10 anos do TMG – por que ser um Gestor associado?

Ontem foram celebrados em São Paulo, no Sheraton WTC, os 10 anos de fundação do Travel Managers Group (TMG), entidade sem fins lucrativos e formada apenas por gestores de viagens e eventos corporativos das maiores empresas com operações no Brasil. Este grupo, do qual tenho a honra de fazer parte (porém importante esclarecer que escrevo aqui de forma independente – ou seja, não escrevo em nome do grupo), tem em seu DNA o benchmark constante e troca interna de melhores práticas de gestão, para com isto alavancar os resultados das empresas representadas e contribuir para o desenvolvimento profissional do mercado de viagens corporativas – e até por isto ontem tantos fornecedores foram nos prestigiar.

Aproveitando o ensejo desta data, gostaria hoje de falar um pouco sobre como é importante para o profissional e para a área como um todo ser um Gestor associado. Seja ao GBTA, ao TMG, à ALAGEV, ao ACTE ou outra entidade, é importante que nós Gestores estejamos conectados a alguma força representativa do mercado e estarmos em contato com nossos colegas e fornecedores.

Em qualquer destas associações, independente de seus propósitos e formas de se manterem (taxas anuais, manutenção por fornecedores, isenção), teremos um rico contato com os problemas enfrentados por gestores em outras corporações. Sim, os problemas na verdade serão quase iguais aos seus, com algumas outras nuances – mas, o mais importante, você conhecerá as soluções que estes colegas já aplicaram, estão testando ou sabem que deram certo em outras empresas.

Todos estes grupos existem em função de seus membros e quanto maior for seu número de Associados, maior será a representatividade dos mesmos perante a sociedade, ao governo e ao mercado.
Vantagens de ser um Travel Manager associado:
  • Participar de uma entidade de prestígio;
  • Fazer parte de uma associação forte convivendo e trabalhando junto às principais empresas do setor;
  • Ficar por dentro do mercado, suas tendências e as últimas tecnologias;
  • Ter acesso a informações e eventos que geram visibilidade, negócios e relacionamentos;
  • Ampliar seu horizonte com as pesquisas e estudos estratégicos exclusivos da associação;
  • Receber novas informações diária, semanal ou mensalmente;

Quando somos chamados a responder uma demanda interna por números, seja para defender o Budget da área, seja para implantar uma nova norma da política, é aos nossos colegas associados (ou conhecidos do mercado) que recorremos. Além de tudo isso, a força que nossa área precisa unir para  melhorar as estruturas, processos e representar o setor junto ao governo (de quem tanto dependemos para aeroportos, regulação, segurança, mobilidade urbana, etc)., só se conseguirá através destas associações, que nos dão credibilidade e legitimidade junto às demais forças da sociedade – incluindo as Diretorias de nossas empresas.

Outro fator a se levar em conta é a rotina insana que temos dentro de nossas organizações com reuniões de última hora, apresentações que são refeitas a todo instante e mudanças de rumo, o que acarreta em diminuição de tempo para o contato com as novidades do mercado, incluindo a ida a eventos temáticos, e para as reuniões com fornecedores.

É verdade que existem empresas que não valorizam e até não incentivam este tipo de integração – que querem que tragamos novidades, mas sem sair de dentro de casa. Como temos que prover soluções e ideias o tempo todo, o investimento pessoal (financeiro e de tempo) compensa – e há associações com reuniões noturnas, ou seja, fora do seu horário de expediente. Se quiser dicas, me envie um e-mail em fernaotanaka@yahoo.com.br.

Por fim, não poderia deixar de homenagear aqui os “bandeirantes” desta área que há 20 anos atrás começaram a se organizar e dar visibilidade ao nosso mercado e necessidades. Pessoas que dedicaram horas pessoais, viraram noites, deixaram as famílias um pouco de lado para frequentar eventos, escrever atas, estatutos, lançar pesquisas e tabelar dados… sua contribuição ficará para sempre e impactou a vida de muitas pessoas! Nós das novas gerações seguiremos com o mesmo ímpeto com que vocês começaram tudo isto.

 

 

 

Published by

Fernão Loureiro

Eleito em 2017 como um dos 75 Profissionais de Turismo Mais Influentes do Brasil e em 2019 o Melhor Gestor de Viagens Corporativas do Brasil (pelo Portal Panrotas), premiado em Boston (EUA) pela Global Business Travel Association (GBTA) e Personalidade do Ano Prêmio Caio em 2017, 2018 e 2019 na categoria Clientes. Finalista no concurso “Travel Manager 2018 na América Latina” do evento Viajes Corp Americas, no Panamá (onde também foi key note speaker). Autor do livro "Gestão Estratégica de Viagens Corporativas" e Fundador-Diretor da Loureiro Consultores e sócio-diretor de duas empresas - TataTur Operadora de Turismo e D'Amaro Odontologia Estética. Graduado em Gestão de Turismo pelo IFSP, Pós-Graduado em Gestão de Serviços pela FECAP e com MBA em Gestão Empresarial pela BBS. Coach formado pelo IBC. Instagram: @fernaoloureiro Youtube: ferlota68 LinkedIn: Fernão Loureiro

One thought on “10 anos do TMG – por que ser um Gestor associado?

  1. Olá Fernão,

    Parabéns pelo artigo e faço questão de reforçar suas palavras, pois tive a honra em participar deste grupo de 2005 à 2011, onde convivi com profissionais altamente qualificados e de grande ética. Os resultados dessas reuniões proporcionaram à todos excelentes resultados, com visão estratégica e melhoria nos relacionamentos com o mercado de forma geral.

    Sucesso à todos os colegas do TMG e parabéns pelos honrosos 10 anos!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *