Julho: turismo aquecido, inteligência de dados e gestão estratégica de destinos

Não é de hoje que antecipar oportunidades e levantar informações úteis são pontos fundamentais na missão da BRAZTOA. O valor e a atuação diversificada de cada um dos associados permite que a inteligência de dados da entidade esteja cada vez mais ativa e consolidada.

Recentemente, a BRAZTOA fez uma pesquisa para saber quais destinos estavam no topo das buscas e compras para as férias de julho, um dos períodos mais esperados do ano, com férias escolares e a possibilidade de dar uma pausa na rotina para curtir dias de lazer e viver novas experiências.

Colher esses dados é importante como termômetro de mercado, para entender a movimentação do turista, onde devem estar os investimentos e atenção e, principalmente, para se preparar para o futuro.

No Brasil, Maceió e Gramado ficaram na liderança. A preferência pelas praias e resorts do Nordeste ficou evidente com os destinos que ocuparam lugares sequentes de destaque, como Praia do Forte, Natal, Porto de Galinhas e Fortaleza 

Já para quem procurava uma experiência internacional, Orlando e Buenos Aires lideraram o ranking, seguidos do Peru e Santiago, na América do Sul; Itália, Portugal e França, na Europa; e Egito, na África.

Esses resultados não trouxeram grandes surpresas. Eles, na verdade, reforçaram o que está no Anuário Braztoa 2023 (que traz números de 2022), onde a atração internacional mais vendida foi Walt Disney World. No ranking de destinos, os Estados Unidos apareceram em destaque, seguidos de Portugal, Itália e Egito.

Também segundo o Anuário Braztoa 2023, no Brasil, o Nordeste esteve na liderança, com 38,4% dos embarques, e os resorts figuraram entre os produtos nacionais mais vendidos.

Não foi à toa que nos deparamos com uma série de notícias que mostravam tradicionais destinos turísticos da Europa superlotados.Isso não é de agora e a BRAZTOA já atua na gestão inteligente do turismo. 

Por meio de programas como a Academia de Excelência Braztoa, a entidade quer ajudar a construir o futuro que almeja: novos destinos e experiências aptos a entrar nas prateleiras das suas associadas. 

As operadoras de turismo são grandes vitrines que promovem, divulgam e expõem destinos e fornecedores, contribuindo diretamente para o conhecimento, consolidação e desenvolvimento do turismo. Elas são o elo que conecta pessoas a um mundo de possibilidades. E estão trabalhando para ampliar esse leque de oportunidades. 

Que os levantamentos futuros tragam boas novas.

A cara da BRAZTOA 2023-2025

Assumi a presidência do conselho de administração da BRAZTOA a praticamente um mês e não vejo outra maneira de começar meu primeiro texto neste blog, que passo a assinar, senão agradecendo o grande trabalho do Roberto Haro Nedelciu nos últimos quatro anos, que foram extremamente desafiadores e também agradecer a confiança dos meus colegas operadores e os demais membros do conselho, que aceitaram a missão de seguir à frente desta associação.

A intenção é dar continuidade às diversas ações de sucesso como a Academia de Excelência Braztoa e o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, dentre outros, e continuar com uma gestão colaborativa e fortemente focada na representatividade da associação. 

A gestão 2023/2025 começou com uma excelente novidade: a chegada da Marina Figueiredo à frente da presidência executiva, função inédita na entidade desde a sua criação. Com esta contratação, ela se dedicará integralmente aos temas da associação, liderando os grupos de trabalho e atuando ativamente nas ações e projetos, profissionalizando cada vez mais nossa gestão. Unir expertises e dividir funções permite que possamos atuar com profundidade nos mais variados temas do dia a dia da associação e de interesse da nossa indústria. 

Desta forma, o conselho torna-se mais deliberativo, no papel de direcionar a atuação da associação e verificar a governança de acordo com as estratégias traçadas, com menor necessidade de atuação na parte burocrática. Um caminho natural, já que, nos últimos anos, a BRAZTOA assumiu um papel mais estratégico do que no passado, atuando em pautas governamentais e inteligência de dados, o que nos mostrou novos caminhos a serem trilhados. 

Nesta linha de raciocínio, quero trazer um tema de extrema relevância para o segmento: a Reforma Tributária. Não é de hoje que esse assunto está pautado na associação, afinal, todos lembramos da conquista com a redução do IRRF.  Neste momento, nossos esforços estão totalmente voltados para a inclusão do Turismo na lista das atividades com alíquota reduzida.

A atual proposta apresentada na Câmara dos Deputados pretende a criação de imposto único e unificação de alíquotas, o que aumentará a carga tributária do setor, podendo chegar a mais de 100%. Este índice, ao nosso ver abusivo, afasta o Brasil de ser um destino competitivo para o turismo e dificultará ainda mais o avanço do nosso setor. Seguimos unidos com outras entidades do Turismo, para mudar esse cenário.

Voltando os olhos para a BRAZTOA, focamos em uma gestão participativa e colaborativa, atuando ao lado dos vice-presidentes, Sueli Muruci (TBO Holidays/SP), Estela Farina (NCL-Norwegian Cruise Line/SP), Marco Aurélio Di Ruzze (BRT Operadora/PR) e Marcelo Andrade (Transmundi/RJ). Essas escolhas foram pautadas para alcançar um conselho com olhares e expertises diversos, com empresas e atuações que representem a pluralidade e diversidade dos associados BRAZTOA, não apenas em segmentos, mas, também, em áreas geográficas de trabalho.

