionam o turismo para além do que conhecemos.

Viagens em Família
A valorização do tempo em família continua a ser uma tendência valiosa e uma necessidade crucial, que emergiu com força renovada depois dos tempos desafiadores da pandemia. As famílias encontraram nas viagens a maneira perfeita de fortalecer conexões e laços afetivos, além de criar memórias duradouras.

Neste tema, também é possível observar a procura por viagens multigeracionais, onde avós, pais e filhos compartilham experiências únicas e buscam destinos e experiências que atendam a peculiaridade de cada faixa etária, com uma programação que envolve desde aventuras emocionantes, boa gastronomia, até momentos de relaxamento.

Fortalecimento das Viagens Internacionais

Quando falamos em viagens internacionais, falamos de múltiplas possibilidades, com destinos que vão desde os que estão na wishlist da maioria das pessoas, até a oportunidade de conhecer lugares que antes estavam fora do radar.

Depois de um período de restrições, as viagens internacionais estão de volta e essa retomada vem ganhando força ano a ano e, ao que tudo indica, em 2024 deve se fortalecer ainda mais, já que os viajantes estão ansiosos para explorar o mundo e ampliar horizontes.

Esse movimento representa, também, uma busca renovada por conexões globais, enriquecimento cultural e experiências além das fronteiras nacionais e de um desejo humano fundamental de conexões culturais e interpessoais. A participação em eventos e a imersão em diferentes estilos de vida tornam-se elementos-chave nas experiências de viagem em 2024. Sem contar a interação com comunidades diferentes, fator que aproxima pessoas e aumenta o respeito pelas diferenças e contribui para um mundo mais interconectado e compreensivo.

Descobrindo novos destinos brasileiros

No cenário brasileiro, a tendência pela busca do novo também se destaca, e nesse sentido,  a diversidade exuberante do Brasil é um “prato cheio” para o viajante de 2024. Descobrir os cantos escondidos do país tornou-se uma prioridade, impulsionando o turismo nacional.

Em meio a essa tendência, a procura por novos destinos e experiências autênticas e genuinamente brasileiras protagonizam as buscas, enriquecendo a experiência dos viajantes pelo Brasil. 

Destinos turísticos menos conhecidos ganharam visibilidade e destaque à medida que os viajantes buscam escapar das áreas turísticas tradicionais e descobrir lugares menos explorados, isso tem levado à diversificação dos destinos.

Viagens Mais Frequentes no Ano

A ideia de que “viajar é viver” torna-se ainda mais evidente em 2024. A busca por uma vida equilibrada e focada no bem-estar e na saúde, inclui mais escapadas ao longo do ano.

Viagens curtas, seja para destinos próximos ou internacionais, estão cada vez mais comuns, pois são uma excelente opção para diminuir o ritmo, se desconectar das preocupações e, ao mesmo tempo, se conectar consigo mesmo e/ou com a família. Os modelos mais flexíveis de trabalho, que permitem uma rotina mais livre, são os grandes alavancadores desse comportamento.

Vale destacar que o aumento da frequência das viagens não está ligado a feriados ou datas comemorativas, muito pelo contrário, elas estão acontecendo, cada vez mais em períodos “comuns”, fora do auge das demandas.

Cruzeiros

Explorar os destinos a bordo de um navio tornou-se uma escolha cada vez mais procurada pelos viajantes, afinal, fazer uma viagem de navio é acessível e experiencial, uma excelente maneira de conhecer o Brasil e o mundo. Os cruzeiros são multigeracionais e se configuram como viagens completas, pois reúnem no mesmo pacote o transporte, hospedagem, alimentação, múltiplos destinos e atividades em um único lugar, sem precisar desfazer e refazer malas.

Fluviais ou de oceano, atualmente, existem centenas de navios em todo o mundo e existem muitos outros que estão em construção e entrarão em operação nos próximos anos. Cada um com características próprias, que podem ser perfeitas para cada perfil de pessoa e com a oportunidade de vivenciar múltiplas experiências em uma única viagem, continua atraindo viajantes em busca de uma jornada única e inesquecível.

Por fim, quero reforçar o poder que cada um de vocês tem em mãos. Nunca se esqueça que a curadoria do especialista, que conecta pessoas a um mundo de possibilidades, é e sempre será um grande diferencial.

Juntos pela manutenção do PERSE

Esse é o texto de estreia do ano neste blog, e gostaria muito de falar sobre coisas boas e positivas, destacar as conquistas e perspectivas promissoras do turismo para o ano que se inicia. Trazer tendências, inteligência de dados, números de crescimento e as oportunidades, mas 2024 começou com desafios para o setor de Turismo. Por isso, peço licença, mas precisamos falar – e nos unir – pelo PERSE.

Este é um assunto de todos. Meu, seu, do agenciamento, das operadoras, dos hotéis, dos restaurantes, dos vários serviços e partes que formam a cadeia do Turismo, e somos muitos! Diante disso, este texto é, na verdade, um Manifesto assinado em conjunto pela BRAZTOA, ABAV, Abracorp, Air Tkt e CLIA Brasil, associações que representam e lideram o intenso trabalho pelos pleitos mais urgentes do nosso setor.

É muito importante que vocês, agentes e parceiros que atuam no turismo, entendam o quanto isso pode impactar o nosso setor e vistam a camisa nessa luta para que o PERSE, que é uma Lei, válida por tempo determinado para compensação dos efeitos devastadores da pandemia no turismo – no caso por cinco anos, até fevereiro de 2027 -, continue ajudando o Turismo a crescer. 

Como trouxemos no último Boletim Braztoa, lançado em dezembro do ano passado, as operadoras estão confiantes de que 2023 se consolide como um período positivo e de crescimento, inclusive com a projeção de 36% de crescimento nas vendas para as férias de verão 23/24 em relação ao ano anterior.

Precisamos salientar que recursos foram tomados, investimentos foram feitos, empresas estão em processo de recuperação e pessoas foram contratadas mediante o que foi aprovado no Congresso. Não podemos deixar que obstáculos sejam colocados nesse caminho de recuperação e dessa trajetória positiva que se desenha. 

A Medida Provisória 1202/23 traz uma soma de impactos negativos para o Turismo. Ela simplesmente anula os benefícios do PERSE (Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos), programa criado para compensar setores da economia que estão entre os mais impactados e prejudicados pela pandemia – como os setores de Turismo e Eventos -, com a redução a zero das alíquotas do IRPJ, CSLL, PIS e COFINS até 2027.

O PERSE desempenha um papel vital para o nosso setor, permitindo fôlego para empresas continuarem sua recuperação e levantarem voo novamente. Muitas mantiveram suas portas abertas e seus funcionários empregados, o que garantiu o sustento das suas famílias. Além disso, possibilitou que milhares de pessoas continuassem viajando e aquecendo nossa economia. 

Mas, agora, a sombra desta MP paira sobre nós, ameaçando reverter os benefícios do PERSE prevendo a retomada de impostos: CSLL, PIS e COFINS já a partir de 1º abril de 2024, e IRPJ, em 1º de janeiro de 2025. 

Este cenário adverso impacta diretamente empregos, a imagem internacional do Brasil, além dos planejamentos financeiros de muitas empresas, que foram estruturados por, pelo menos, cinco anos, e podem ser desorganizados, gerando prejuízos e desarranjos. 

Diante dessa situação desastrosa que se desenha à nossa frente, temos a missão de unir e ampliar a nossa voz em um único coro: mostrar a relevância do PERSE e a necessidade urgente da sua manutenção. Para isso, argumentos – e fatos –  não faltam.

Impactos negativos nos empregos e na economia

A Medida Provisória 1202/2023, que revoga o PERSE, ameaça milhares de empregos e trará prejuízos significativos para a ampla cadeia do Turismo. Dos grandes aos pequenos integrantes, nosso setor contribui significativamente para a economia do país, gerando postos de trabalho diretos e indiretos em diversas áreas como agenciamento, hospedagem, restaurantes, transporte, atividades culturais, serviços, entre outras.

Planejamento Financeiro 

Em razão da pandemia, várias empresas contraíram dívidas para manter suas atividades em pleno funcionamento. O PERSE foi essencial nos planejamentos estratégicos de, pelo menos, cinco anos, e sua extinção pode desorganizar finanças e levar à quebras.

Imagem do Brasil x Insegurança Jurídica e Financeira

A insegurança jurídica e financeira compromete a atratividade de investimentos, algo que o Turismo não pode se dar ao luxo de perder. E diante da ausência ou perda dos investimentos nas empresas, a perda de credibilidade pelo comprometimento da imagem do Brasil. O Turismo precisa de apoio, não de obstáculos.

Respeito à projeção de recuperação 

Mesmo que em 2023 o setor tenha apresentado crescimento nas vendas, isso está longe de significar um lucro efetivo para as empresas, levando em consideração os prejuízos gerados pela pandemia. A projeção de recuperação do setor estava prevista para 2026 e isso precisa ser respeitado para não interromper o processo de retomada real.

Competitividade Internacional e aumento de Custos

A MP 1202/2023 pode fazer o Brasil ficar para trás, aumentando seus custos e diminuindo a competitividade, prejudicando a posição das empresas brasileiras no cenário global.

