ABAV Expo: Perfil de público e o retrato do mercado

A pesquisa de perfil de público da 44ª ABAV – Expo Internacional de Turismo & 46º Encontro Comercial que divulgamos na última sexta-feira não atesta apenas sua qualificação, mas o quanto ele retratou fielmente a segmentação, o interesse e o comportamento do nosso mercado.

grafico_decisao

 

Não surpreende que 45% dos nossos visitantes ainda tenham o lazer como principal área de atuação, mas a indicação de que depois das operadoras, a hotelaria foi o segmento de maior interesse  – seguida pelos destinos e cruzeiros, apenas para citar os quatro primeiros -, denota que o agente de viagens está buscando alternativas, e que responde favoravelmente aos que respeitam e vêem valor no seu canal de distribuição. E há muitos outros segmentos interessados neste que é o mais eficaz elo da cadeia.

Outro indicativo positivo desta pesquisa foi ver o crescimento do público atraído pelas ofertas da feira para o segmento MICE, que entre corporativo e eventos totalizou 34% do total de visitantes, numa segunda colocação muito mais próxima do lazer nesta edição, que expressa claramente a estratégia da Abracorp em investir pelo 5o. ano consecutivo na ABAV Expo.

imagem2

imagem4

A maior procura por destinos nacionais também nos sinaliza a busca por uma adequação da prateleira às necessidades do seu cliente, que por sua vez também precisa de alternativas. Temos 60% das nossas demandas de viagens de temporada concentradas no nacional, contra 40% em  igual período do ano anterior, o que significa que apesar da mudança no comportamento, as viagens seguem na cesta do consumidor.  Para o próximo ano, espera-se a reversão deste cenário, conforme a maior ou menor força de reação do internacional, porque as crises são cíclicas e o mercado está atento às oportunidades.

imagem5

À busca de alternativas pelo público,  nossos expositores responderam com soluções e oportunidades, e elas vieram de todos os segmentos. O saldo é extremamente positivo, vamos em frente que 2017 está logo ali.

 

O futuro é aqui, e agora

Pesquisa promovida pela Panrotas com os agentes de viagens que visitaram o estande do Projeto Agência do Futuro na ABAV Expo detectou que entre as suas principais necessidades estão maior alcance a soluções inovadoras com foco na geração de receita adicional, mais conectividade e  conteúdo integrado.

Esses são precisamente os pontos em que mais temos concentrado nossas ações, e a própria ABAV Expo foi palco da assinatura de acordos importantes, que não apenas atendem nossos associados nessas demandas, quanto os auxiliam na solução de um tema crítico apontado no mesmo estudo, que é a variedade de conteúdos e fornecedores.

Nos referimos às parcerias firmadas com Ifaseg, Travel Ace, Movida e Travelport,   com foco na ampliação das atividades, diversificação de negócios e na expansão da matriz de serviço das agências de viagens associadas à ABAV, que passam a ter acesso facilitado e melhores condições comerciais com fornecedores de seguros, assistência em viagem, locação de veículos e soluções tecnológicas, tanto na contratação quanto na comercialização de seus produtos e serviços.

Essas parcerias, somadas à nossa vivência e expertise de  mercado, resultam em vantagens e benefícios a todos os envolvidos, e em valor agregado ao serviço que prestamos, diferencial vital a quem quer se manter na atividade com uma gestão eficiente, competitiva e sustentável.

Estamos revisando e ampliando esse portfólio, inserindo  parcerias e convênios com  empresas líderes em seus segmentos, que reconhecem a força de vendas da nossa base associada, e acreditam que o futuro é aqui, e agora.

O que eu não disse no discurso da ABAV Expo

Reinicio minhas postagens aqui ainda falando da 44ª ABAV – Expo Internacional de Turismo & 46º Encontro Comercial Braztoa, como não poderia deixar de ser. Nosso evento realizado na semana passada – o primeiro da minha gestão como presidente da ABAV Nacional – , resultou de longos meses de trabalho, empenho e dedicação de muitos profissionais – em que incluímos nossa equipe, diretoria, presidentes e gestores das ABAVs estaduais -, ao suporte das empresas fornecedoras, das nossas entidades congêneres e parceiras, à credibilidade de nossos expositores e visitantes; e ao imprescindível apoio dos nossos patrocinadores.

Foram muitas as novidades este ano, a começar pelo espaço. O Expo Center Norte nos recebeu pela primeira vez, oferecendo uma infraestrutura moderna, que nos permitiu inserir projetos inovadores, como a grande arena em que transformamos a Vila do Saber, que totalizou 57 apresentações simultâneas, todas comandadas por grandes especialistas em seus ramos de atuação e foco em Gestão, Inovação, Segmentação e Tecnologia.

Nessa esteira de novidades destaco também o Hackathon Viagens, um projeto conjunto com a Braztoa, que reuniu grupos de programadores em uma maratona de 30 horas para o desenvolvimento de soluções inovadores para o turismo; e o Conexão ABAV – agente.com.você, onde contamos com a participação inédita de nossas 27 ABAVs, associações congêneres e entidades parceiras, em um espaço configurado como a grande área de hospitalidade dos visitantes.

Na área de exposições, destacamos a participação de todos os estados no espaço dedicado à promoção do Brasil, com apoio do Ministério do Turismo. Fora da área institucional, nove estados brasileiros marcaram presença na feira, graças à visão estratégica de secretários de Turismo que entendem que essa é a hora do turismo brasileiro deslanchar. Que é preciso investir, se queremos capitalizar em cima da grande visibilidade obtida com a Rio-2016,  nossa segunda grande oportunidade em dois anos.

Tão cedo não teremos outra chance com essa visibilidade, que apesar da crise econômica, ética e política, pudemos potencializar e transformar em oportunidades, com certa ajuda das sucessivas altas das moedas estrangeiras frente ao Real.

Não tenho dúvida de que quem esteve conosco – dentro ou fora do balcão – foram os governantes, empresários, líderes de entidade e profissionais que acreditam nessa máxima. Que já encontraram ou foram em busca dessa grande janela de oportunidades de fazer negócios, adquirir ou reciclar conhecimentos e ampliar seu networking, porque é disso que a ABAV Expo trata.

Em maior ou menor escala, tivemos mais uma vez todos os segmentos do setor representados – entre equipamentos e órgãos oficiais de turismo, companhias aéreas, hotéis, locadoras de automóveis, fornecedores de tecnologia, consolidadoras, empresas marítimas, agências corporativas e operadoras, estes em espaços dedicados e organizados pela AirTkt, Clia Abremar, Abracorp e Braztoa, em reforço a antigos e cada vez mais apertados laços mantidos com a ABAV.

O resultado não poderia ter sido mais efetivo, graças ao comprometimento de todos os envolvidos, à credibilidade em nossa entidade, e à confiança de que atuando juntos e em prol de objetivos comuns ampliamos ainda mais nossa infinita capacidade de superar obstáculos.

A todos os que fizeram parte desta ABAV Expo, meus sinceros agradecimentos.