Slides que apresentei no GBTA Rio 2016

Caros Leitores,

No último dia 29, estive presente no excelente GBTA Rio conduzindo um debate com o Presidente da ABRACORP e o Diretor-Geral da United Airlines para América Latina e Caribe, cujo tema era “Como Gerenciar um Relacionamento Excelente com uma Cia. Aérea”.

Nos debates que modero, gosto de preparar uma apresentação introdutória para inspirar e fomentar a discussão entre os participantes, onde reflito livremente (como podem ver abaixo) e crio meu próprio conteúdo. Como tenho feito nos posts subsequentes a estes eventos, compartilho abaixo os slides mais relevantes – para contribuir com nosso mercado e estimular a produção de mais conteúdo.

Aproveitando o tema de Cias. Aéreas, queria deixar uma dica: o programa de pontuação corporativa que as Internacionais oferecem para empresas com menor movimentação em suas rotas (não necessariamente empresas pequenas ou médias, grandes corporações também podem ter estes programas para regiões do globo onde voam menos). É necessário estabelecer uma política específica para a utilização destes pontos, de forma a não beneficiar nenhum viajante inelegível com upgrades para classes executivas, excessos de bagagem, estadias em salas VIPs (a política de viagens da empresa é a “carta-magna” do programa de viagens, não deve ser conflitada jamais com outra política) – e muito cuidado com os saques em dinheiro autorizados por alguns programas.

Para manter a iniciativa dentro do Compliance, o ideal é que ela seja administrada por dois Gestores (o de Travel e de RH juntos, ou Travel e Finanças juntos, etc), que estabelecerão claramente as regras de período de cômputo, prêmios escolhidos e elegibilidade dos beneficiados, sempre com tudo aprovado pela Diretoria.

Sim, dá um certo trabalho administrar no primeiro ano até assentar as regras – mas o que não dá trabalho administrar? Sem dúvida é uma oportunidade para as empresas , que podem economizar no mínimo uma passagem de premiação para a área de Vendas ou para o Presidente/Diretor-Geral ( que é um funcionário “neutro”, sem beneficiar portanto nenhuma Diretoria específica).

 

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Panrotas Corp, Savings, Etiqueta em BIDs e GBTA Rio

Amigos e Colegas Leitores,

Não sei se todos estão cientes, mas em minha opinião tivemos recentemente uma das melhores notícias dos últimos anos para nossa área: o Panrotas criou uma página dentro de seu Portal dedicada a Viagens Corporativas – http://www.panrotas.com.br/viagens-corporativas.

A ideia é inovadora, e a proposta é perfeita – finalmente teremos nosso próprio “canto” na Internet brasileira, uma biblioteca de notícias, artigos, colunistas e estudos trabalhados especialmente para Gestores de Viagens, Executivos de Contas, Diretores Comerciais e todos os envolvidos nesta área que representa em torno de 65% do turismo brasileiro (segundo dados do Indicadores Econômicos de Viagens Corporativas, da ALAGEV e do SENAC).

Porém, por mais que o Panrotas dedique-se diariamente ao trabalho de aprimorar sua criação, nossa participação (fornecedores e clientes) no projeto é fundamental. Como? Lendo e propagando as notícias e blogs, criticando-os/elogiando-os, propondo pautas, participando das futuras pesquisas interativas que o site disponibilizará…. enfim, a criação foi feita para nós – nada mais natural e óbvio que nós a desenvolvamos.

Salve a página em seus Favoritos! Divida com o chefe, mostre a ele a profissionalização do setor e como você é uma pessoa antenada com as novidades relevantes.


Sobre a Dinova

Conheci há algum tempo um fornecedor bastante interessante nos EUA e que pode trazer muito valor ao seu programa de viagens, tanto em savings quanto em cuidados e atenção com o viajante – Dinova. Importante: fornecedor disponível APENAS nos EUA (por enquanto). Considerá-lo apenas quando em deslocamento interno naquele País.

http://www.dinova.com/#about

A Dinova é uma rede de restaurantes com mais de 13.000 estabelecimentos nos EUA (direcionada para viajantes corporativos) com diversos perfis de culinária, preços e estilos – desde um simples café no aeroporto ao restaurante de cozinha mais refinada. Pode ser homologado como um fornecedor preferencial de sua empresa para controlar custos na linha de Refeições.

Como funciona:

  • Procure restaurantes no App da Dinova;
  • Faça sua refeição/lanche no restaurante de sua escolha;
  • Pague com seu cartão de crédito ou cartão pré-pago;
  • Economize dinheiro da empresa com os descontos Dinova , além do rebate pago à empresa-contratante anualmente;

O que você deve fazer:

  • Use a Dinova para todas suas refeições, seja em viagens individuais ou reuniões e eventos (grupos);
  • Baixar o app da Dinova, disponível para Android e na Apple Store;
  • Salvar a seguinte página em seus Favoritos http://search.DINOVA.com/

Atenção Compradores e Gestores

Pessoal, uma dica: é chato receber um fornecedor em nossas empresas e ele cruzar no corredor com um concorrente, especialmente em tempos de BID de TMC e/ou RFP. Seja por pura falta de atenção ou “estratégia”, não é educado … o fornecedor, ao entrar em um BID ou RFP, sabe que ele não é o único que está competindo pelo seu negócio (caso contrário não seria necessário abrir uma licitação). As pessoas vão, as empresas ficam (e quando ficam, até as práticas delas mudam)…. se você faz isso como estratégia de negociação, sugiro rever seus conceitos, pois isso só pega mal para você como profissional – que não consegue organizar uma agenda de forma que concorrentes não se cruzem no elevador ou na recepção de sua empresa.


GBTA Rio – Energy, Resources and Marine Symposium – 29 de Agosto

No próximo dia 29/08, no Windsor Marapendi Hotel (Barra da Tijuca), ocorrerá mais um GBTA dedicado aos Gestores do Rio de Janeiro (estarei lá como painelista junto com dois grandes executivos discutindo o Relacionamento das Cias. Aéreas com TMCs e Corporações).

Para conferir a programação, clique aqui.

GBTA 2016 – Conteúdo do Painel de Open Booking

Amigos e Colegas Leitores,

O último GBTA foi uma edição especial – muitos Gestores de Viagens (inclusive vindos recentemente de outras áreas como Financeiro, Procurement, e já experientes no mundo dos negócios), conteúdo rico e ativa participação dos presentes. Uma das utilidades que procuro dar em minhas publicações neste blog é dividir minhas participações (todas voluntárias) nos Painéis destes eventos (o conteúdo que produzo para eles). Por isto, gostaria de publicar hoje os principais slides da apresentação que fiz para iniciar a discussão deste Painel: uma análise SWOT (fria, sem opiniões pessoais), dois slides “filosóficos” sobre o papel de Procurement, a sensibilidade da área de Travel e por que ela gera tantos questionamentos acalorados nas empresas, e uma definição de graus de abertura das empresas para a “Reserva Livre” (Open Booking).

Um dado especial da discussão em questão é que ela teve a participação do Fabrizio Cavallini, do Decolar.com, um fornecedor bastante polêmico entre nós Gestores (leia a notícia no Panrotas clicando aqui). A posição oficial da empresa é de que seu alvo são as agências, e não os clientes finais (mesmo que isso não signifique que nossos usuários não os procurem como primeira alternativa para desafiar nossas TMCs – sinal da evolução dos tempos, pois antes comparavam-nas com a “agência do filho do amigo”).

Gostaria também de re-enfatizar uma posição pessoal minha externada no Painel do LACTE em Fevereiro de 2016, já que como era Moderador neste painel não podia opinar: respeito muito e defendo a importância das TMCs (até porque já trabalhei em uma), mas é fato que existem empresas que conseguem ou conseguiriam gerenciar sua área de viagens sem elas. Para mim, as TMCs se diferenciarão definitivamente quando forem excepcionais no tripé tecnologia de ponta – serviço excelente – consultoria comercial Senior, pois sempre há clientes buscando por isto – e as OTAs em geral, por enquanto, só conseguem oferecer tecnologia de ponta (algo que também falei no LACTE 2016).

Deixo os slides abaixo para reflexão, pois creio que nosso mercado está amadurecendo e essas discussões fazem parte do processo – por mais que alguns mais antigos de estrada estejam cansados de falar do tema. Fico à disposição para incrementar/alterar o S, o W, o O ou o T ou qualquer outro slide.

 

SWOT OB 1

 

SWOT OB 2

SWOT OB 3

 

SWOT OB 4