Pontos importantes para uma comercialização sustentável no setor de Turismo

Diante de tantas notícias e ocorrências envolvendo consumidores que contrataram viagens e serviços turísticos, a BRAZTOA vem a público registrar pontos importantes para uma comercialização sustentável no setor de Turismo.

Lembre-se: ao contratar serviços/produtos turísticos, sempre verifique a idoneidade da empresa; a
disponibilidade para a real data em que se pretende viajar e a média de preços do mercado, pois não existem milagres.

CARTA ABERTA AO MERCADO

A BRAZTOA – Associação Brasileira dos Operadores de Turismo, grupo que integra operadoras de turismo de todo o país, diante das últimas notícias e ocorrências envolvendo consumidores que contrataram viagens/serviços turísticos, vem a público registrar pontos importantes para uma comercialização sustentável em nosso setor. Destaca-se que nenhum de nossos associados está envolvido em tais matérias.

As Operadoras de Turismo, assim como as Agências de Viagens possuem dentre suas atribuições a intermediação de serviços/produtos turísticos ao consumidor, cuja prestação dos serviços contratada ocorrerá, via de regra, pelo prestador de serviços finais, a exemplo da hotelaria, aviação, traslados, passeios, dentre outras.

Dessa forma, para a maior parte dos produtos/serviços intermediados, tanto as Operadoras, quanto as agências de viagens estão adstritas à regras e valores repassados pelo prestador de serviços finais.

Logo, torna-se impraticável a venda de pacotes turísticos com valores demasiados abaixo do praticado pelo mercado, ou ainda, precificados muito futuramente, em especial para períodos em que sequer existem preços publicados ou disponibilizados para a venda, pois ao final serão os prestadores de serviços finais que informarão o valor mínimo do produto/serviço.

Um dos principais exemplos desta prática são as ofertas de passagens aéreas com mais de 11 meses de antecedência do embarque, quando as empresas aéreas ainda não abriram inventário para vendas, ou seja, sequer há serviço/produto disponibilizado para a venda.

Não raro, algumas empresas ao comercializarem dessa forma, ainda procedem com descontos de até 50% sobre os valores praticados pelas próprias empresas aéreas, tornando-se temerário o cumprimento da oferta/contratação.

Quando há a comercialização de produtos/serviços turísticos, com datas em aberto, como vêm ocorrendo em algumas situações, significa que, efetivamente, não existe reserva, confirmação de lugares ou garantia de valores no momento do pagamento efetuado pelo consumidor, pois isso tudo se dará no futuro. Nesses casos, na prática o consumidor pode ter adquirido apenas uma expectativa de viagem, e não a viagem em si, o que poderá se revelar em prejuízos futuros.

Reforça-se que em nenhum ramo de negócio existe milagre, ou seja, o consumidor deve desconfiar de empresas ou produtos turísticos com valores muito abaixo aos praticados pela média de preços do mercado, pois o que pode em princípio parecer uma vantagem, ao final, poderá ensejar prejuízo e frustração.

Os associados BRAZTOA, na qualidade de Operadores e profissionais do turismo, não pactuam ou praticam este tipo de venda. Pelo contrário, efetuam todas as reservas para a viagem do cliente antes ou no momento do recebimento, de forma a garantir a disponibilidade de hotel na categoria desejada, bem como o valor e lugar do bilhete aéreo. O consumidor sabe, no momento da compra, exatamente o que está adquirindo.

As autoridades e consumidores precisam estar atentos a empresas que seguem um modelo de negócio, com “venda a descoberto”, onde ofertam serviços/produtos que podem ser inexistentes ao tempo da venda. Tal situação merece maior atenção quando se trata de intermediação de produtos/serviços turísticos, como vem sendo noticiado, onde há a possível venda de expectativa de viagem a custos subestimados e irreais. 

O risco deste tipo de negócio não é devidamente comunicado ao consumidor e não possui regulamentação legal, tornando-se, frisa-se, incerto o seu cumprimento.

As recentes notícias em torno das vendas de pacotes turísticos com datas em aberto não se aplicam a agências e operadoras de turismo que atuam de forma regular no mercado há anos, mas sim a um modelo de negócio que aparentemente se revela insustentável, pois baseia-se em projeções e não na real disponibilidade de serviços, prestados por um terceiro. Tal modelo, ressalta-se, traz riscos que podem ensejar o não cumprimento aos serviços contratados. Portanto, este modelo de data flexível, apenas prejudica a imagem do setor e, principalmente, contém grandes riscos de lesar os consumidores.

Portanto, ao contratar serviços/produtos turísticos, sempre verifique a idoneidade da empresa; a disponibilidade para a real data em que se pretende viajar e a média de preços do mercado, pois como dito, não existem milagres.

Por fim reiteramos que os operadores de turismo associados BRAZTOA continuarão a trabalhar de forma integra, cumprindo rigorosamente com a lei e dentro de condutas éticas, entregando aos agentes de viagens e passageiros a viagem devidamente oferecida e acordada.

São Paulo, 23 de agosto de 2023.

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

BRAZTOA – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS OPERADORAS DE TURISMO

Julho: turismo aquecido, inteligência de dados e gestão estratégica de destinos

Não é de hoje que antecipar oportunidades e levantar informações úteis são pontos fundamentais na missão da BRAZTOA. O valor e a atuação diversificada de cada um dos associados permite que a inteligência de dados da entidade esteja cada vez mais ativa e consolidada.

Recentemente, a BRAZTOA fez uma pesquisa para saber quais destinos estavam no topo das buscas e compras para as férias de julho, um dos períodos mais esperados do ano, com férias escolares e a possibilidade de dar uma pausa na rotina para curtir dias de lazer e viver novas experiências.

Colher esses dados é importante como termômetro de mercado, para entender a movimentação do turista, onde devem estar os investimentos e atenção e, principalmente, para se preparar para o futuro.

No Brasil, Maceió e Gramado ficaram na liderança. A preferência pelas praias e resorts do Nordeste ficou evidente com os destinos que ocuparam lugares sequentes de destaque, como Praia do Forte, Natal, Porto de Galinhas e Fortaleza 

Já para quem procurava uma experiência internacional, Orlando e Buenos Aires lideraram o ranking, seguidos do Peru e Santiago, na América do Sul; Itália, Portugal e França, na Europa; e Egito, na África.

Esses resultados não trouxeram grandes surpresas. Eles, na verdade, reforçaram o que está no Anuário Braztoa 2023 (que traz números de 2022), onde a atração internacional mais vendida foi Walt Disney World. No ranking de destinos, os Estados Unidos apareceram em destaque, seguidos de Portugal, Itália e Egito.

Também segundo o Anuário Braztoa 2023, no Brasil, o Nordeste esteve na liderança, com 38,4% dos embarques, e os resorts figuraram entre os produtos nacionais mais vendidos.

Não foi à toa que nos deparamos com uma série de notícias que mostravam tradicionais destinos turísticos da Europa superlotados.Isso não é de agora e a BRAZTOA já atua na gestão inteligente do turismo. 

Por meio de programas como a Academia de Excelência Braztoa, a entidade quer ajudar a construir o futuro que almeja: novos destinos e experiências aptos a entrar nas prateleiras das suas associadas. 

As operadoras de turismo são grandes vitrines que promovem, divulgam e expõem destinos e fornecedores, contribuindo diretamente para o conhecimento, consolidação e desenvolvimento do turismo. Elas são o elo que conecta pessoas a um mundo de possibilidades. E estão trabalhando para ampliar esse leque de oportunidades. 

Que os levantamentos futuros tragam boas novas.

A cara da BRAZTOA 2023-2025

Assumi a presidência do conselho de administração da BRAZTOA a praticamente um mês e não vejo outra maneira de começar meu primeiro texto neste blog, que passo a assinar, senão agradecendo o grande trabalho do Roberto Haro Nedelciu nos últimos quatro anos, que foram extremamente desafiadores e também agradecer a confiança dos meus colegas operadores e os demais membros do conselho, que aceitaram a missão de seguir à frente desta associação.

A intenção é dar continuidade às diversas ações de sucesso como a Academia de Excelência Braztoa e o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, dentre outros, e continuar com uma gestão colaborativa e fortemente focada na representatividade da associação. 

A gestão 2023/2025 começou com uma excelente novidade: a chegada da Marina Figueiredo à frente da presidência executiva, função inédita na entidade desde a sua criação. Com esta contratação, ela se dedicará integralmente aos temas da associação, liderando os grupos de trabalho e atuando ativamente nas ações e projetos, profissionalizando cada vez mais nossa gestão. Unir expertises e dividir funções permite que possamos atuar com profundidade nos mais variados temas do dia a dia da associação e de interesse da nossa indústria. 

Desta forma, o conselho torna-se mais deliberativo, no papel de direcionar a atuação da associação e verificar a governança de acordo com as estratégias traçadas, com menor necessidade de atuação na parte burocrática. Um caminho natural, já que, nos últimos anos, a BRAZTOA assumiu um papel mais estratégico do que no passado, atuando em pautas governamentais e inteligência de dados, o que nos mostrou novos caminhos a serem trilhados. 

Nesta linha de raciocínio, quero trazer um tema de extrema relevância para o segmento: a Reforma Tributária. Não é de hoje que esse assunto está pautado na associação, afinal, todos lembramos da conquista com a redução do IRRF.  Neste momento, nossos esforços estão totalmente voltados para a inclusão do Turismo na lista das atividades com alíquota reduzida.

A atual proposta apresentada na Câmara dos Deputados pretende a criação de imposto único e unificação de alíquotas, o que aumentará a carga tributária do setor, podendo chegar a mais de 100%. Este índice, ao nosso ver abusivo, afasta o Brasil de ser um destino competitivo para o turismo e dificultará ainda mais o avanço do nosso setor. Seguimos unidos com outras entidades do Turismo, para mudar esse cenário.

Voltando os olhos para a BRAZTOA, focamos em uma gestão participativa e colaborativa, atuando ao lado dos vice-presidentes, Sueli Muruci (TBO Holidays/SP), Estela Farina (NCL-Norwegian Cruise Line/SP), Marco Aurélio Di Ruzze (BRT Operadora/PR) e Marcelo Andrade (Transmundi/RJ). Essas escolhas foram pautadas para alcançar um conselho com olhares e expertises diversos, com empresas e atuações que representem a pluralidade e diversidade dos associados BRAZTOA, não apenas em segmentos, mas, também, em áreas geográficas de trabalho.

Estou certo de que isso fortalecerá cada vez mais a BRAZTOA como um hub que conecta seus associados aos parceiros da rede de distribuição e de fornecimento dos destinos domésticos e internacionais, aos viajantes, à academia, às demais entidades e instituições governamentais.

Essa é a BRAZTOA 2023/2025. Vamos nos falar bastante por aqui.