O Rio que queremos ver e mostrar

Fui ao Rio de Janeiro inúmeras vezes durante os preparativos para a Rio-2016, e meu olhar para o evento sempre foi de otimismo, apesar dos ataques dos críticos e ceticismo dos pessimistas. Não há como negar a relevância de sediarmos o maior evento esportivo do planeta, e seu alcance a 4 bilhões de espectadores em todo o mundo, sem mencionar a chance  de captarmos  para o País a visita de 300 mil estrangeiros no período, segundo a menor estimativa do Ministério do Turismo e da Embratur – a maior aponta para 500 mil.

Mas voltar lá com a cena em pleno movimento redobra o otimismo, a começar pela excelente repercussão da impecável cerimônia de abertura, que pude acompanhar de perto, a convite da Latam. Sem me estender nas considerações, porque muito e bem já foi dito sobre a grandiosidade da festa, me concentro no registro da emoção que sentimos, especialmente quando diretamente envolvidos em um evento dessa magnitude. Me refiro aqui, particularmente, à honra que tive de estar entre os brasileiros que participaram do revezamento da Tocha Olímpica, quando de sua passagem pelo litoral paulista. Momentos inesquecíveis que potencializam nosso orgulho cívico.

Depois de sexta-feira, voltei ao Rio novamente ontem, com a feliz missão de abrir a programação de dois eventos organizados pela nossa ABAV-RJ na Casa Brasil –  ABAV Portas Abertas e Um dia de Cruzeiros no Rio, com a participação da Clia Abremar e da Braztoa. E lá fomos nós, mais uma vez engajados no espírito olímpico e nas oportunidades da Rio-2016, que desta vez nos foi aberta pelo Ministério do Turismo na cessão do espaço de promoção do Brasil durante os jogos.

Durante um dia inteiro recebemos autoridades, parceiros comerciais e agentes de viagens, que além das apresentações e treinamentos inseridos na programação, puderam conferir a infraestrutura da Casa Brasil e seu revitalizado entorno, que já se configura como o ponto turístico mais visitado do Rio de Janeiro.

O Pier Mauá está lindo e a Praça equipada com telões para a exibir jogos ao vivo, além da série de shows previstos para animar cariocas, turistas estrangeiros e visitantes de todo o Brasil que já lotam as ruas da cidade. A operação do VLT está um espetáculo e o Museu do Amanhã lotado, com ingressos esgotados até o final de agosto, assim como também o Museu de Artes do Rio, com seu restaurante com vista para o Pier.

No próximo dia 19 estarei lá de novo, prestigiando o evento Turismo no Pódio, que com o mesmo cuidado na construção da programação está sendo organizado pela Clia Abremar, com o valioso apoio da Braztoa.

Otimismo, oportunidades, parceria. Agora é torcer pelo Brasil – das medalhas e do legado olímpico.

Published by

Ana Carolina

Edmar Bull, diretor-presidente do Grupo Copastur, foi co-fundador do FAVECC, presidente do Conselho de Administração da Abracorp e dirigente da ABAV-SP por 12 anos. Eleito por aclamação em dezembro de 2015, é o atual presidente da ABAV Nacional.

One thought on “O Rio que queremos ver e mostrar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *