2021: O ano do Expense Management e da Mobilidade Urbana nas GestÕes de Viagens Corporativas

Meus caros!

Tá tudo estranho, tá tudo esquisito…. mas não faz nem 1 ano que essa bagunça começou pra valer. Nossos avós viveram 6 anos de Segunda Guerra Mundial e nossos bisavós viveram 4 anos de Primeira Guerra e 3 anos de Gripe Espanhola.

O que eu quero dizer com isso? Que daqui um tempo, a gente vai olhar pra trás e falar: ah, a Pandemia? Lembro sim daquela época. Quanto tempo durou mesmo? 1 ano?

Mas enquanto não passa, deixa eu escrever sobre as 2 grandes tendências em 2021 para Viagens & Despesas Corporativas.

Galera, é o seguinte. Na minha opinião, este ano é o ano em que reduziremos, e muito, as prestações de contas realizadas com adiantamento de recursos da empresa, cartões corporativos e cartões de crédito pessoais. São tantas despesas, feitas por tantos colaboradores, que é inacreditável que em 2021 muitos ainda prestem contas com folhas-sulfite, cola Pritt e Excel (refeições, acesso a internet, pedágios, meios de hospedagem, cafezinhos, estacionamentos, brindes, contas pequenas e até o IOF e variação cambial das viagens internacionais).

É o ano que muitas empresas integrarão prestações de contas dos funcionários em viagem/deslocamento aos seus ERPs de maneira automatizada, com integração diária com seus cartões de crédito, alocação correta de centros de custos, contas contábeis, departamentos e projetos, permitindo à Contabilidade menor nebulosidade nas análises, e consequentemente, melhor reporte de resultados ao Board, Conselho de Administração e Investidores.

É o ano em que contas contábeis não se reduzirão ao famoso “Outros”, e com isso, permitirão maior transparência e menor risco de fraudes e desperdícios de recursos, ainda mais em período tão desafiador de escassez financeira.

Isso para mim é tendência – que vejo em clientes da minha empresa mas também em várias organizações compradoras de serviços de viagens corporativas. Tem o que fazer em Aéreo, Hospedagem e Locação? Tem, mas é pouco e neste momento menos relevante do que amarrar o resto do processo. O pacote/categoria de Viagens Corporativas vai MUITO além deste tripé!

E a Mobilidade Urbana?

Bem, além de entrar no assunto acima, da Gestão de Despesas (Expense Management), a Mobilidade ganha ainda mais relevância por ser uma seara pouco ou MAL explorada por grande parte das empresas – mas principalmente porque os viajantes/representantes comerciais/colaboradores em trânsito estão usando menos os aviões para se locomover, dando mais espaço aos veículos – alugados, próprios, de aplicativos ou empresas de transporte privado (transfers).

Note que em ambos assuntos não falamos apenas de VIAJANTES. Despesas e Mobilidade são geradas muitas vezes por um morador de São Paulo, dentro de São Paulo, a serviço de sua empresa.

Concluindo: da mesma maneira que olhamos para motivos de viagem no Aéreo, valor gasto por aprovador, centro de custos ou por departamentos, ou que conciliamos recibos com os relatórios, a Mobilidade Urbana pode e deve ser auditada (ainda que por amostras) e gerenciada mais cuidadosamente. Isto é gerar valor através da função de Gestor – é ir além do esperado 😉

Published by

Fernão Loureiro

Eleito em 2017 como um dos 75 Profissionais de Turismo Mais Influentes do Brasil e em 2019 o Melhor Gestor de Viagens Corporativas do Brasil (pelo Portal Panrotas), premiado em Boston (EUA) pela Global Business Travel Association (GBTA) e Personalidade do Ano Prêmio Caio em 2017, 2018 e 2019 na categoria Clientes. Finalista no concurso “Travel Manager 2018 na América Latina” do evento Viajes Corp Americas, no Panamá (onde também foi key note speaker). Autor do livro "Gestão Estratégica de Viagens Corporativas" e Fundador-Diretor da Loureiro Consultores e sócio-diretor de duas empresas - TataTur Operadora de Turismo e D'Amaro Odontologia Estética. Graduado em Gestão de Turismo pelo IFSP, Pós-Graduado em Gestão de Serviços pela FECAP e com MBA em Gestão Empresarial pela BBS. Coach formado pelo IBC. Instagram: @fernaoloureiro Youtube: ferlota68 LinkedIn: Fernão Loureiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *