Coesão e foco

A implantação de um plano de metas ambicioso, com curto prazo para a execução, exige doses extras de planejamento e estratégia, dois componentes básicos sem os quais ele não terá êxito. O desafio se potencializa quando envolve a integração de um sistema federativo e a necessária mudança de conceitos e quebra de paradigmas, somente possível com muito espírito de união, equipes engajadas, diretores comprometidos, conselheiros e associados com a mesma visão de perpetuidade e crescimento do negócio agência de viagens.

Esse é o caminho que estamos trilhando no processo de integração da ABAV e que segue, felizmente, com muito mais adesões que resistências. Em pouco mais de quatro meses, avançamos muito no projeto Somos Uma ABAV que, pela sua abrangência e importância estratégica, acaba por ser uma grande âncora para todos os demais projetos e ações. Passam por aí os processos de gestão da marca e de domínios de internet, padronização de e-mails, recadastramento das agências de viagens associadas, alinhamento da comunicação associativa, unificação do posicionamento junto à esfera política federal, entre outros.

Paralelamente a este, segue também em ativa fase de desenvolvimento o projeto Sou + ABAV, que tem foco na geração de valor para os associados da entidade, com destaque para a atuação das ABAVs estaduais na busca de soluções e mecanismos de contato permanente e contínuo com a base de associados, com investimentos nos principais canais de comunicação (portais, newsletters, redes sociais) para divulgar ações e iniciativas criativas, que estão inclusive resgatando a Campanha de Valorização do Agente de Viagens.

Temos também recebido respostas positivas e rápidas da maioria das ABAVs estaduais na construção de suas agendas de cursos, capacitações e workshops inseridos no portfólio do ICCABAV. O interesse de mais da metade de nossas 27 regionais fechou a agenda de cursos de maio, por acreditarem na capacitação como o melhor caminho para a qualificação profissional e difundirem essa ideia em suas localidades.

É esta motivação em cadeia que nos fará alcançar mais rapidamente os resultados planejados, aplicando na prática o conceito de que integrados seremos mais fortes e eficazes em nossa missão.

Estamos avançando, temos muito pela frente ainda, a estrada é longa, mas o cronômetro já foi ativado.

 

Uma data, dupla conquista

Na semana em que comemoramos o Dia do Agente de Viagens, achei oportuno usar este espaço para lembrar a feliz coincidência do dia 22 de abril marcar também a aprovação, há dois anos, do projeto de Lei que sancionado posteriormente pela presidência da República, regulamentou a atividade das agências de viagens.

Foram 13 anos de luta até então, não apenas da ABAV Nacional como de nossas entidades congêneres, para que ancorados pela Lei 12.974/14 tivéssemos nossa atividade reconhecida, e o consumidor final um respaldo ante a proliferação de práticas comerciais irregulares. Ou seja, a regulamentação impôs uma separação do joio do trigo e retirou do mercado empresas e profissionais inaptos para a atividade.

Passamos por muitas e significativas mudanças nos últimos anos, mas seguimos sólidos na posição de elo fundamental da cadeia que produz, distribui e comercializa viagens e turismo, mundialmente reconhecida pela vocação de gerar oportunidades, emprego e renda.

Nossa luta pelo reconhecimento  da categoria terá um novo e importante capítulo com a implantação do projeto Registro ABAV, que visa o Registro Profissional do Agente de Viagens, vinculado às universidades de turismo, com apoio e reconhecimento dos Ministérios da Educação, do Trabalho e do Turismo.

Temos uma diretoria inteira trabalhando no desenvolvimento de ações e iniciativas em prol da valorização da nossa atividade. Me pauto nessa confiança (e em nossa obstinação) para seguir otimista em relação ao nosso futuro, desejando a todos um Feliz Dia do Agente de Viagens.

 

Somos uma ABAV (1)

Quando assumimos a gestão da ABAV Nacional, em dezembro passado, uma das primeiras iniciativas foi estabelecer uma agenda de reuniões mensais com a diretoria e trimestrais com os presidentes das  27 ABAVs estaduais. Começava  ali o desenho do Projeto Somos Uma ABAV, que quatro meses depois já tem a primeira etapa concluída com a unificação dos e-mails de todo o Sistema ABAV, sob a terminação do domínio da entidade: @abav.com.br.

Reduzimos a 71 os 105 endereços de e-mails antes registrados sob os mais diferentes domínios, o que por vezes dificultava a identificação com a ABAV, e também eliminamos a sobreposição de usuários.

Pelo mesmo processo de unificação passarão os sites das ABAVs, que serão todos hospedados no domínio www.abav.com.br e, em breve, gerarão tráfego e conteúdo para o novo Portal ABAV,  em fase de desenvolvimento.

Além de unificar e padronizar processos, estas duas iniciativas reduzirão custos para as ABAVs estaduais, uma vez que transferem para a ABAV Nacional despesas com infraestrutura e hospedagem, entre outras, ao mesmo tempo em que asseguram a gestão descentralizada, por meio de CMSs individualizados, sob a gestão de cada ABAV estadual.

Essa é a grande plataforma que permitirá a construção do Big Data ABAV, cujo principal objetivo é integrar todas as agências de viagens associadas, para oferecermos serviços e conteúdo direcionados conforme as  áreas de interesse e especificidades.

Unidos seremos mais eficazes na meta de estabelecer uma visão global da ABAV, em consonância com as necessidades e ações das ABAVs estaduais, além de fortalecer a marca da entidade e possibilitar a geração de maiores resultados para nossa base de agências associadas em todo o Brasil.