Não é de hoje que antecipar oportunidades e levantar informações úteis são pontos fundamentais na missão da BRAZTOA. O valor e a atuação diversificada de cada um dos associados permite que a inteligência de dados da entidade esteja cada vez mais ativa e consolidada.
Recentemente, a BRAZTOA fez uma pesquisa para saber quais destinos estavam no topo das buscas e compras para as férias de julho, um dos períodos mais esperados do ano, com férias escolares e a possibilidade de dar uma pausa na rotina para curtir dias de lazer e viver novas experiências.
Colher esses dados é importante como termômetro de mercado, para entender a movimentação do turista, onde devem estar os investimentos e atenção e, principalmente, para se preparar para o futuro.
No Brasil, Maceió e Gramado ficaram na liderança. A preferência pelas praias e resorts do Nordeste ficou evidente com os destinos que ocuparam lugares sequentes de destaque, como Praia do Forte, Natal, Porto de Galinhas e Fortaleza
Já para quem procurava uma experiência internacional, Orlando e Buenos Aires lideraram o ranking, seguidos do Peru e Santiago, na América do Sul; Itália, Portugal e França, na Europa; e Egito, na África.
Esses resultados não trouxeram grandes surpresas. Eles, na verdade, reforçaram o que está no Anuário Braztoa 2023 (que traz números de 2022), onde a atração internacional mais vendida foi Walt Disney World. No ranking de destinos, os Estados Unidos apareceram em destaque, seguidos de Portugal, Itália e Egito.
Também segundo o Anuário Braztoa 2023, no Brasil, o Nordeste esteve na liderança, com 38,4% dos embarques, e os resorts figuraram entre os produtos nacionais mais vendidos.
Não foi à toa que nos deparamos com uma série de notícias que mostravam tradicionais destinos turísticos da Europa superlotados.Isso não é de agora e a BRAZTOA já atua na gestão inteligente do turismo.
Por meio de programas como a Academia de Excelência Braztoa, a entidade quer ajudar a construir o futuro que almeja: novos destinos e experiências aptos a entrar nas prateleiras das suas associadas.
As operadoras de turismo são grandes vitrines que promovem, divulgam e expõem destinos e fornecedores, contribuindo diretamente para o conhecimento, consolidação e desenvolvimento do turismo. Elas são o elo que conecta pessoas a um mundo de possibilidades. E estão trabalhando para ampliar esse leque de oportunidades.
Que os levantamentos futuros tragam boas novas.