Estou certo de que isso fortalecerá cada vez mais a BRAZTOA como um hub que conecta seus associados aos parceiros da rede de distribuição e de fornecimento dos destinos domésticos e internacionais, aos viajantes, à academia, às demais entidades e instituições governamentais.

Essa é a BRAZTOA 2023/2025. Vamos nos falar bastante por aqui.

Muito orgulho em ser BRAZTOA

O dia da minha posse como presidente do Conselho de Administração da BRAZTOA, lá em 25 de junho de 2019, teve uma alegria dupla: além de assumir um cargo tão importante na minha trajetória profissional, foi a data na qual ganhei minha netinha. Primeira menina, depois dos meus dois netos maravilhosos que já estavam conosco.

Dia desses, olhando para ela, pensei em como o tempo passa rápido. Aquela bebê já é uma menina esperta, falante, peralta e, principalmente, feliz.

Também nos últimos dias, pensando neste texto que escrevo agora, olhei para trás e pensei: como pudemos fazer tanto em tão pouco tempo? Como os cenários podem mudar drasticamente num piscar de olhos? Mas, principalmente, pensei em como as vitórias existem e se fizeram presentes nesse período desafiador.

Muita coisa mudou, realmente – o mundo inteiro mudou em torno da pandemia! Mas lá no meu discurso, uma fala se fez presente em cada minuto da minha trajetória por aqui: a valorização e a importância do fator humano, do H2H que deu o tom da minha gestão, que fez a diferença para chegarmos a tudo que conquistamos.

O caminho é sempre longo e as estradas, muitas vezes, tortuosas. Não conseguimos prever os percalços que acontecem na nossa vida, mas está completamente nas nossas mãos a força e a maneira com a qual vamos encarar os desafios. 

A pandemia da Covid-19 foi algo inimaginável, foi além de qualquer previsão ou expectativa para todo o mercado, para todo o planeta. Vivemos 10 anos em 2 na pandemia. Isso nos fortaleceu. Antes, havia uma discussão sobre a intermediação e mostramos, na prática, como a nossa atuação é importante e intransferível.

Internamente, na gestão da associação, tomamos decisões quase a toque de caixa que se mostraram acertadas no longo prazo: enxugamos custos, aderimos ao home office e eliminamos a sede física da entidade, realizamos ajustes na equipe, tivemos muitas e muitas negociações com nossos próprios membros, com nossos parceiros e com o governo. 

Nos livramos da obrigatoriedade e responsabilidade de fazer feiras e eventos próprios, deixando nossos associados livres para escolher o que fosse mais benéfico para os seus negócios. Muitas destas ações já estavam nos meus planos quando assumi a BRAZTOA – e hoje resultam em uma associação sustentável e autossuficiente. E o melhor: mantendo a qualidade no atendimento e respondendo às demandas dos nossos associados.

Aliás, não apenas dos nossos associados – muito do que a BRAZTOA fez beneficiou todo o agenciamento de viagens e outros setores. Atuamos à frente ou na construção coletiva de diversas MPs, que nos deram fôlego e um ambiente justo e competitivo de trabalho, como a MP dos cancelamentos e reembolsos, da redução da jornada de trabalho em plena pandemia, da responsabilidade solidária, a lei Geral do Turismo, conquistamos uma lei exclusiva revendo o IRRF sobre Remessas, além do trabalho atual em torno da reforma tributária.

No mercado, a pandemia também fez com que todos voltassem seus olhares para a venda de viagens nacionais. Foi nesse momento que percebemos um grande gargalo na formatação de produtos atrativos e de qualidade dentro do Brasil. E não ficamos de braços cruzados diante desse desafio. Partimos para a ação com a criação da Academia de Excelência Braztoa, que reúne programas de capacitação e de parcerias público-privadas para acelerar o processo de transformação dos negócios e dos destinos turísticos. 

Trabalhamos para auxiliar na criação dos novos produtos que tanto precisávamos, pelos quatro cantos do país. Colocamos em prática nosso foco de ser parte ativa da evolução do portfólio de viagens do Brasil e do Mundo, com versões nacionais e internacionais, inclusive, teremos novas edições no segundo semestre. 

Ainda agora, no final da minha gestão, quase aos 45 do segundo tempo, tive a oportunidade de realizar o desejo de proporcionar um curso internacional de gestão para os diretores das operadoras. Nós, em parceria com a Gol, Coris e Universal Parks & Resorts, levamos associados Braztoa para uma edição especial do curso sobre Diferenciação e Inovação da Life at Campus em Orlando, na Flórida. Foi incrível.

Por tudo que citei, por tantas outras coisas que não caberiam neste texto, e por ver a BRAZTOA tão bem posicionada e com grande relevância no turismo,  encerro minha gestão com a sensação de dever cumprido. Foram anos desafiadores, dos quais saímos mais fortes, melhores, mais adaptáveis, mais resilientes e, com certeza, vencedores. 

Nosso setor não para. Sabemos que há muitas  outras coisas a serem conquistadas. Para isso, sigo confiante e muito orgulhoso dos nomes competentes e conscientes da importância do fator humano, do H2H, que compõem o novo Conselho de Administração, presidido pelo Fabiano Camargo, além da chegada da Marina Figueiredo em uma atuação inédita como presidente executiva.

Desejo sucesso e muitas conquistas a todos. Tenho muito orgulho em ser BRAZTOA.