Parque e atrações ganham destaque em edição histórica do Fórum PANROTAS

Realizado nesta semana, o Fórum PANROTAS deste ano foi especial, comemorando os 50 anos da PANROTAS e o pioneirismo e capacidade de inovar de seu fundador, Guillermo Alcorta. Mas o evento deste ano, em sua 21ª edição, foi especial também para o setor de parques e atrações turísticas brasileiros. Embora o setor sempre tenha estado presente no evento, um dos principais do Turismo no País, nunca teve tanto destaque quanto na edição deste ano.

A manhã do segundo dia teve a apresentação do painel que mostrou para os agentes de viagens a oportunidade de vendas que os parques e atrações representam. O CEO do Beach Park, Murilo Pascoal, também presidente do SINDEPAT, associação que reúne parques e atrações turísticas brasileiros, disse que a venda de ingressos dos parques é realizada majoritariamente de forma direta para o consumidor. “Há aqui uma oportunidade para os agentes, que vendem tão bem ingressos dos parques dos Estados Unidos”, disse.

Três modelos de negócios – todos com parques aquáticos – foram apresentados. O Beach Park, no Ceará, que nasceu a partir de uma barraca de praia, em 1985, criando depois o parque aquático e, posteriormente, os resorts. O Hot Park, em Goiás, que começou como uma pousada, ampliou a estrutura hoteleira e, depois, construiu seu parque aquático; e o Grupo Tauá, de “hotelaria raiz”, como definiu a CEO do Grupo, Lizete Ribeiro, que após a construção do primeiro parque aquático indoor do Brasil, em Atibaia (SP), conseguiu ampliar a permanência média do hóspede, as receitas e a fidelização do cliente.

“O modelo de hospedagem aliado ao entretenimento funciona tão bem, com resultados tão positivos, que estamos fazendo o mesmo nos resorts de Alexânia e Caeté”, contou Lizete. “ Em todos eles, temos grandes centros urbanos emissores. Em Atibaia, com o parque aquático, conseguimos ampliar a estadia dos hóspedes, que era alta somente nos finais de semana”, contou, sobre o resort localizado a uma hora da capital paulista.

Alessandro Cunha, CEO do Grupo Aviva, detentor do Rio Quente Resorts, endereço do Hot Park, e da Costa do Sauípe, com cinco resorts e que acaba de anunciar a construção de um parque aquático, para 2026, no valor de R$ 350 milhões (Hot Park Baía das Tartarugas), defendeu a capacitação dos agentes para a comercialização de parques no Brasil. “Já temos as ferramentas de vendas, que podem conectar as agências aos ingressos, em comercialização segura. A solução existe, mas precisamos especializar os agentes, que devem funcionar como concierges dos parques, sabendo informar cada cliente sobre as opções no parque, número de dias recomendados, o que fazer”, disse

Murilo Pascoal defendeu o entretenimento como fundamental para atrair visitantes para os destinos e ampliar a permanência deles. Não à toa, anunciou no Fórum PANROTAS o segundo parque do complexo Beach Park, o Arvorar, que será inaugurado neste ano. “Não é um parque aquático, nele o foco é na natureza, nas experiências que promoverão a conscientização ambiental de forma lúdica”, disse, acrescentando que o projeto é parte do “novo Beach Park”. “Além do novo parque, estamos ampliando a Vila Azul do Mar, que já ganhou um carrossel lindo, vamos iniciar a construção de mais um resort, o Ohana, com 218 apartamentos, e vamos inaugurar uma atração no parque aquático, o A Volta da Moreia”, contou.

O segundo dia do evento teve ainda a participação da diretora executiva da Mauricio de Sousa Produções, Mônica Sousa, que inspirou a criação da personagem mais famosa dos quadrinhos brasileiros. Ela participou de painel “Filhos do Turismo”, que reuniu quatro “herdeiros” dos negócios dos pais para falar sobre o avanço das políticas ESG em suas empresas, conflitos geracionais e a evolução dos negócios. “Hoje tenho meu filho trabalhando comigo e vejo a riqueza que um ambiente de trabalho com várias gerações incluídas pode oferecer”, defendeu Mônica, que falou ainda do projeto Donas da Rua, de empoderamento feminino.

Mônica Sousa, da MSP, no painel “Filhos do Turismo”

Parabéns ao PANROTAS, por incluir cada vez mais todos os segmentos do Turismo, por abraçar e defender os pleitos do setor – e houve, no primeiro dia, o momento “Fica Perse”, tão relevante para toda a indústria (e tema para outro post, porque o trabalho realizado pelo setor em defesa do PERSE merece ser registrado) – e por documentar tão bem a evolução do turismo brasileiro. É um orgulho e uma honra fazer parte dessa história.

Cacau show compra grupo playcenter

Marca mais conhecida do setor de parques no Brasil, o Grupo Playcenter teve sua venda anunciada ontem para a Cacau Show, que em 2023 foi, pelo segundo ano consecutivo, a maior rede de franquias do Brasil, com 4,2 mil unidades. O anúncio ocorreu na unidade Playland, do Grupo Playcenter, no Shopping Eldorado, na capital paulista, e reuniu os fundadores dos dois grandes grupos, Marcelo Gutglas, ícone da indústria de parques, e Alê Costa, da Cacau Show, como divulgado no Portal PANROTAS.

“Não poderia vender minha empresa para outra pessoa. Vejo nos olhos do Alê o brilho que sempre busquei em alguém que pudesse seguir com o meu negócio. Quando o procurei para falar sobre o Playcenter, sabia que ele era a pessoa certa”, disse Gutglas durante o anúncio. Com a aquisição, que ainda precisa ser aprovada pelo Conselho de Administração de Defesa Econômica (Cade), a Cacau Show faz sua segunda incursão no mercado de Turismo, uma vez que já ingressou na hotelaria com o Bendito Cacao, hotel em Campos do Jordão (SP), e o anúncio de um segundo empreendimento em Águas de Lindóia, também no interior paulista.

“Nossos primeiros 35 anos foram sobre cacau. Agora é a vez de falarmos de show”, disse Alê Costa, brincando sobre a marca. “Estamos adquirindo com muita honra um gigante do entretenimento, o Grupo Playcenter. Nos próximos 35 anos a missão é dar um verdadeiro show de diversão, adrenalina e emoção. Claro, tudo recheado de chocolate”, completou.

O anúncio é um marco para o setor de parques, não apenas pela referência que o Grupo Playcenter – detentor das marcas Playcenter Family e Playland – é, mas também pelos novos investimentos que o segmento de parques e atrações é capaz de atrair. Ao chamar a atenção de um dos empreendedores com trajetória mais bem sucedida do País, do setor alimentício e do varejo, o segmento de parques mostra o bom momento que vive, com mercado consumidor estimado em 89 milhões de visitantes/ano.

Além de adquirir o Grupo Playcenter, a Cacau Show também já sinalizou a construção de um parque temático em Itu, com projeto apresentado no final do ano passado na Câmara de Vereadores da cidade. Também no ano passado, Alê Costa adquiriu para a mega store da Cacau Show, em Itapevi (SP), sua primeira montanha-russa. Com ela, o espaço conhecido como Cacau Show Experience já soma cinco atrações – em um projeto inicial de parque temático.

Apesar das boas perspectivas que os novos investimentos representam para o setor, o tom de “despedida” de Marcelo Gutglas já deixou saudades entre os profissionais que conviveram com ele. “Somos um setor diferenciado. Trazemos para as famílias alegria, memórias afetivas, somos uma atividade que não polui e preserva, criamos uma comunidade solidária com troca de experiências, onde a segurança dos visitantes é a razão de nossa existência. Enfim, não somos concorrentes, mas sim sócios do mesmo mercado. O sucesso de um endossa o sucesso de todos”, defende Marcelo, que passará a ser conselheiro de Alê Costa no mundo dos parques e atrações.

Dinossauros em Miguel Pereira (RJ)

No final do ano passado, tive a chance de conhecer o Terra dos Dinos, parque de dinossauros em Miguel Pereira, na serra fluminense, a 150 quilômetros da cidade do Rio. Fui movida por muita curiosidade, afinal, antes da inauguração do Terra dos Dinos, desconhecia completamente a cidade que abriga o parque. Descobri que Miguel Pereira gaba-se de ter o terceiro melhor clima do mundo (!), situada a 618 metros acima do nível do mar, e sua história começa, justamente, por conta das boas condições climáticas, que levaram o sanitarista que deu nome à cidade a indicá-la para tratamentos médicos, no início do século 20.

Sem dúvida com temperaturas muito mais agradáveis que aquelas registradas na última semana de dezembro no Rio de Janeiro, Miguel Pereira é uma típica cidade do interior, de cerca de 27 mil habitantes, com ruas arborizadas, praças, construções charmosas e um parque de dinossauros que, em seu primeiro ano de funcionamento, recebeu 350 mil visitantes.

Mesmo os visitantes mais distraídos vão perceber a grande aposta no turismo que a cidade vem fazendo. Miguel Pereira quer ser o principal destino turístico da Serra Fluminense. O Terra dos Dinos foi o primeiro parque temático instalado, mas a cidade vive um processo de construções que inclui o maior pórtico de dinossauros do mundo, que terá 40 metros de comprimento e 16 metros de altura; a instalação da primeira Maria Fumaça do Rio de Janeiro; Museu de Cera; um parque indoor com neve, o Mundo da Neve; a primeira fábrica de chocolates da Lugano no Estado do Rio, investimento anunciado de R$ 100 milhões; uma unidade fabril da cerveja Proibida; e a segunda unidade do hotel de luxo Colline de France, de Gramado (RS), em investimento de quase R$ 500 milhões, previsto para iniciar neste mês.

A Serra Gaúcha é a clara inspiração no modelo de desenvolvimento turístico adotado por Miguel Pereira. Ainda no ano passado, a cidade inaugurou sua Rua Coberta, com praça de alimentação, restaurante com temática de dinossauros e modelo semelhante à rua coberta da cidade gaúcha. Com pouco mais de 3,5 mil leitos hoje, a cidade deve ver crescer esse número, deixando de ser um destino “bate-e-volta” do Rio de Janeiro, graças à quantidade de atrações que promete inaugurar nos próximos anos. O Terra dos Dinos é a primeira delas. Vamos a ele, então!

Maior parque de dinossauros do mundo

Visitamos o Terra dos Dinos em um dia em que houve queda de energia elétrica na região. Um indicativo de que a infraestrutura precisa acompanhar os investimentos privados. Avisados logo na entrada do parque de que muitos dos animatronics, os dinossauros robóticos com movimento e ruídos, não estariam funcionando plenamente, podíamos escolher entre remarcar a visita ou realizá-la mesmo assim. Com uma criança de 5 anos, a visita sem os ruídos acabou se mostrando mais agradável, sem sustos ou surpresas que crianças maiores e adolescentes certamente preferem.

A visita começa com a descida, em vans, para a entrada do parque. São cerca de 10 minutos de estrada de terra em meio à Mata Atlântica. Esse é, aliás, um dos pontos altos do parque para mim: todo ele foi construído em área de mata preservada, com ganhos em todos os sentidos, tanto na verossimilhança com o cenário original em que teriam vivido os dinossauros quanto pelo agradável passeio em trilha sombreada pela mata. Instalado em uma reserva de mais de 1,4 milhão de metros quadrados, é natural que o parque seja o maior do mundo em sua temática.

Ideal para famílias, o parque apresenta os dinossauros por meio de um storytelling bem desenhado, que cria um personagem central, com sua casa e laboratório no centro da visitação, e um meteorito que teria iniciado todo o processo de trazer de volta à vida os gigantes que habitaram o planeta. A partir daí, os visitantes caminham pela trilha desenhada na mata, com algumas inclinações e pontes suspensas, observando as diferentes espécies de dinossauros.

Em tamanho natural, as espécies têm placas de apresentação com informações sobre alimentação, período em que viveram e hábitos, entre outras. Sem os sons e movimentos produzidos pelos animatronics, pudemos realizar a visita atentos aos sons da mata, que se mostraram uma atração à parte!

Storytelling é um dos destaques na visitação

São mais de 40 modelos de dinossauros, divididos entre os períodos triássico, jurássico e cretáceo. Entre os destaques está o Argentinossauro, com mais de 30 metros de comprimento, maior réplica da espécie em todo o mundo. As crianças gostam muito dos ninhos com ovos de dinossauro, especialmente aqueles com filhotes por perto, e do final do passeio, concluído em uma grande caixa de areia sinalizada como área de escavação – onde os pequenos podem, de fato, ‘escavar’, realizando suas próprias descobertas. Realizamos o percurso em cerca de duas horas, porque o parque não estava cheio.

Além da trilha que todos os visitantes percorrem, há uma trilha suspensa e uma tirolesa, com ingressos vendidos separadamente. A trilha suspensa é um percurso de pouco mais de 200 metros, com trechos de até 10 metros de altura e tem como destaque a praça suspensa, com pontos de observação e contemplação da natureza.  Já a tirolesa tem percurso de 300 metros de extensão, com pontos de até 100 metros de altura. Crianças a partir de quatro anos já podem fazer. Para todos os preços atualizados, o site é www.terradosdinos.com.br.

Retrospectiva 2023 – Cada vez mais – e mais diversos – parques e atrações

Ainda celebrando a chegada de 2024, na primeira semana do ano, quero trazer neste post uma reflexão sobre o desenvolvimento e a ampliação do setor de parques e atrações turísticas do Brasil neste ano recém-encerrado. Parques e atrações foram inaugurados em todo o País, assim como em 2022, mostrando a efervescência do setor no Brasil. As novidades são diversas e distribuídas nacionalmente.

Além dos novos parques, muitos dos empreendimentos já instalados fizeram grandes investimentos em novas atrações, caso do Beto Carrero World, que inaugurou em outubro a Área Nerf, a maior ampliação já realizada em seus mais de 30 anos. A inovação é uma constante no setor de parques e atrações, que vê seu mercado consumidor crescer ano a ano. Segundo o primeiro Panorama Setorial de Parques e Atrações, elaborado pela Noctua a pedido da Adibra e do SINDEPAT, a expectativa era de aumento de 18% no número de visitantes, em 2023, em relação ao montante de 89 milhões de visitantes do ano anterior.

Para que este post não se alongue muito, vou listar aqui apenas algumas das principais aberturas e, já antecipo… 2024 deve seguir ritmo bem semelhante. Feliz ano novo!

Animália Park – Cotia (SP)

Aberto em julho, o parque temático era um dos mais aguardados do Brasil, com seu projeto iniciado há mais de uma década. Misto de zoológico e parque, o empreendimento ocupa 35 hectares com área de conservação ambiental e pode receber 10 mil visitantes/dia, capacidade que deve chegar a 30 mil visitantes/dia com as ampliações previstas.

Acqua Kids – Atibaia (SP)

O Bourbon Atibaia, resort a 60 km da capital paulista, abriu em julho seu parque aquático indoor, o Acqua Kids, para 300 pessoas e com investimentos de R$ 9 milhões. A união entre parques e hotelaria é uma tendência, também apresentada no Panorama Setorial lançado em março do ano passado.

Radical Play Park – Olímpia (SP)

Conhecida pelos parques aquáticos, Olímpia, no interior de São Paulo, ganhou seu primeiro parque seco, o Radical Play Park, com atrações como carrossel, roda gigante e montanha-russa, entre outras.

Dream Car Museum – São Roque (SP)

No mês passado, São Roque, a 60 km da capital paulista ganhou o Dream Car Museum, com 85 automóveis em exposição, 20 motos e 40 bicicletas. Há ainda um pequeno parque de diversões para crianças no estacionamento do complexo.

O Castelo – São Roque (SP)

Também em São Roque, foi inaugurada uma atração imersiva que leva os visitantes a vivenciarem a vida e os costumes medievais, em mais de 15 cenários, com direito a banquete, apresentações e competições dentro de um castelo, que dá nome à atração.

Museu Flamengo – Rio de Janeiro (RJ)

A sede do Flamengo é o novo endereço do museu do clube, com 14 áreas temáticas e aberto todos os dias.

NBA Park – Gramado (RS)

O primeiro parque da liga norte-americana de basquete na América Latina foi inaugurado em Gramado (RS), em abril, com capacidade para até 3 mil visitantes/dia.

Space Adventure – Canela (RS)

Com investimentos de R$ 40 milhões, o Grupo Oceanic estreou na Serra Gaúcha com a inauguração, em maio, do Space Adventure, parque com temática dedicada às conquistas espaciais.

Aventura Jurássica – Balneário Camboriú (SC)

Desde setembro, o Aventura Jurássica tem em exposição mais de 100 dinossauros animatrônicos em tamanho real. Além dos dinossauros, há fósseis originais, cinema, parquinho para crianças outdoor e indoor, tirolesa, arvorismo e labirinto, em investimento de cerca de R$ 50 milhões.

West Aqua Park – Martins (RN)

O maior parque aquático do Rio Grande do Norte inaugurou suas piscinas na temporada de julho. Com 60 mil m2, o West Acqua Park fica no oeste do Estado, em Martins, a 470 km de Natal.

Aquabeat – São José da Lapa (MG)

Em março, a região metropolitana de Belo Horizonte ganhou seu primeiro parque aquático, o Aquabeat, em São José da Lapa. Com praia artificial, piscinas com água aquecida, parque infantil, diversos toboáguas e rio lento, o parque tem expectativa de receber até 500 mil visitantes/ano.

Ampliações e novidades nos parques já instalados

Área Nerf do Beto Carrero World – Penha (SC)

Com investimentos de R$ 100 milhões, o parque inaugurou sua maior ampliação em mais de 30 anos com a Área Nerf, aberta em outubro. São 14 mil metros quadrados e atrações como o Super Soaker Splash e a Splin Blast, com capacidade para até 600 visitantes/h.

Atlântica do Magic City – Suzano (SP)

A nova área do parque aquático tem 4,4 mil metros quadrados e atrações como rio lento, torre com três toboáguas e Spray Park, entre outras.

Acqua Ville do Barretos Country – Barretos (SP)

O parque aquático com temática country inaugurou no mês passado uma nova área infantil, o Kid´s Acqua Ville, com tematização relacionada ao Velho Oeste.

Ampliação do Hot Beach Olímpia – Olímpia (SP)

O parque aquático ganhou tirolesa, carrossel, roda gigante e uma nova área kids, o Jardim da Turma.

Montanha-russa da Cacau Show Experience – Itapevi (SP)

Em Itapevi, a fábrica e maior loja da Cacau Show ganhou a Choco Monstros, primeira roda gigante que deixou mais radical a visitação à Cacau Show Experience.

Brabus do Thermas da Mata – Cotia (SP)

Lançado em duas fases, o Brabus é um conjunto de toboáguas com três slides, sendo um deles cápsula, e descida a partir de torre de 14 metros de altura.

Turbilhados do Hot Park – Rio Quente (GO)

Com 17 metros de altura, a atração tem dois toboáguas com curvas, funis e capacidade para 1,6 mil pessoas por hora, com percursos feitos em boias para quatro pessoas. O investimento foi de R$ 31 milhões na estrutura e tematização.

Mar de Espelhos no AquaRio – Rio de Janeiro (RJ)

A exposição imersiva Mar de Espelhos foi inaugurada no primeiro semestre com 768 espelhos distribuídos em 650 metros quadrados com referência aos oceanos, rios e horizontes.

Tirolesa do Parque Caminhos do Mar – São Bernardo do Campo (SP)

Com 500 metros de extensão, a tirolesa sobrevoa a Mata Atlântica com ponto de partida em São Bernardo do Campo e chegada em Cubatão.

Tirolesa do Parque Cânions Verdes – Cambará do Sul (RS)

Mais alta das Américas, a tirolesa do parque Cânions Verdes, da Urbia Parques, tem ponto de partida da 1.099 metros de altitude em relação ao nível do mar. São 720 metros de extensão e velocidade média de 30 km/h.

Novas atrações no Hopi Hari – Vinhedo (SP)

Duas atrações chegaram ao Hopi Hari no segundo semestre do ano passado: a AribaBobbi e o Vamvolari, ambas da fabricante italiana Zamperla, com giros aéreos.

São Paulo lança projeto para ampliar participação infantil entre turistas

“A capital paulista, para mim, é um grande parque de diversões. Assim como todo o Estado”, disse a CEO e fundadora da plataforma SP Pra Crianças, Priscilla Negrão, ontem, no lançamento do projeto de mesmo nome apresentado pela Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo. A iniciativa da Setur-SP, em parceria com outras dez associações e órgãos públicos, tem o objetivo de fortalecer o turismo familiar, especialmente de famílias com crianças, nas cidades paulistas.

Principal destino de viagens de negócios do País, o Estado de São Paulo quer estimular as viagens familiares – internas e atraindo visitantes de outros Estados. Na apresentação, o secretário de Turismo do Estado, Roberto de Lucena, defendeu que o objetivo é ainda maior: transformar São Paulo no “melhor Estado para se ser criança do Brasil”, em suas palavras. “As famílias com crianças têm um turista mirim que, no futuro, será o visitante que recordará as histórias e experiências vividas em nosso Estado”, disse o secretário.

Lançada em parceria com a plataforma SP Pra Crianças, que virou o nome do projeto, a ação prevê a troca de conteúdos, pesquisas e fomento às atividades ligadas ao público infantil. O SP Pra Crianças se apoia em um tripé de ações práticas: promoção, com a criação de rotas turísticas amigáveis às crianças, com programas que unam turismo e educação; capacitação da mão de obra, para que se tornem mais atraentes e seguras ao público infantil; além do desenvolvimento de soluções tecnológicas, como a criação de um passaporte de integração com atrativos públicos e privados, com ofertas, combos e sugestões de restaurantes e meios de hospedagem.

PARQUES E ATRAÇÕES

Entre os principais atrativos para o turismo familiar, os parques e atrações encontram nas famílias com crianças seu principal mercado consumidor, como aponta o Panorama Setorial lançado em março deste ano pelo Sindepat e pela Adibra. Segundo o estudo, famílias com jovens até 17 anos representam 41% dos visitantes de parques e atrações. Quando analisados parques itinerantes (aqueles com montagens e desmontagens em diferentes cidades) e FECs (Family Entertainment Centers, como são conhecidas as unidades de parques instaladas em shopping centers), esse índice sobe para 52%.

O estudo mostra ainda a relevância das famílias segundo a faixa etária das crianças. Considerando 1 como irrelevante e 5 como mais importante, a pesquisa apontou que as famílias com crianças de até 10 anos alcançaram índice 4,2 em relevância na demanda média anula de parques e atrações.  

Reprodução do estudo Panorama Setorial Parques, Atrações Turísticas e Entretenimento no Brasil – março/2023

O Estado de São Paulo é rico em diversidade de parques e atrações, de empreendimentos temáticos, como o Animália Park, aberto neste ano, em Cotia, e o Parque da Mônica, na capital paulista, à grande variedade de parques aquáticos (Wet´n Wild; Acqualinda; Magic City; Thermas da Mata; Barretos Country; Hot Beach Olímpia; Thermas dos Laranjais etc). Na lista de atrações turísticas, as inaugurações são constantes. Entre as mais recentes, está a roda gigante da capital paulista, em operação desde dezembro, e a maior estátua de Nossa Senhora Aparecida do Brasil, inaugurada no último dia 7, em Aparecida, conhecida pelo Santuário Nacional. Também não faltam a São Paulo parques urbanos e naturais. Na capital, os parques Ibirapuera e Villa-Lobos estão repletos de atrações familiares, com foco especial nas crianças. Em Jundiaí, o Mundo das Crianças é mais um espaço público que faz a alegria da garotada, assim como a Praça dos Exageros, em Itu.

Mas há muitos mais, impossível de serem incluídos neste post. Muitos já têm lugar, no entanto, na plataforma SP Pra Crianças. Outros ainda poderão ser incluídos. Promover o que já existe e estimular a adaptação para crianças de atrações e espaços ainda não adequados, além de incentivar que mais parques e atrações apareçam é o objetivo do projeto lançado ontem. Fica nossa torcida para que tenhamos cada vez mais e melhores ambientes para o desenvolvimento de infâncias saudáveis. E, aproveitando a data, meu desejo de um Feliz Dia das Crianças!

Velhas novidades

Estou em dívida com este espaço, que não ganha um post novo desde o final do semestre passado. Faço um “mea culpa” trazendo neste post um pequeno retrospecto dos últimos três meses, tão dinâmicos para todo o Turismo e, especialmente, para o segmento de parques e atrações!

Julho

O setor de parques e atrações teve uma alta temporada, em julho, extremamente aquecida. Estive no Rio de Janeiro e visitei algumas das principais atrações da cidade: o Trem do Corcovado, lotado em plena quarta-feira; o AquaRio, igualmente cheio em um dia comum do meio da semana; o Jardim Botânico do Rio, com fila repleta de estrangeiros em uma segunda-feira. Atrações menos conhecidas, como o Espaço da Marinha, que tem o submarino Riachuelo como principal ponto de interesse, também tinham filas para visitação.

Fora do Rio de Janeiro, o Parque Nacional do Iguaçu recebeu em julho mais de 124 mil visitantes brasileiros, seu melhor registro de visitação de todos os tempos para o mês. Em Curitiba, a Linha Turismo, circuito que passa por 26 atrativos da capital paranaense, bateu recorde de visitantes, com resultado 35% superior ao mesmo período de 2019, antes da pandemia. Os números da hotelaria também mostram os bons resultados da temporada de julho. No Ceará, a ocupação hoteleira chegou a 80% no período, mesmo resultado de destinos como Olímpia, no interior de São Paulo, enquanto em São Luís, capital do Maranhão, a esse índice superou 85% no último mês de julho.

Agosto

O mês de agosto foi marcada por uma importante comemoração para o setor de parques e atrações turísticas. O Sindepat – Sistema Integrado de Parques e Atrações –, que em julho completou 20 anos, foi homenageado em Sessão Solene no Senado Federal. A homenagem foi realizada no dia 25, atendendo a requerimento do senador Eduardo Girão, do Ceará. Criado há 20 anos para conscientizar os Poderes Legislativo e Executivo da importância econômica e social dos parques e atrações, o Sindepat teve nesse reconhecimento, no Senado Federal, a comprovação de que vem alcançando esse objetivo em seu trabalho.

A Sessão Solene contou com a presença e as palavras dos representantes dos parques e atrações que fundaram o Sindepat, há 20 anos. A cerimônia foi transmitida ao vido pelo canal do Senado no YouTube e pode ser assistida clicando aqui.

Setembro

E chegamos a setembro. No mês passado, foram intensos os estudos e pesquisas produzidos pelas associações de Turismo para comprovar a relevância socioeconômica do setor e os impactos negativos que a Reforma Tributária pode acarretar. As principais lideranças das associações de Turismo têm visitado Brasília com frequência, incluído o Sindepat, que promoveu junto com o movimento Vamos com Eventos e Turismo café da manhã no restaurante do Senado para apresentar aos senadores esses dados. Foram 26 senadores e outros representantes de gabinetes, em total de 50 participantes, com destaque para o presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo no Senado, Marcelo Castro, a presidente da Comissão Mista do Orçamento, Daniella Ribeiro e o coordenador do Grupo de Trabalho da Reforma Tributária na Comissão de Assuntos Econômicos, Efraim Filho.

Mas setembro é o mês também em que a Revista PANROTAS traz o Guia de Férias, sua edição especial que circula na Abav Expo. Nesta edição, o guia mostra as novas atrações e experiências turísticas criadas nos Estados brasileiros nos últimos 12 meses. São muitas e variadas, como o Brasil. De Turismo de Base Comunitária, no Pará, à ampliação da faixa de areia da praia de Guarapari, no Espírito Santo, passando pela reabertura do Forte Nossa Senhora dos Remédios, em Fernando de Noronha (PE) ou pela inauguração do Museu Planeta Água, em Curitiba. Além de novas e charmosas opções de hospedagens em destinos do Rio de Janeiro, Ceará, Alagoas e São Paulo.

Os parques da Flórida têm destaque nesta edição do guia, assim como o destino Nova York, em matérias assinadas pelo editor-chefe da PANROTAS, Artur Andrade. Mas os parques brasileiros, também. Há novidades nos parques instalados, como nova área temática no Magic City, na Grande São Paulo, e a atração Turbilhados, no Hot Park, em Goiás, mas há também novíssimos parques e atrações.

É o caso do temático Animália Park, na Grande São Paulo, aberto em julho. Em dezembro, a capital paulista também já havia inaugurado sua roda gigante, a Roda Rico. Na região metropolitana de Belo Horizonte, foi aberto o aquático Aquabeat neste ano, enquanto em Martins, no Rio Grande do Norte, foi inaugurado o primeiro parque aquático do Estado, o West Aqua Park. No Sul, Gramado e Canela seguem captando cada vez mais atrações para a Serra Gaúcha, como o parque Vila da Mônica, aberto há um ano, e os mais recentes NBA Park e Space Adventure, deste ano.

No Rio de Janeiro, além da abertura do novo Museu do Flamengo, em agosto, o Estado ganhou há um ano o parque temático Terra dos Dinos, em Miguel Pereira.  Esse é o tema também do mais recente parque inaugurado no País, o Aventura Jurássica, em Balneário Camboriú (SC). Mas esse “título” de mais recente não deve durar muito, porque as aberturas têm acontecido em ritmo intenso. Mas esse é o tema para um próximo post…

“Os dez mais…”

Confesse aqui no blog… Você é ou não fã de rankings? Embora saibamos que muitos rankings têm classificações subjetivas (“As dez cidades mais bonitas da Itália…; “As dez aldeias portuguesas mais autênticas…”; “Dez aventuras imperdíveis em parques dos EUA…”), a verdade é que as publicações que trazem rankings muitas vezes estão entre as mais lidas. Uma curiosidade natural nos move na direção de saber quem são os “dez mais” relacionados aos temas que nos interessam. Por aqui, no caso deste blog, parques e atrações turísticas… Mas, de forma mais abrangente, turismo: destinos, restaurantes, experiências.

Nesta semana, o TripAdvisor divulgou a lista de melhores parque de diversão e aquáticos do mundo, segundo as avaliações do Prêmio Travellers´Choice 2023 – Best of the Best. São pessoas que estiveram nos parques listados e avaliaram a experiência dessa visita. É muito pouco provável que alguma dessas pessoas tenha visitado os 25 parques da lista (no mesmo ano) ou mesmo os dez primeiros desse ranking. Não se trata de uma lista com critérios objetivos que foram observados a cada visita, muito pelo contrário, trata-se da experiência de milhares de visitantes em variados parques em diferentes meses do ano. Isso não desmerece a avaliação dos visitantes e tampouco a elaboração de um ranking com elas, desde que fique claro aos leitores desses rankings os critérios de elaboração.

A princípio, pode causar alguma confusão no leitor notícias como:

“Beto Carrero World é eleito o segundo melhor parque temático do mundo”

“Beach Park é eleito o segundo melhor parque aquático do mundo por premiação do TripAdvisor”

“Pela 2ª vez, Terra Mágica Floribal está entre os melhores parques do mundo”

“Parque aquático de Goiás está entre os 3 melhores da Am. Latina e entre os 10 melhores do mundo”

Todos esses títulos são da mesma fonte de notícias: o ranking elaborado pelo Traveller´s Choice divulgado pelo TripAdvisor. Ao longo da semana, você ainda lerá muitos títulos diferentes, com recortes regionais, referindo-se ao mesmo ranking e, portanto, à mesma notícia. Independentemente do caráter subjetivo do ranking, deixamos aqui registrado o fato de quatro parques brasileiros estarem entre os 25 mais bem avaliados na premiação, liderada pelo espanhol Siam Park, em Tenerife. Beto Carrero World, em segundo lugar, Beach Park, em terceiro, Terra Mágica Florybal, em 13º, e Hot Park, em 18º, merecem reconhecimento pelo feito. Abaixo, a lista com os 10 primeiros colocados:

1 – Siam Park (Tenerife – Espanha)

2 – Beto Carrero Wold (Penha – Brasil)

3 – Beach Park (Aquiraz – Brasil)

4 – Ferrari World Abu Dhabi (Abu Dhabi – Emirados Árabes Unidos)

5 – Waterbom Bali (Kuta – Indonésia)

6 – Le Puy du Fou (Les Epesses – França)

7 – Futuroscope (Chasseneuil-du-Poitou – França)

8 – Pleasure Beach (Blackpool – Reino Unido)

9 – Yas Waterworld Yas Island (Abu Dhabi – Emirados Árabes Unidos)

10 – The Milky Way Adventure Park (Clovelly – Reino Unido)

13 – Terra Mágica Florybal (Canela – Brasil)

18 – Hot Park (Rio Quente – Brasil)

O primeiro parque dos Estados Unidos no ranking aparece na 14ª colocação e é o Silver Dollar City, de Branson, no Missouri. Logo depois dele, em 14º lugar, aparece o Dollywood, em Pigeon Force, no Tenneesse; o 16º é o Universal´s Islands of Adventure, em Orlando, seguido pelo Fun Spot America, em Kissimmee, também na Flórida, na 17ª colocação. Para conferir o ranking que traz apenas os parques dos Estados Unidos, Clique aqui.

Os mais visitados do mundo

A Themed Entertainment Association (TEA) divulgou também neste mês o ranking dos parques mais visitados do mundo. Embora o critério não seja tão subjetivo como pode ser um ranking dos “melhores”, aqui a questão também é polêmica. É que muitos parques não divulgam o número de visitantes que recebem, tornando o trabalho da TEA bastante complicado. Nos casos em que esses números são enviados para a associação, há dados que passam por auditorias, enquanto outros não.

Os parques brasileiros têm sempre destaque no recorte latino-americano do estudo, com o Beto Carrero World, por exemplo, tendo sido o parque temático mais visitado da região no ano passado, tema do último post publicado neste blog. Entre os dez parques aquáticos mais visitados da América Latina, há seis brasileiros e, nesta semana, houve uma mudança no ranking, com a divulgação oficial do número de visitantes do Hot Beach Olímpia, que figurava na oitava colocação. A atualização do número – foram 914 mil visitantes em 2022 – colocou o parque aquático do interior de São Paulo na quarta colocação, atrás dos também brasileiros Thermas dos Laranjais (2º lugar) e Hot Park (3º). Nada mal para um parque que completa seis anos amanhã, 28 de junho. Parabéns!

A TEA atualizou o ranking após o envio dos dados. Para conferir como ficou o novo ranking – afinal, gostamos sim de rankings –, clique aqui.

Beto Carrero é parque temático mais visitado da Am. Latina em 2022

A Themed Entertainment Association (TEA) divulgou ontem (13/6) a 17ª edição de seu ranking anual de parques e museus mais visitados do mundo. Controvérsias à parte, uma vez que muitos dos dados reunidos no estudo são fornecidos voluntariamente pelos parques – sendo alguns auditados e outros não –, o ranking produzido pela TEA serve de referência para entendermos o tamanho do mercado de parques temáticos e aquáticos no mundo todo. Entre as boas notícias que a última edição traz está o fato de muitos dos parques analisados já terem alcançado os números pré-pandemia – com a superação desses resultados em alguns deles, especialmente nos Estados Unidos.

Mas os EUA não estão sozinhos nisso. Aqui no Brasil, o único parque temático que consta na lista dos “top ten” da América Latina, o Beto Carrero World, ocupou em 2022 a liderança nesse ranking. Com 2,37 milhões de visitantes no ano passado, o parque de Santa Catarina superou o número de 2019, quando recebeu 2,24 milhões de pessoas. O segundo lugar nesse ranking é do Six Flags México, que está longe de recuperar os 2,8 milhões de visitantes recebidos em 2019, uma vez que no ano passado estiveram no parque mexicano 1,7 milhão de pessoas.

Beto Carrero World lidera ranking dos parques temáticos mais visitados na América Latina (Foto: Maria Izabel Reigada)

Os 25 maiores parques temáticos do mundo receberam 178,5 milhões de visitantes no ano passado. Em 2021, foram 124,6 milhões e, em 2019, antes da pandemia, 253,7 milhões. O Magic Kingdom, nos EUA, era líder em 2019 e manteve a primeira colocação em visitação no ano passado, ao receber 17,1 milhões de pessoas. Em 2019, o parque da Flórida foi visitado por 20,9 milhões de pessoas. A lista dos 25 mais visitados do mundo tem seis parques da Flórida e três da Califórnia, totalizando nove parques temáticos dos Estados Unidos, quatro parques do Japão e quatro da China, dois na França, na Coreia do Sul e em Hong Kong, um parque na Alemanha e outro na Holanda.

No Brasil, o mercado de parques e atrações turísticas conta com 89 milhões de visitantes anuais, segundo o estudo “Parques, atrações turísticas e entretenimento no Brasil – Panorama Setorial e novos investimentos”, lançado em março durante o SINDEPAT Summit. O estudo brasileiro mostra ainda expectativa de aumento de visitantes de 18% ao longo deste ano, entre dados de investimentos e perfil dos visitantes. O estudo está disponível para download no site do SINDEPAT.

Destaque para os parques aquáticos

Se na lista de temáticos o Beto Carrero World é o único brasileiro entre os dez parques mais visitados da América Latina, quando o foco muda para os parques aquáticos, o Brasil ocupa seis das dez colocações. Ao todo, 9,8 milhões de pessoas visitaram parques aquáticos na América Latina no ano passado, contra sete milhões de visitantes em 2021. O mais visitado da região, no entanto, é o Bahamas Aquaventure, em Nassau, que recebeu 1,75 milhão de pessoas no ano passado. Em segundo lugar aparece o brasileiro Thermas dos Laranjais, em Olímpia (SP), com 1,72 milhão de visitantes em 2022.

O Hot Park, em Goiás, é o terceiro colocado, com 1,4 milhão de visitantes no ano passado, mesmo número de 2019. O ranking traz ainda o Beach Park, no Ceará, e os parques do Estado de São Paulo: Thermas Water Park, Hot Beach e Magic City, mostrando que os destinos menos dependentes do turismo internacional e que podem se beneficiar do turismo rodoviário seguem em alta.

Listagem do ranking, à esquerda, considera número de visitantes em 2019.
Na terceira coluna, o número de visitantes no ano passado mostra o ranking de 2022 (Reprodução TEA/AECOM 2022)

Os museus

Os museus mostram a recuperação mais lenta – dado já percebido no ranking TEA de 2021. Das 105,4 milhões de visitas realizadas a museus em 2019, somente metade delas foram feitas no ano passado: 55 milhões. O Museu do Louvre, em Paris, lidera o ranking de 2022, com 7,7 milhões de visitantes, total que em 2019 era de 9,6 milhões. Segundo colocado no ranking em 2019, o Museu Nacional da China, em Beijing, recebeu 7,3 milhões de visitantes em 2019, mas somente 1,6 milhão no ano passado. A China viveu longos períodos de lockdown no ano passado, por conta de variantes dos vírus de Covid-19, com prejuízos aos parques, muitos deles com menos visitantes no ano passado que em 2021.

2022

Para a TEA, 2022 será lembrado pelos parques temáticos, aquáticos e museus de todo o mundo como o ano do relaxamento das restrições causadas pela pandemia e da alta demanda de experiências fora de casa – com destaque para as viagens e passeios – e a volta da “sensação de normalidade”, segundo diz o estudo. “2002 provou que as pessoas querem viver experiências com as famílias e amigos, o que pode ser percebido ao longo de todo o ano por muitos players da indústria”, aponta. Para ler o estudo completo, acesse: https://acrobat.adobe.com/link/review?uri=urn:aaid:scds:US:bcfc7503-92ff-3bfa-8938-93c321fe6008

Capa da 17a edição do estudo realizado pela TEA/AECOM

Novas atrações diversificam ainda mais oferta de parques na Serra Gaúcha

Space Adventure foi inaugurado em Canela (RS) na semana passada (Foto: Divulgação)

Na terça-feira, dia 10, foi inaugurada em Canela (RS) a Space Adventure, nova atração turística da cidade, com investimento de R$ 40 milhões do Grupo Oceanic. A atração leva para a Serra Gaúcha um mix de exposição e experiência imersiva, com simuladores e itens originais da Nasa, diante da temática da exploração espacial. No mês passado, a vizinha Gramado ganhou o maior parque da NBA na América Latina, o NBA Park. Ambos são novos “ingredientes” na diversidade de atrativos da região – que tem parques temáticos, aquáticos, naturais, atrações ligadas ao chocolate, ao Natal, a carros antigos, à magia, museu de cera etc.

Há quem diga que a região perde “autenticidade” ao tornar-se endereço de tão diversa oferta de atrativos turísticos. É essa diversidade, no entanto, que consegue manter o destino cada vez mais atraente para novos públicos. Na imensa variedade de atrativos que a região da Serra Gaúche reúne hoje, há opções para famílias de todos os perfis e gerações. Cada abertura, cada nova atração move a economia local, gera empregos, atrai visitantes e amplia a permanência dos que já estão lá. A Serra Gaúcha transformou-se nas últimas duas décadas, deixando de ser um tradicional destino de inverno, malhas e gastronomia para tornar-se um completo destino turístico, com visitas que ocorrem durante todo o ano. Os eventos, como o Natal Luz e a Páscoa, completam isso, sem dúvida!  

As recentes aberturas fazem parte dos 63 investimentos apontados pelo estudo “Parques, Atrações Turísticas e Entretenimento – Panorama Setorial e novos investimentos”, realizado pelo SINDEPAT e pela Adibra e lançado em março, no SINDEPAT Summit. O estudo mostra que dos 63 novos parques e atrações mapeados, que somam investimentos de R$ 9,6 bilhões no Brasil, 31 serão abertos ainda neste ano. E eles já estão aparecendo…

Em Canela, a Space Adventure reúne em quatro mil metros quadrados uma das maiores coleções de artefatos originais da agência americana de exploração espacial, com itens dos projetos Mercury, Gemini e Apollo. A capacidade é de quatro mil visitantes/dia. Tem ainda planetário, cinema 6D e simuladores e, em evento pré-inauguração, contou com a presença do astronauta Charles Duke, um dos 12 homens que já esteve na Lua. “John Young foi meu comandante e um dos trajes que ele usou na missão Apollo está aqui”, comentou ele sobre uma das peças originais dispostas na atração.

Além dos investimentos em novos projetos, como o Space Adventure e o NBA Park, os parques e atrações turísticas fazem constantes reinvestimentos. As inovações são fundamentais para garantir o retorno dos visitantes, cada vez mais ávidos por novidades. Um dos pioneiros de Canela, o parque Mundo a Vapor, é um exemplo disso, com investimentos de R$ 50 milhões anunciados na instalação de novas atrações, entre elas uma roda-gigante.

Juntos, os parques e atrações entrevistados para o Panorama Setorial do segmento apontaram investimentos de R$ 3,7 bilhões nos próximos anos. Somados aos R$ 9,6 bilhões em novos projetos, o total de investimentos em parques e atrações é superior a R$ 13 bilhões. Indutoras do desenvolvimento turístico, são as atrações que garantem a ocupação dos hotéis, dos restaurantes e a movimentação no comércio local, em muitos casos. Gramado, por exemplo, tem 86% de sua arrecadação assegurada pelo turismo. Não à toa a cidade cuida bem de seus visitantes… e também dos investidores!

Em tempo: o site da Space Adventure é o spaceadventure.com.br e a nova atração está no Instagram como @spaceadventurebr. O site do NBA Park é www.nbaparkgramado.com.br.

O evento dos parques e atrações do Brasil

Na semana passada, o SINDEPAT realizou, em Brasília, dias 22 e 23, a melhor edição do SINDEPAT Summit, consagrando o encontro anual como “o evento dos parques e atrações do Brasil”. Foi apenas a quarta edição do evento, mas já demonstrou, para além da organização e da riqueza e diversidade de conteúdos na plenária, uma excelente audiência.

Sobre os conteúdos, o Summit apostou na apresentação de cases, que ilustram a realidade dos parques e atrações e permitem, assim, vislumbrar oportunidades e aprender das experiências já praticadas. Foram cases com diferentes pegadas, como a ambiental, apresentada pelo Grupo Cataratas, Beach Park e Parque Vila Velha, com excelentes práticas ESG – sigla que certamente estará presente em futuras edições do Summit. Mas houve cases de novos parques/atrações, como o ViaNova, montado no Riocentro, no Rio de Janeiro, no ano passado, e as transformações do Zoo São Paulo, na capital paulista, e do Parque Capivari, em Campos do Jordão (SP), após as concessões.

O debate sobre a força do entretenimento no desenvolvimento dos destinos abriu a plenária desta edição do Summit, enquanto as oportunidades em ativos naturais, em um painel, e ativos históricos e culturais, em outro, reuniram no palco representantes do Ministério do Turismo, do BNDES e da iniciativa privada, com a rica apresentação do diretor da rede portuguesa Vila Galé no Brasil em um deles. A importância do storytelling para as atrações – alguém duvida? – também foi destacada, assim como a relevância da gestão da reputação e da imagem da empresa e seus colaboradores. O Chat GPT e outros modelos de inteligência artificial também foram apresentados nesta edição do Summit, levando reflexões à audiência do evento.

20 anos

E, comemorativa como foi a edição do Summit no ano em que o SINDEPAT celebra seu 20º aniversário, houve parabéns e presentes. Entre os “presentes”, o primeiro estudo sobre o mercado de parques, atrações e entretenimento no Brasil, realizado em parceria com a Adibra e produzido pela empresa Noctua. Nele, podemos observar que os parques e atrações representam, no Brasil, mercado de 89 milhões de visitantes anuais e com investimentos previstos, para os próximos três anos, de mais de R$ 13 bilhões. E ainda há muito para crescer…

Outro “presente” foi o lançamento do livro SINDEPAT, 20 anos de atuação no setor de parques e atrações turísticas no Brasil. Mais que contar a história dessas últimas duas décadas, o livro escrito pelo jornalista Luiz Sales, que já foi editor da PANROTAS, trouxe a história do entretenimento desde seu início, apresentando os primeiros empreendimentos, o começo da comercialização do lazer e a profissionalização do setor. Para completar, o Summit foi o palco do lançamento do primeiro curso de pós-graduação em Gestão de Parques e Atrativos Turísticos, outra parceria com a Adibra, desta vez com o apoio da Universidade Caxias do Sul.

Em Brasília

Realizado em Brasília, o Summit mostrou força política, ao contar com a ministra do Turismo em sua abertura, e reunindo mais de uma dezena de parlamentares no café da manhã institucional que realizou junto à Adibra, Resorts Brasil e FOHB, para apresentar as pautas prioritárias para o setor. Na Área de Exposição e nos showcases, 27 empresas fornecedoras mostraram novidades em produtos e serviços para o setor – mas há espaço para crescer, especialmente. Importantes fornecedores internacionais não estiveram presentes em razão de uma agenda apertada de eventos mundo afora – muito ainda em consequência do represamento provocado pela pandemia. Nacionalmente, o mercado fornecedor compareceu e mostra-se em pleno desenvolvimento e expansão, assim como o próprio setor de parques e atrações.

Mas, antes de terminar, quero falar novamente da audiência deste último SINDEPAT Summit. Foram mais de 300 participantes, todos profissionais da operação de parques e atrações turísticas, fornecedores dessa cadeia ou investidores em potencial. Uma audiência que aplaudiu vários painéis do Summit, mas que bem poderia ter representantes no palco do evento, apresentando cases, ensinando, compartilhando os muitos desafios que o setor ainda enfrenta, nos âmbitos local e nacional. Para essa audiência, deixo aqui, o meu aplauso.

Em tempo – Como responsável pela Comunicação do SINDEPAT, esta visão é totalmente parcial, mas nem por isso menos sincera. Deixo aqui o convite para saberem mais sobre o evento aqui mesmo, no PANROTAS, clicando aqui: www.panrotas.com.br/tudo-sobre/sindepat. Boa leitura!