“Mexeu com um, mexeu com todos”

Pensando em escrever algo em homenagem a este Dia do Agente de Viagens, nada me inspirou mais do que a repercussão causada esta semana por um post infeliz publicado na fanpage  de uma revista de circulação nacional especializada em viagens.

Com a chamada “e nem precisa de ajuda de uma agência de viagens para isso”, o post remetia para uma nota publicada no site da revista sobre um serviço lançado por uma companhia aérea internacional. Uma clara demonstração  de menosprezo e compreensão limitada da autora sobre nossa atividade, se acredita que o agenciamento se resume a reserva de passagens aéreas.

O post rendeu centenas de reações, comentários e compartilhamentos de agentes de viagens indignados e, como é óbvio, queixa direta da ABAV à redação da revista, que acabou por retirar do ar não apenas o post como a própria nota do site.

O que vi de positivo nesse episódio é que com raras exceções,  os agentes que se manifestaram não se vitimizaram diante da concorrência do serviço. A indignação maior era pelo desrespeito mesmo, no estilo “mexeu com um, mexeu com todos”, e é a esse posicionamento de proteção e resgate da nossa autoestima que eu presto minha homenagem neste Dia do Agente de Viagens.

Parabéns a todos, que assim como eu escolheram essa profissão, e que este seja o espírito de união que sempre prevaleça entre nós, diante de qualquer desafio ou adversidade.

Published by

Edmar Bull

Edmar Bull, diretor-presidente do Grupo Copastur, foi co-fundador do FAVECC, presidente do Conselho de Administração da Abracorp e dirigente da ABAV-SP por 12 anos. Eleito por aclamação em dezembro de 2015, é o atual presidente da ABAV Nacional.

3 thoughts on ““Mexeu com um, mexeu com todos”

  1. É por essa união que a UNAV batalha dia a dia e 90% dos comentários são de nosso grupo, que pedimos que todos postassem !!
    JUNTOS SOMOS FORTES !!

  2. Prezado Edmar
    Excelente artigo e muito bem colocada as palavras…mas discordo da colocação e gostaria de verificar onde esta união existe…
    “e que este seja o espírito de união que sempre prevaleça entre nós,”
    Como todo ser humano e até mesmo a Jornalista;ela não foi a fundo do conhecimento de uma consultoria do agente de viagens e foi infeliz a sua matéria.FATO.Mas chegarmos a falar que somos unidos…sinceramente discordo.A cada dia que passa vejo mais e mais consolidadoras ser concorrentes dos agentes;operadoras de turismo não tendo transparência para e com os agentes e por ai vai…. o que se verificar é uma guerra entre todos e um leilão de quem dá mais.
    Acredito que o fato ocorrido deu se apenas por partes de muitos “agentessss” aquilo que podemos chamar de vaidade …
    Abçs
    Marco

    1. Não há mais espaço para vaidades, Marco, nem individuais nem em grupos ou associações. Nossas principais vitórias foram conquistadas quando trabalhamos juntos em torno de objetivos comuns. O fato inegável é que somos um canal forte que responde por mais de 80% de toda a movimentação de vendas do setor. É em defesa desse reconhecimento e respeito a que me refiro que temos que nos unir sempre.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *