10 anos do TMG – por que ser um Gestor associado?

Ontem foram celebrados em São Paulo, no Sheraton WTC, os 10 anos de fundação do Travel Managers Group (TMG), entidade sem fins lucrativos e formada apenas por gestores de viagens e eventos corporativos das maiores empresas com operações no Brasil. Este grupo, do qual tenho a honra de fazer parte (porém importante esclarecer que escrevo aqui de forma independente – ou seja, não escrevo em nome do grupo), tem em seu DNA o benchmark constante e troca interna de melhores práticas de gestão, para com isto alavancar os resultados das empresas representadas e contribuir para o desenvolvimento profissional do mercado de viagens corporativas – e até por isto ontem tantos fornecedores foram nos prestigiar.

Aproveitando o ensejo desta data, gostaria hoje de falar um pouco sobre como é importante para o profissional e para a área como um todo ser um Gestor associado. Seja ao GBTA, ao TMG, à ALAGEV, ao ACTE ou outra entidade, é importante que nós Gestores estejamos conectados a alguma força representativa do mercado e estarmos em contato com nossos colegas e fornecedores.

Em qualquer destas associações, independente de seus propósitos e formas de se manterem (taxas anuais, manutenção por fornecedores, isenção), teremos um rico contato com os problemas enfrentados por gestores em outras corporações. Sim, os problemas na verdade serão quase iguais aos seus, com algumas outras nuances – mas, o mais importante, você conhecerá as soluções que estes colegas já aplicaram, estão testando ou sabem que deram certo em outras empresas.

Todos estes grupos existem em função de seus membros e quanto maior for seu número de Associados, maior será a representatividade dos mesmos perante a sociedade, ao governo e ao mercado.
Vantagens de ser um Travel Manager associado:
  • Participar de uma entidade de prestígio;
  • Fazer parte de uma associação forte convivendo e trabalhando junto às principais empresas do setor;
  • Ficar por dentro do mercado, suas tendências e as últimas tecnologias;
  • Ter acesso a informações e eventos que geram visibilidade, negócios e relacionamentos;
  • Ampliar seu horizonte com as pesquisas e estudos estratégicos exclusivos da associação;
  • Receber novas informações diária, semanal ou mensalmente;

Quando somos chamados a responder uma demanda interna por números, seja para defender o Budget da área, seja para implantar uma nova norma da política, é aos nossos colegas associados (ou conhecidos do mercado) que recorremos. Além de tudo isso, a força que nossa área precisa unir para  melhorar as estruturas, processos e representar o setor junto ao governo (de quem tanto dependemos para aeroportos, regulação, segurança, mobilidade urbana, etc)., só se conseguirá através destas associações, que nos dão credibilidade e legitimidade junto às demais forças da sociedade – incluindo as Diretorias de nossas empresas.

Outro fator a se levar em conta é a rotina insana que temos dentro de nossas organizações com reuniões de última hora, apresentações que são refeitas a todo instante e mudanças de rumo, o que acarreta em diminuição de tempo para o contato com as novidades do mercado, incluindo a ida a eventos temáticos, e para as reuniões com fornecedores.

É verdade que existem empresas que não valorizam e até não incentivam este tipo de integração – que querem que tragamos novidades, mas sem sair de dentro de casa. Como temos que prover soluções e ideias o tempo todo, o investimento pessoal (financeiro e de tempo) compensa – e há associações com reuniões noturnas, ou seja, fora do seu horário de expediente. Se quiser dicas, me envie um e-mail em fernaotanaka@yahoo.com.br.

Por fim, não poderia deixar de homenagear aqui os “bandeirantes” desta área que há 20 anos atrás começaram a se organizar e dar visibilidade ao nosso mercado e necessidades. Pessoas que dedicaram horas pessoais, viraram noites, deixaram as famílias um pouco de lado para frequentar eventos, escrever atas, estatutos, lançar pesquisas e tabelar dados… sua contribuição ficará para sempre e impactou a vida de muitas pessoas! Nós das novas gerações seguiremos com o mesmo ímpeto com que vocês começaram tudo isto.

 

 

 

Published by

Fernão Loureiro

Eleito em 2017 um dos 75 Profissionais de Turismo Mais Influentes do Brasil pelo Panrotas, premiado em Boston (EUA) pela Global Business Travel Association (GBTA) com o The Business Travel Service Awards e pelo Instituto Prêmio Caio como Personalidade do Ano (2017) na categoria Clientes. Fernão Loureiro atualmente é o Strategic Travel & Events Manager na Philips América Latina, responsável por 8 países - e com apenas 7 meses de empresa recebeu em 2016 o prêmio Act-Accelerate-Anticipate em Amsterdam, matriz da empresa. No mercado de Viagens e Eventos Corporativos, atua como blogueiro do Panrotas (blog.panrotas.com.br/gestordeviagens), é colunista na revista espanhola TravelManager Redacción (https://revistatravelmanager.es/author/floureiro/) - com reprodução de conteúdo em diversos outros blogs e eventos. Atua ainda como: • Professor visitante no SENAC-SP nos cursos de Turismo e Hospitalidade • Foi Presidente da GBTA Brasil - Global Business Travel Association e Instrutor da GBTA Academy • Conselheiro da HSMAI Brasil - Hospitality Sales & Marketing Association International e Coordenador do Comitê de Viagens Corporativas da mesma • Participante do tradicional grupo de gestores TMG – Travel Managers Group. Formado em Turismo pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Pós-Graduado em Gestão de Negócios em Serviços pela FECAP e com MBA em Gestão Empresarial pela Brazilian Business School, Fernão trabalhou por 6 anos na Carlson Wagonlit Travel, onde iniciou sua carreira como estagiário e durante 1 ano atuou na Austrália; por 1 ano como Gestor de Viagens da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil; e por 2 anos como Comprador LATAM de Viagens, Eventos e Frota na Agrega Intelligent Procurement, uma empresa dos grupos Ambev e Souza Cruz. Ativo participante de debates e palestras, tais como Corporate Travel Forum (HRS), GBTAs 2014 a 2017, LACTE 2016, Connect Meeting GOL 2016, Vila do Saber ABAV 2013, Fóruns de TMCs, Fórum Abracorp 2017, Convenções de Vendas de Redes Hoteleiras como Blue Tree, Arco, Atlantica, BHG, Encontro Nacional de Estudantes de Turismo (ENATUR) na USP e Encontro de Estudantes do IFTO e IFSP.

One thought on “10 anos do TMG – por que ser um Gestor associado?

  1. Olá Fernão,

    Parabéns pelo artigo e faço questão de reforçar suas palavras, pois tive a honra em participar deste grupo de 2005 à 2011, onde convivi com profissionais altamente qualificados e de grande ética. Os resultados dessas reuniões proporcionaram à todos excelentes resultados, com visão estratégica e melhoria nos relacionamentos com o mercado de forma geral.

    Sucesso à todos os colegas do TMG e parabéns pelos honrosos 10 anos!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *