O convite do Panrotas e as oportunidades da vida

Quando o Artur me convidou a ter um blog no Panrotas para falar sobre Viagens Corporativas, quase não acreditei no e-mail que estava lendo. O maior jornal de Turismo do Brasil, o mais respeitado, a referência jornalística do meu setor me convidava a escrever livremente sobre a área em que trabalho, e onde sou formado (embora tenha feito pós e MBA em outras áreas, sou um Turismólogo de graduação e de coração).

Faço parte de um grupo de Gestores de Viagens e Eventos – Travel Managers Group (TMG) – e no fim de 2014 sentimos a necessidade de divulgar mais nossas atividades, ganhar legitimidade no mercado e ampliar nossa atuação. De forma bem natural, tomei a iniciativa de criar uma página no Facebook e começar a escrever notas para o Panrotas publicar sobre nossas reuniões mensais… na terceira nota, o Artur gostou e fez o convite.

Bem, e por que contar esta história para vocês?

O mundo está cheio de oportunidades… algumas evidentes, que você sabe que existem e corre atrás, e outras surpreendentes, como foi esta. Quando me comprometi e trouxe para mim a responsabilidade em escrever as notas do TMG para o Panrotas não me passava pela cabeça que um dia seria convidado a ter um blog aqui, oportunidade que aceitei de imediato por ser tão honrosa a um profissional da área, e por estar entre os mais reconhecidos profissionais do mercado que também escrevem aqui (Edmar, Luis, Jeanine, Vivianne, Murad, e todos os outros).

Outra dica importante é não ter medo, nem de arriscar nem de assumir responsabilidades. Pode ser que meus posts sejam ruins, que o Panrotas não goste e que não tenham apelo junto a vocês leitores, mas houve a tentativa… e você pode pensar “mas não há nada a perder”… De um ponto de vista de investimento financeiro, não, mas a minha imagem e a do Panrotas estão em jogo aqui. Ter autoconfiança e buscar sempre fazer o melhor diminuem os riscos consideravelmente.

Menos ainda deve-se ter medo de assumir responsabilidades, compromissos, gastar algum tempo a mais da sua cota pessoal (ir ao cinema, jantar fora, etc) para fazer algo a mais e diferente na sua vida. Expor-se, defender aquilo que você acredita (seja com seu setor profissional, com sua comunidade, com a defesa de animais, uma associação religiosa). É aquele negócio do “No Pain, No Gain” … como progredir, crescer (rápido, devagar ou de forma moderada) sem sair da cadeira, arregaçar as mangas e tentar? Nosso País e nosso setor precisam que tenhamos mais atitudes inovadoras e “fora da caixa”.

Especialmente neste ano de crise, que comparo ao péssimo ano de 2009, temos de ter uma atitude assim para não cair no desânimo generalizado pelo qual passa nosso País. Seja você do lazer, do incentivo, do corporativo, de eventos… sua atitude vai ter que ser ousada, porque a economia nada mais é do que percepção… nós clientes estamos com medo de investir em Viagens, porque nossos clientes (que também são seus clientes, em alguns casos seus fornecedores ou parceiros de outra espécie), também estão com medo de investir e quebrar. Se você não é o dono do orçamento, da grana, não tem problema. A atitude positiva pode ser tomada em qualquer circunstância e nível hierárquico.

Estou empolgado em me comunicar com vocês por aqui, e conto com a sua contribuição para inspirar temas e deixar aqui divertido e interativo. É pra você travel manager novo, veterano, pra você que lida com travel managers… é nosso. Até semana que vem! Hoje foi só o aquecimento.

Abraços,

Fernão Loureiro Tanaka

Published by

Fernão Loureiro

Eleito em 2017 como um dos 75 Profissionais de Turismo Mais Influentes do Brasil e em 2019 o Melhor Gestor de Viagens Corporativas do Brasil (pelo Portal Panrotas), premiado em Boston (EUA) pela Global Business Travel Association (GBTA) e Personalidade do Ano Prêmio Caio em 2017, 2018 e 2019 na categoria Clientes. Finalista no concurso “Travel Manager 2018 na América Latina” do evento Viajes Corp Americas, no Panamá (onde também foi key note speaker). Autor do livro "Gestão Estratégica de Viagens Corporativas" e Fundador-Diretor da Loureiro Consultores e sócio-diretor de duas empresas - TataTur Operadora de Turismo e D'Amaro Odontologia Estética. Graduado em Gestão de Turismo pelo IFSP, Pós-Graduado em Gestão de Serviços pela FECAP e com MBA em Gestão Empresarial pela BBS. Coach formado pelo IBC. Instagram: @fernaoloureiro Youtube: ferlota68 LinkedIn: Fernão Loureiro

17 thoughts on “O convite do Panrotas e as oportunidades da vida

  1. Fernão,

    Parabéns pelo novo blog aqui no Panrotas!
    Que possa explorar temas interessantes e fascinantes do cotidiano de um travel manager.
    Com certeza o mercado está recheado de boas histórias. Faça um excelente uso das palavras.

    Um abraço,

    Flávio Vieira

    1. Flávio, muito obrigado!

      Estou bem empolgado com a oportunidade e certamente a história de todos nós será a base dos meus posts.

      Valeu pelas boas vibes!

      Um abraço,
      Fernão.

  2. Parabéns Fernão!

    Que excelente notícia a sua chegada ao Panrotas!

    O TMG e o Gestor de Viagens estarão muito bem representados!

    Já estou ansioso aguardando os próximos posts.

    Abraços!!!

    Ronaldo Linares

    1. Obrigado Ronaldo! Espero estar à altura da expectativa dos nossos colegas gestores :-), representar vocês não será fácil!!

      Abraços,
      Fernão.

    1. Obrigado Fábio!
      Que bom que gostou… os próximos serão mais voltados para a área, mas contarei com sua leitura e feedback.

      Abraços

  3. Bem vindo ao time, Fernão!

    Aqui os blogueiros se ajudam, se incentivam e se provocam!
    E pode contar comigo para tudo isso 😉

    Um grande abraço,

    Gustavo

    1. Gustavo,

      Obrigado pelas boas-vindas meu caro! Espero ainda conhecer-lhe também pessoalmente 🙂

      Realmente espero contar com essa ajuda e a provocação, pois a expectativa do público é considerável e preciso correspondê-la.

      Um grande abraço!
      Fernão

  4. Fernão,

    Após ler seu primeiro post, penso que será muito bom ter você por aqui.

    Simples, direto, com um tom coloquial interessante, pessoal e intimista em alguns trechos, formal e corporativo em outros, denota desde já um estilo muito próprio.

    Serei seu leitor.

    []’s

    Luís Vabo

    1. Luís,

      Não foi à toa que o mencionei em meu primeiro post – você é um dos mais respeitados profissionais e embora ainda não tenha conhecido-o pessoalmente, sempre o admirei.

      Gostei muito da sua análise do meu primeiro post e a definição do estilo, e lhe agradeço muito a atenção em dedicar alguns minutos do seu corrido dia para prestigiar a publicação!

      Espero nos conhecermos em breve.

      Um grande abraço,
      Fernão.

  5. Fernão,

    Parabéns pelo blog, tenho certeza que será um sucesso!

    Para nós, hoteleiros, será um ótimo canal para acompanhar um pouco mais o universo dos gestores de viagens.

    Grande abraço!

    Pedro Masini

    1. Muito obrigado Pedro!

      Esta certamente é a ideia, que hoteleiros, pessoal de aviação, locadoras, MICE entendam mais nossas necessidades, pressões, cotidiano e estratégias. Dar uma sacudida em sensos-comuns é bom para qualquer área.

      Conto com sua participação e de todos da Hotelaria!

      Abraços,
      Fernão.

  6. Parabéns meu amigo pelos rumos que sua carreira esta te levando.

    Pode contar comigo para acompanhar, comentar, criticar e incentivar seu blog.

    Você escreve muito bem, será um sucesso!!!

    Beijos

    1. Deborah, realmente conto com você!! Por ter tido pessoas como você na minha vida consegui melhorar pontos fundamentais para levar a carreira pelo caminho que desejei.

      Beijos!

  7. Fernão,

    Seja bem vindo! Adoro quem escreve sobre a nossa área.
    Bom ver um aluno da Academia de Viagens por aqui! Conte comigo!
    beijokas,

    Vivianne

    1. Vivianne!
      Que honra um comentário seu por aqui. Você viu que te citei no meu primeiro post? rsrs

      Pra você ver, um dia a gente cresce, mas nunca devemos nos esquecer por onde passamos e dos “ancestrais”. Obrigado pelo apoio de sempre e os conhecimentos valiosos passados na Academia.

      Beijos
      Fernão.

  8. Acabei de reler seu blog como quem deseja finalizar aquele livro novo que acabou de comprar. Quanto conteúdo !!! Obrigada por compartilhar essa infinidade de boas práticas com a inexperiente gestora de viagens, que apesar, de turismóloga, desconhece essa vereda tão rica e promissora que é o setor de viagens corporativas. 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *