O evento dos parques e atrações do Brasil

Na semana passada, o SINDEPAT realizou, em Brasília, dias 22 e 23, a melhor edição do SINDEPAT Summit, consagrando o encontro anual como “o evento dos parques e atrações do Brasil”. Foi apenas a quarta edição do evento, mas já demonstrou, para além da organização e da riqueza e diversidade de conteúdos na plenária, uma excelente audiência.

Sobre os conteúdos, o Summit apostou na apresentação de cases, que ilustram a realidade dos parques e atrações e permitem, assim, vislumbrar oportunidades e aprender das experiências já praticadas. Foram cases com diferentes pegadas, como a ambiental, apresentada pelo Grupo Cataratas, Beach Park e Parque Vila Velha, com excelentes práticas ESG – sigla que certamente estará presente em futuras edições do Summit. Mas houve cases de novos parques/atrações, como o ViaNova, montado no Riocentro, no Rio de Janeiro, no ano passado, e as transformações do Zoo São Paulo, na capital paulista, e do Parque Capivari, em Campos do Jordão (SP), após as concessões.

O debate sobre a força do entretenimento no desenvolvimento dos destinos abriu a plenária desta edição do Summit, enquanto as oportunidades em ativos naturais, em um painel, e ativos históricos e culturais, em outro, reuniram no palco representantes do Ministério do Turismo, do BNDES e da iniciativa privada, com a rica apresentação do diretor da rede portuguesa Vila Galé no Brasil em um deles. A importância do storytelling para as atrações – alguém duvida? – também foi destacada, assim como a relevância da gestão da reputação e da imagem da empresa e seus colaboradores. O Chat GPT e outros modelos de inteligência artificial também foram apresentados nesta edição do Summit, levando reflexões à audiência do evento.

20 anos

E, comemorativa como foi a edição do Summit no ano em que o SINDEPAT celebra seu 20º aniversário, houve parabéns e presentes. Entre os “presentes”, o primeiro estudo sobre o mercado de parques, atrações e entretenimento no Brasil, realizado em parceria com a Adibra e produzido pela empresa Noctua. Nele, podemos observar que os parques e atrações representam, no Brasil, mercado de 89 milhões de visitantes anuais e com investimentos previstos, para os próximos três anos, de mais de R$ 13 bilhões. E ainda há muito para crescer…

Outro “presente” foi o lançamento do livro SINDEPAT, 20 anos de atuação no setor de parques e atrações turísticas no Brasil. Mais que contar a história dessas últimas duas décadas, o livro escrito pelo jornalista Luiz Sales, que já foi editor da PANROTAS, trouxe a história do entretenimento desde seu início, apresentando os primeiros empreendimentos, o começo da comercialização do lazer e a profissionalização do setor. Para completar, o Summit foi o palco do lançamento do primeiro curso de pós-graduação em Gestão de Parques e Atrativos Turísticos, outra parceria com a Adibra, desta vez com o apoio da Universidade Caxias do Sul.

Em Brasília

Realizado em Brasília, o Summit mostrou força política, ao contar com a ministra do Turismo em sua abertura, e reunindo mais de uma dezena de parlamentares no café da manhã institucional que realizou junto à Adibra, Resorts Brasil e FOHB, para apresentar as pautas prioritárias para o setor. Na Área de Exposição e nos showcases, 27 empresas fornecedoras mostraram novidades em produtos e serviços para o setor – mas há espaço para crescer, especialmente. Importantes fornecedores internacionais não estiveram presentes em razão de uma agenda apertada de eventos mundo afora – muito ainda em consequência do represamento provocado pela pandemia. Nacionalmente, o mercado fornecedor compareceu e mostra-se em pleno desenvolvimento e expansão, assim como o próprio setor de parques e atrações.

Mas, antes de terminar, quero falar novamente da audiência deste último SINDEPAT Summit. Foram mais de 300 participantes, todos profissionais da operação de parques e atrações turísticas, fornecedores dessa cadeia ou investidores em potencial. Uma audiência que aplaudiu vários painéis do Summit, mas que bem poderia ter representantes no palco do evento, apresentando cases, ensinando, compartilhando os muitos desafios que o setor ainda enfrenta, nos âmbitos local e nacional. Para essa audiência, deixo aqui, o meu aplauso.

Em tempo – Como responsável pela Comunicação do SINDEPAT, esta visão é totalmente parcial, mas nem por isso menos sincera. Deixo aqui o convite para saberem mais sobre o evento aqui mesmo, no PANROTAS, clicando aqui: www.panrotas.com.br/tudo-sobre/sindepat. Boa leitura!  

A tirolesa do rio

Anunciada no ano passado, a tirolesa do Parque Bondinho Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro, começou a ser construída e a promessa é de entrega da nova atração turística carioca no início do segundo semestre. Serão 755 metros de “voo”, partindo de 395 metros de altitude, entre o Pão de Açúcar e o Morro da Urca. Içados por cabos, em descida de aproximadamente 50 segundos, os visitantes poderão atingir a velocidade de 100 km/h e, ao desembarcar, depois de recuperar o fôlego, certamente vão contar a muitos sobre a experiência de voar sobre um dos mais famosos cartões-postais de todo o mundo.

O Parque Bondinho Pão de Açúcar, que já arranca suspiros de seus visitantes, com as vistas espetaculares que oferece de cada um de seus mirantes, vai fazer esses mesmos visitantes – ao menos os mais valentes – gritarem no minuto de duração da descida em sua tirolesa. Aos 110 anos, o parque inova no que parecia uma experiência completa, afinal, além dos próprios bondinhos e suas estações repletas de mirantes, oferece passeio de helicóptero, trilha pela Mata Atlântica, diversificadas opções gastronômicas e eventos com culturais e concertos. Agora, no meio do ano, haverá também a tirolesa.

Aviso publicado no site do Parque Bondinho Pão de Açúcar, sobre o início das obras da tirolesa; abertura está prevista para o segundo semestre

Mais que a “Tirolesa do Bondinho”, a nova atração deve virar a “Tirolesa do Rio”, tendo tudo para se tornar uma das experiências mais desejadas pelos visitantes da capital fluminense. Há críticas, naturalmente. Em entrevista ao jornal O Globo, o CEO do Parque Bondinho, Sandro Fernandes, assegurou que todas as licenças foram obtidas junto a órgãos como o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), com os impactos da nova atração bem estudados e debatidos.

O presidente da Associação Carioca de Turismo de Aventura (ACTA), Fábio Nascimento, que é montanhista e membro do Conselho Consultivo do Monumento Natural dos Morros do Pão de Açúcar e Urca (Consemona), participou da apresentação do projeto no ano passado e, em artigo, demonstrou todo seu otimismo com a nova atração. “O Pão de Açúcar é um dos símbolos do Rio e do Brasil, reconhecido em todo o planeta e visitado por 1,6 milhão de pessoas em 2022. A Tirolesa do Pão de Açúcar (eu diria Tirolesa do Rio), voando sobre o Monumento Natural dos Morros do Pão de Açúcar e Urca, a unidade de conservação mais visitada da cidade e uma das mais visitadas do país, será um marco do turismo de aventura no Rio e no Brasil.”

Afinal, como será?

Segundo o CEO do Parque Bondinho, a tirolesa tem investimento de R$ 50 milhões e terá quatro vias de descida paralelas, com partidas e chegadas em plataformas próximas às estações do teleférico. Os cabos serão quase imperceptíveis na panorâmica do Rio, com 15 milímetros de diâmetro. Os visitantes terão explicações sobre o Pão de Açúcar e orientações de segurança antes do preparo para a descida, com capacete que inclui proteção facial e acústica.

Objetivos soltos, como chinelos, celulares ou óculos, serão recolhidos em mochila acoplada à cadeirinha da tirolesa. Em tecido resistente, a cadeirinha será presa com equipamentos aos cabos da tirolesa e um sistema eletrônico-digital com sensores jamais permitirá que uma pessoa parta da rampa no Pão de Açúcar enquanto a que desceu anteriormente não tiver saído da via. A capacidade da tirolesa será de 100 pessoas por hora.

E aí, animou? Conta pra gente aqui nos comentários se você é do time que vai encarar a nova atração! Eu vou!

Balneário Camboriú (SC) e a fama de “Dubai brasileira”

Tradicional destino de praia dos argentinos nas décadas de 1980, 90 e no início dos anos 2000, Balneário Camboriú, em Santa Catarina, tem muitos registros desses visitantes – em nomes de restaurantes, condomínios residenciais e no sotaque que se escuta em suas areias –, mas a cidade deixou para trás sua fama de “balneário”, construindo aceleradamente seu lugar entre os destinos brasileiros com maior diversidade de atrativos. E são as “construções” que têm levado o destino a ser conhecido como a “Dubai brasileira”.

A comparação é exagerada, mas justificada. Balneário Camboriú tem hoje sua orla pontuada pelos maiores arranha-céus do Brasil, entre eles o mais alto da América Latina, a One Tower, edifício residencial com 290 metros. Para acompanhar o gigantismo das construções à beira-mar, a própria orla da Praia Central da cidade precisou ser remodelada. A obra de alargamento que ampliou a faixa de areia da praia de 25 metros, em média, para 70 metros durou cerca de nove meses e removeu 2,2 milhões de metros cúbicos de areia do fundo do mar para preencher os 5,8 quilômetros de extensão da Praia Central, sendo entregue em dezembro de 2021.

Faixa de areia da Praia Central foi ampliada de 25 metros para cerca de 70 metros, em média (Foto: Maria Izabel Reigada)

Nova praia, novos e gigantescos edifícios e novidades na área de atrações e entretenimento a cada ano são os ingredientes da receita que fazem a cidade catarinense ser comparada a Dubai. Desde a inauguração do Parque Unipraias, em 1999, sistema de bondinhos aéreos com duas estações, conectando a Barra Sul da Praia Central à Praia das Laranjeiras – e com atrações na estação intermediária, como mirantes, área gastronômica, atrações para crianças e tirolesa –, a cidade ganha constantemente novidades.

Antes dele, o Barco Pirata, dos anos 1980, já fazia sucesso e, desde o início de suas operações, o Píer da Barra Sul de Camboriú vem ganhando novas embarcações. A mais recente é o Galeão Santa Trindade, maior barco temático de madeira do Brasil, que começou a navegar neste verão. Com capacidade para 600 passageiros, o barco recebeu investimentos de R$ 5 milhões para se tornar a sexta embarcação na frota da empresa Barco Pirata.

Investimentos recentes

Entre as recentes atrações da cidade estão o Oceanic Aquarium, aberto em dezembro de 2019, com 3,5 mil metros quadrados de área onde estão 25 recintos que abrigam 130 espécies, a roda-gigante FG Big Wheel, aberta um ano depois, o Classic Car Show, ou Museu do Automóvel, também de dezembro de 2020, e o Aventura Pirata, atração interativa com storytelling inspirado nas lendas piratas, inaugurado em janeiro de 2022.  

Neste mês, foi a vez do Grupo Dreams fazer sua estreia em Balneário Camboriú com a inauguração da Selfie Experience, no último dia 10. A atração recebeu investimentos de R$ 10 milhões e reúne 40 cenários instagramáveis. Gaúcho, o Grupo Dreams tem 25 atrações em Gramado (RS), Foz do Iguaçu (PR) e Olímpia (SP), chegando agora a seu primeiro destino em Santa Catarina.

Investimentos públicos somam-se aos privados. Além da obra de ampliação da Praia Central, com custo de cerca de R$ 70 milhões, a prefeitura inaugurou em 2016 a Passarela da Barra, já transformada em cartão-postal da cidade. Com 190 metros de comprimento, a passarela sobre o rio Camboriú une a Barra Sul ao Bairro da Lagoa. São 57 metros de altura, o equivalente a um edifício de 22 andares, e vão livre de 114 metros. A visitação é gratuita e seus elevadores funcionam durante as 24 horas.

Investimentos futuros

Mas há mais por vir… No próximo ano, em comemoração ao 25º aniversário do Unipraias, será inaugurada a Super Giro Tower, torre giratória de observação para 50 passageiros que está sendo construída na Estação Mata Atlântica, a altitude de 300 metros. O Grupo Tedesco, idealizador do Parque Unipraias, tem projeto ainda para o Multiparque, também na cidade. O projeto inclui parque temático, aquático e parque verde, em área próxima à Praia do Estaleirinho, com acesso pela BR-101. São 160 mil metros quadrados e investimento previsto de R$ 150 milhões.

A 80 quilômetros de Florianópolis e 40 km de Penha, endereço do Beto Carrero World (e tema de um dos próximos posts), Balneário Camboriú reinventou-se neste século, ao aliar à sua vocação natural de destino de sol e mar o setor de parques e atrações turísticas. Com eles, dribla a sazonalidade e vai se firmando como um dos destinos turísticos obrigatórios do Brasil.

Conquistas e desafios

Em semana marcada pelas retrospectivas, afinal, é a última de 2022, quero escrever sobre o que considero uma conquista do setor de parques e atrações, além de, ao mesmo tempo, ser uma esperança na construção de um futuro melhor.

No final do mês passado, o SINDEPAT (Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas) e a Adibra (Associação Brasileira de Parques e Atrações), associações parceiras, que compartilham alguns associados e muitos planos, concretizaram um projeto debatido há algum tempo: a criação de um Comitê de Sustentabilidade das duas associações. No último dia de novembro, o comitê teve sua primeira reunião, virtual, com a apresentação de três cases.

O objetivo é compartilhar boas práticas, trocar informações e experiências entre os associados relacionadas a questões ambientais, sociais e de governança, a tão utilizada sigla ESG (das palavras em inglês). Como norte, as associações utilizam os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da Organização das Nações Unidas (ONU). Assim, a primeira reunião tratou da gestão de resíduos sólidos, enquanto reuniões futuras abordarão a gestão da água, a conservação da biodiversidade, as mudanças climáticas, a gestão de fornecedores, a interação com a comunidade e o relacionamento social, a inclusão, entre outras.

São temáticas abrangentes e cada parques ou atração turística pode estar mais avançado em uma delas, enquanto seu par em outro Estado desenvolve outras. O objetivo do Comitê é justamente compartilhar as experiências bem-sucedidas, para replicá-las nas diferentes e contrastantes, muitas vezes, realidades deste vasto Brasil.

Na primeira reunião, foram apresentados os cases do Parque Vila Velha, no Paraná, e do Beach Park, no Ceará, além das políticas de resíduos sólidos do Grupo Cataratas, gestor de empreendimentos no Rio de Janeiro, como o AquaRio, o Paineiras-Corcovado e o BioParque do Rio, além da EcoNoronha, em Fernando de Noronha (PE), e do Parque Nacional do Iguaçu e Marco das Três Fronteiras, em Foz do Iguaçu (PR). A audiência questionou, compartilhou contatos e apresentou os desafios que encontram regionalmente. Os cases chegaram a emocionar a plateia, diante das significativas conquistas.

O Beach Park, por exemplo, conseguiu criar a partir das boias plásticas descartadas chinelos que são hoje comercializados dentro do parque, envolvendo a comunidade local na confecção e com renda revertida para o próprio projeto. No Grupo Cataratas, a implantação de políticas de resíduos sólidos consistentes nos parques e atrações são dos casos mais bem-sucedidos do setor. Entre os projetos destacados, o viveiro de mudas nativas da EcoNoronha e o programa socioambiental do Paineiras-Corcovado são modelos. O Parque Vila Velha, em Ponta Grossa, conquistou o selo Aterro Zero, que garante que todos os resíduos gerados na operação tenham destino correto, sem que qualquer grama de lixo seja direcionado a aterros.

Foi somente a primeira reunião, mas extremamente rica na troca de conteúdo. O Comitê volta a se reunir em 2023 e a expectativa é de que, a cada nova abordagem, mais parques e atrações apresentem suas contribuições. O objetivo maior, claro, é que nas reuniões futuras os parques/atrações que nesta primeira reunião compartilharam angústias e desafios mostrem o sucesso das ações implantadas. É para isso que o Comitê foi criado. Parabéns às associações, aos associados que já compartilharam experiências e deixo como desejo de ano novo que cada vez mais o assunto entre nas pautas de prioridades, não somente de parques e atrações, mas de toda indústria do Turismo. Que o próximo ano traga robustos avanços! Feliz 2023!

O Destino Foz do Iguaçu e os 11 anos do #CataratasDay

Hoje, quando se comemoram 11 anos da inclusão das Cataratas do Iguaçu na lista das 7 Maravilhas Mundiais da Natureza, movimento internacional que elegeu os sete mais lindos monumentos naturais do mundo, quero falar de Foz do Iguaçu. Quando um destino começa a receber investimentos em parques e atrações turísticas, vemos frequentemente a comparação com Orlando, na Flórida, capital mundial dos parques temáticos. “Olha, aí vem a ‘Orlando’ brasileira…”, dizem autoridades e publicações.

Quando pensamos no turismo internacional, talvez Foz do Iguaçu seja o destino brasileiro com maior vocação para isso. Não para ser a “Orlando” brasileira, mas para atrair turistas de todo o planeta. Em 2019, antes da pandemia, o Parque Nacional do Iguaçu recebeu pela primeira vez desde sua criação mais de dois milhões de visitantes: foram 2.020.358. Esse número ainda não foi recuperado, com previsão de chegar a 1,4 milhão de visitantes neste ano, em um claro reflexo da lenta recuperação do turismo internacional no cenário pós-pandemia.

Crédito: Parque Nacional do Iguaçu

Mas Foz do Iguaçu vai muito além de suas magníficas Cataratas. A maior obra de engenharia do Brasil, a construção da Hidrelétrica de Itaipu, é outro atrativo turístico desde antes de sua inauguração. Inaugurada oficialmente em maio de 1984, a usina de Itaipu recebeu sua primeira visita turística oficial em abril de 1976! Em uma época em que o Turismo não era visto como pauta econômica, o gigantismo da construção brasileira já atraia curiosos. Hoje, com a divisão Turismo Itaipu, a visitação é ordenada e, além dos circuitos tradicionais, inclui ainda cicloturismo e o Refúgio Biológico Bela Vista, um zoológico com espécies da região. De 1977 a 2020, Itaipu recebeu mais de 24 milhões de visitantes de 209 países. Em 2019, foram mais de um milhão de visitantes, considerando os lados brasileiro e paraguaio.

Apesar da lentidão na recuperação dos turistas estrangeiros, Foz do Iguaçu ganhou novos atrativos nesses últimos dois anos e muitos investimentos. No próprio Parque Nacional do Iguaçu, concessionado no primeiro semestre, o Grupo Cataratas deverá investir R$ 500 milhões em infraestrutura, com potencial de duplicação do número de visitantes pré-pandemia. Em dezembro de 2018, foi inaugurado seu primeiro parque aquático, o Blue Park Foz, que no mês passado concluiu sua terceira fase de ampliação, com investimentos de R$ 128 milhões.

No ano passado, foi inaugurada a roda gigante do destino, a Yup Star Foz, investimento de R$ 200 milhões e, no mesmo ano, começaram as obras do aquário de Foz do Iguaçu, o AquaFoz, com previsão de construção de 24 meses, devendo ser inaugurado em 2023. São mais R$ 100 milhões em investimentos do Grupo Cataratas, proprietário também do AquaRio, no Rio de Janeiro, que constrói o aquário na entrada do Parque Nacional do Iguaçu.

E falamos apenas dos atrativos mais recentes… O Grupo Dreams abriu sua primeira atração na cidade em 2014, com a instalação do Museu de Cera. Depois dele, vieram outras cinco: Maravilhas do Mundo, Vale dos Dinossauros, Dino Adventure, Dreams Ice Bar e Dreams Motor Show. Apesar da pandemia, o turismo doméstico aquecido justifica os próximos investimentos do grupo, que anunciou a construção de um duty free e mais duas atrações temáticas, somando R$ 70 milhões nos próximos dois anos.

O Marco das Três Fronteiras é mais uma das opções turísticas da cidade, com um complexo de gastronomia e entretenimento que justifica a visita à tríplice fronteira. Se olharmos para os vizinhos, atrações como o lado argentino das Cataratas, o Casino Iguazú e o Duty Free Puerto Iguazú são outros atrativos para ampliar a permanência na região, além da caótica, mas curiosa, Ciudad del Este, no lado Paraguai. Com o Paraguai, a breve inauguração da Ponte da Integração dará ainda um novo cartão postal de Foz do Iguaçu. E há mais atrativos, já em funcionamento ou em fase de projeto.

Diante disso tudo, talvez caiba uma reflexão… Em vez de Orlando brasileira, quem sabe os outros destinos não gostariam de almejar uma “Foz do Iguaçu francesa, mexicana, chinesa…”. As Cataratas, no entanto, são únicas.

Ranking mostra resiliência do setor

Realizado anualmente pela Themed Entertainment Association (TEA), o ranking dos parques e museus mais visitados do mundo manteve na edição deste ano, que traz os números de 2021, a colocação obtida pelos empreendimentos em 2019, uma vez que as políticas restritivas impostas pela pandemia tiveram diferentes impactos regionais e nacionais. Questionado muitas vezes por contar com números fornecidos pelos próprios parques e museus – alguns auditados, outros não –, o relatório deste ano, mais do que destacar os rankings, enfatiza a resiliência do setor.

Em todo o mundo, quando abertos, os parques voltaram a ser visitados. Os 25 maiores parques temáticos do planeta em visitação – distribuídos entre EUA, Japão, China, França, Coreia do Sul, Alemanha e Holanda – receberam 141,3 milhões de visitantes no ano passado, contra os 83,2 milhões registrados em 2020, quando teve início a pandemia. Os visitantes de 2021 representam 56% do total pré-pandemia. No recorte latino-americano, a recuperação é de apenas 44%, uma vez que dois dos dez primeiros colocados entre os mais visitados, ambos mexicanos, estiveram fechados durante todo o ano de 2021.

Único parque brasileiro na lista dos dez mais visitados entre os temáticos latino-americanos, o Beto Carrero World, de Santa Catarina, mostrou recuperação mais forte que a média regional, com aumento de 51% nos visitantes entre 2020 e 2021, quando recebeu 1,89 milhão de pessoas. Em 2019, esse número foi de 2,2 milhões de visitantes. Os dez primeiros colocados recuperaram 44% da visitação pré-pandemia no ano passado.

Beto Carrero World, em Penha (SC)

Os aquáticos

Na lista de parques aquáticos, o Brasil é mais presente, com seis empreendimentos entre os dez mais visitados da América Latina. Entre eles, o aumento na visitação foi de 74% entre 2020 e 2021, quando sete milhões de pessoas estiveram nos dez parques. A recuperação em relação a 2019, quando se alcançou 10,2 milhões de visitantes, é de 68%, muito próxima da recuperação dos parques aquáticos da América do Norte, que chegou a 70%. Na Ásia/Pacífico, a visitação em 2021 foi de apenas 54% do total pré-pandemia, enquanto o combinado de Europa/Oriente Médio/África mostrou recuperação mais lenta, com 2021 registrando apenas 48% dos visitantes de 2019. A sazonalidade aparece como um dos principais responsáveis, além do impacto da variante Omicron da Covid-19 na região, no início do ano passado.

Entre os parques aquáticos brasileiros, o crescimento do Hot Beach Olímpia, no interior de São Paulo, é um dos destaques. O parque aumentou em 144% o número de visitantes entre 2020 e 21, chegando a 594 mil pessoas. Em 2019, antes da pandemia, o total foi de 608 mil visitantes. Primeiro colocado no ranking, o Thermas dos Laranjais, também em Olímpia, recebeu 922 mil visitantes em 2020 e 1,1 milhão no ano passado. Em 2019, segundo o estudo, foram 1,8 milhão de pessoas. A lista traz ainda entre os mais visitados o Hot Park (GO), o Beach Park (CE), o Magic City (SP) e o Thermas Water Park (SP). Pelos dados, é possível perceber uma recuperação mais rápida entre aqueles empreendimentos que se beneficiam do turismo rodoviário, caso dos parques de São Paulo, pela proximidade com os grandes mercados consumidores.

Os museus

Os museus devem demorar mais a se recuperar, segundo o estudo, em parte por serem atrações fechadas, na maioria das vezes, e também pela maior dependência do turismo internacional, em muitos casos. A visitação em 2021 representou apenas 29% dos níveis pré-pandemia. O Museu do Louvre, em Paris, primeiro colocado no ranking, com 9,6 milhões de visitantes em 2019, recebeu 2,8 milhões no ano passado, número que foi apenas 5% superior ao total de visitantes em 2021. O Tate Modern e a National Gallery, de Londres, que ocupam respectivamente a sexta e sétima posições no ranking, registraram redução no número de visitantes no ano passado, em relação a 2020. Os Museus do Vaticano, terceiro colocado no ranking, recebeu no ano passado 1,6 milhão de visitantes, contra os 7,3 milhões de 2019.

Para ler o relatório completo, clique aqui.

Zoo Sp inaugura seu primeiro habitat interpretativo

O Zoo de São Paulo, na zona sul da capital paulista, inaugurou seu primeiro habitat interpretativo para espécies. É a primeira entrega do amplo projeto de melhorias e readequações que serão realizadas no zoológico, após a concessão realizada no ano passado, que prevê investimentos de R$ 417 milhões, sendo R$ 320 milhões nos primeiros cinco anos, nos três equipamentos concessionados para a Reserva Paulista: o zoológico, o Zoo Safari e o Jardim Botânico.

A Reserva Paulista assumiu no início de dezembro a gestão dos três parques e, de início, realizou obras de infraestrutura consideradas emergenciais, como melhorias nos banheiros, bebedouros e bancos, no piso de alguns recintos, como o dos elefantes, além de colocar no ar a plataforma de venda on-line de ingressos, novidade nos equipamentos.