Por estes motivos e diante dessa encruzilhada, convocamos a todos que compõem o setor para se unirem a nós nesse coro unificado, a levantarem suas vozes e a compartilharem os impactos negativos que esta medida pode trazer ao Turismo. Apelamos aos Parlamentares para que ouçam, compreendam a urgência e protejam o turismo, um dos pilares essenciais da economia brasileira. Juntos, podemos manter o caminho de recuperação e seguir o crescimento que o PERSE nos proporcionou. O Turismo merece o nosso empenho, e juntos, somos mais fortes! 

#ManutençãoDoPERSE #DerrubaMP1202 *#NãoÀMP1202 

#TurismoUnido #TurismoEmRisco *#PreservarTurismoBrasil #VozPeloTurismo

A Importância das parcerias público-privadas para o Turismo

Há alguns dias, estivemos no Espírito Santo, para a realização da Convenção Braztoa 2023, do SEEDS e do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, três dos mais importantes eventos da Associação que, apesar de serem anuais, permearam o trabalho, a atenção e as ações da BRAZTOA do começo ao fim do ano. 

Tudo o que realizamos em solo capixaba em novembro – e por todo Brasil e pelo mundo, de janeiro a dezembro – são uma mostra de como a colaboração entre iniciativas públicas e privadas é essencial para impulsionar e fortalecer a indústria do turismo. 

Nosso setor não cresce sozinho, ele precisa de troca de expertises, de muito networking, de conversas, debates, planos conjuntos e principalmente, de construções reais a muitas mãos. Posso listar alguns caminhos e ganhos desse trabalho que mescla atuações do público e privado.

*Treinamento e capacitação: O setor público pode colaborar com o privado para oferecer programas de treinamento e capacitação para profissionais do turismo.Na BRAZTOA, fizemos isso com a Academia de Excelência Braztoa – que teve edições exclusivas para empresários de destinos específicos. Esse tópico também está ligado às visitas técnicas que a Braztoa e seus membros realizaram em diversos pontos do Espírito Santo, a partir do trabalho que envolveu o governo do Estado, a Secretaria de Turismo, o Sebrae e diversos empreendimentos locais. Todos juntos para fazer o destino ganhar espaço nas prateleiras das operadoras de Turismo.

*Marketing e promoção: As entidades públicas e privadas podem colaborar na promoção de destinos turísticos, como, repito, foi o caso das várias ações que a BRAZTOA realizou nas terras capixabas e que abriram um bom espaço de promoção local. O Estado está pronto para figurar nas ofertas das principais operadoras do país, dada a variedade incrível de destinos e experiências que conhecemos e vivemos nos dias que estivemos por lá. Descobrimos um Espírito Santo que os operadores de turismo não imaginavam e isso foi um grande divisor de águas. 

*Desenvolvimento sustentável: Ambos os setores podem trabalhar em conjunto para promover práticas de turismo sustentável. Isso envolve a preservação do meio ambiente, o respeito às culturas locais, a promoção do turismo responsável, entre outras coisas. Fizemos isso com a realização do SEEDS, que é um ciclo de palestras curtas e rápidas, e debates sobre turismo responsável, inovação e sustentabilidade, envolvendo a rede de atores da cadeia de turismo do destino anfitrião, no caso, o Espírito Santo, além de levar a décima primeira edição do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade para Vitória.

*Desenvolvimento de infraestrutura: O setor público pode investir na infraestrutura básica necessária para apoiar o turismo, como estradas, aeroportos, portos, serviços de transporte público e instalações de segurança. As empresas privadas podem complementar esses esforços, investindo em hotéis, restaurantes, atrações turísticas e outras instalações.

*Regulação e políticas: O governo pode estabelecer políticas e regulamentações que promovam um ambiente propício para o crescimento do setor turístico. Ao mesmo tempo, as empresas privadas podem contribuir fornecendo feedback e informações para ajudar a moldar essas políticas de maneira a beneficiar a indústria como um todo.

*Incentivos fiscais e investimentos: O governo pode oferecer incentivos fiscais e financeiros para empresas privadas que investem no desenvolvimento turístico, o que pode incluir reduções de impostos, subsídios ou incentivos para projetos que beneficiem o turismo local. 

Quando a iniciativa pública e privada colaboram de maneira eficaz, elas podem criar sinergias que impulsionam o crescimento sustentável do turismo, beneficiando tanto a economia quanto a experiência dos visitantes. 

Essa parceria estratégica é fundamental para o sucesso da indústria do turismo não apenas no Brasil, mas no mundo todo. Que ela esteja ainda mais forte em 2024.