Agora, com a inauguração do Espaço Xochimilco, ambiente dos curiosos axolotes, as salamandras mexicanas, o zoológico abriu sua primeira área interpretativa, com foco na imersão com interação, aspectos educativos e, naturalmente, a contemplação dos animais. “São essas três imersões que queremos proporcionar aos nossos visitantes. Ambientes com interação, informações e a exposição das espécies, para uma experiência memorável, muito além da contemplação”, explica o diretor de Projetos do Reserva, Celso Grion.

Espaço Xochimilco é dividido em três ambientes; no primeiro, visitantes conhecem mais sobre origem e habitat natural dos anfíbios

Formado por três salas, o Xochimilco tem seu nome retirado do lago da Cidade do México em que vivem os axolotes. O novo espaço oferece informações importantes sobre o habitat natural desses anfíbios e sua importância na mitologia mexicana. No primeiro ambiente, as pessoas podem conferir o tamanho dos ovos e as fases de desenvolvimento dos axolotes, além de tocar em algumas reproduções deles, feitas em resina e recobertas com material que tenta imitar a pele dos axolotes.

Na sala seguinte, o foco é nas informações sobre o risco de extinção da espécie e nas ameaças para sua conservação. Características biológicas desses anfíbios e informações sobre as 17 espécies de axolotes que existem também estão disponíveis no ambiente, planejado para ser tocado e explorado. Em seguida, os visitantes caminham para o terceiro ambiente, onde está instalado o aquário dos axolotes, em formato circular e oco no centro, que possibilita que o visitante contemple também de “dentro para fora”.

Para ampliar a visibilidade sobre os axolote, o Zoo SP fechou parceria com o youtuber Marco Tulio, conhecido como Authentic, do canal Authentic Games. Isso porque, no jogo Minecraft, os axolotes são importantes aliados dos jogadores nas batalhas aquáticas. É na sala de exposição dos axolotes que está o painel de Authentic e as informações sobre o jogo. Na saída, os visitantes encontram a loja com produtos dedicados aos axolotes, como camisetas, copos, pins e, claro, pelúcias.

Oceanos ganham exposição imersiva no aquário do rio

Já esteve em alguma exposição imersiva, aquelas que usam diferentes recursos multimídia, com projeções, trilha sonora, muitas cores e luzes? Se você é assíduo do Instagram, certamente viu alguma foto da “piscina que não molha”, da exposição A Tensão, do argentino Leandro Erlich no Centro Cultural Banco do Brasil, em São Paulo. Uma das mais divulgadas, a Beyond Van Gogh, recebeu mais de 300 mil visitantes durante sua passagem pela capital paulista.

Famosas por reunirem obras de artistas em projeções, como as dos pintores Renoir, Monet e Portinari, essas exposições agora saem do mundo das artes e mergulham, literalmente, nos oceanos. O Aquário Marinho do Rio de Janeiro recebe até dezembro a exposição imersiva Oceano Sem Fronteiras, apresentando uma nova atração dentro do aquário, umas das atrações turísticas mais visitadas do Rio de Janeiro, que alcançou cinco milhões de visitantes em julho deste ano.

A exposição Oceano Sem Fronteiras propõe reflexões sobre a importância de garantir uma relação saudável com os mares. Por meio de projeções e diferentes recursos multimídia, é possível visitar o fundo do mar e interagir com as espécies que vivem por lá. São 170 metros quadrados com mapas, painéis e conteúdos que destacam a necessidade de conservação da biodiversidade dos mares. A exposição reúne ainda informações sobre economia oceânica, o litoral brasileiro e a relação dos seres humanos com o mar, alertando para a pesca predatória e o acúmulo de plástico nos oceanos.

Segundo a gerente de Sustentabilidade do Grupo Cataratas, responsável pela gestão do AquaRio, Talita Uzeda, o aquário prioriza, desde sua abertura, a conscientização do público sobre a importância da conservação da biodiversidade marinha. “Ao longo de mais de cinco anos, o atrativo trouxe diversas experiências aos visitantes. Com a exposição imersiva Oceano Sem Fronteiras, esperamos que o público se sinta engajado a ser o guardião dos mares, entendendo a relação única que a humanidade sempre teve com os oceanos”, defende.

A exposição tem ingresso independente do aquário e pode ser visitada das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira, e das 9h às 18h, nos finais de semana, ficando em cartaz até 11 de dezembro. A Oceano Sem Fronteiras é realizada pela Deeplab Project, em parceria com a Metaverse Agency e produzida pela Dellarte Soluções Culturais, responsável pela comercialização dos ingressos. Para mais informações sobre a exposição, clique aqui. O site do AquaRio e o www.aquariomarinhodorio.com.br.

Os parques e o desenvolvimento de destinos turísticos

Celebrado ontem, o Dia Mundial do Turismo teve comemorações em diferentes locais mundo afora. No Brasil, o Ministério do Turismo lançou um portal com serviços para fomentar a atividade, enquanto a Organização Mundial do Turismo (OMT) comemorou a data propondo que se “repense” o Turismo. “Repensar o Turismo”, na proposta da organização, passa pela transformação positiva que o setor é capaz de realizar nas pessoas e no planeta.

Nesse cenário, quero destacar aqui a importância dos parques e das atrações turísticas para o desenvolvimento de destinos. No mundo, provavelmente não há exemplo melhor que a região de Orlando, na Flórida, para demonstrar como os parques podem transformar um destino. Mais recentemente, vimos Dubai, nos Emirados Árabes, viverem isso…

É claro que a hotelaria tem um papel fundamental nesse processo (e os hotéis “sete estrelas” de Dubai que o digam!). Mas a luxuosa hotelaria de Dubai garante sua ocupação por conta dos inúmeros parques e atrações que o visitante encontra na cidade. De mirantes nas alturas a estações de esqui indoor, passando por parques aquáticos, temáticos, aquários, roda gigante e museus, são essas atrações sem-fim que fizeram do destino um local para bem mais que um stop-over. Sabemos também da importância dos eventos e das viagens de incentivo, mas essas duas modalidades, também, são diretamente beneficiadas pelas atrações de qualquer destino.

Museu do Futuro, inaugurado neste ano em Dubai (Reprodução do VisitDubai.com)

Também aqui no Brasil temos esses exemplos. O Beto Carrero World completou 30 anos em dezembro e, quem visitou o parque nos primeiros anos, certamente vai poder atestar o poder transformador que o complexo teve na região. A instalação de um parque e um novo atrativo turístico têm impacto direto na economia local, no desenvolvimento de empregos e na distribuição de renda. Entre os leitores do Portal PANROTAS não precisamos explicar a capacidade direta e indireta de geração de empregos do nosso setor, nem a transversalidade desses postos de trabalho.

No Ceará, com o Beach Park, em Aquiraz, também vivemos isso. O complexo que hoje tem, além do parque aquático, quatro resorts e áreas de convivência, com lojas e opções gastronômicas, começou como um restaurante à beira mar, em 1985. Neste ano, o Beach Park anunciou a construção de seu quinto resort, com investimento de R$ 150 milhões e criação de 300 empregos diretos, além da indução de outros 1,2 mil indiretos.

Projeção do Ohana Beach Park, quinto resort no complexo de Aquiraz (CE), que terá R$ 150 milhões em investimentos

Em São Paulo, a criação dos distritos turísticos tem a finalidade de fomentar os investimentos do setor em locais em que os parques chegaram primeiro. É o caso de Olímpia, primeiro distrito, e Serra Azul, englobando os municípios de Itupeva, Jundiaí, Vinhedo e Louveira, endereço de parques como o Wet´n Wild e o Hopi Hari. Agora, é a vez de Andradina, que hoje recebe a visita do secretário de Turismo de São Paulo, Vinícius Lummertz, para a criação do terceiro distrito turístico do Estado. Foi lá que, em junho, começou a funcionar o parque aquático Thermas Acqualinda. Mas os distritos turísticos paulistas serão tema de posts futuros… Até breve!

Semana da Primavera dos Museus… Vamos?

Qual foi o último museu que você visitou? Não dá para pensar em viajar para Londres, Nova York, Roma ou Paris e não incluir um museu na programação, né?! Aqui no Brasil, os museus são atrações muitas vezes deixadas para “se der tempo”… Uma pena, porque a verdade é que o Brasil tem equipamentos excelentes, do tradicional Masp, na capital paulista, ao moderno Museu do Amanhã, no Rio, sendo um convite a “turistar” pela própria cidade.

Nesta semana, há um motivo a mais para visitá-los. Começou ontem e vai até o próximo domingo, dia 25, a Primavera dos Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Anual, o evento chega a sua 16ª edição com a participação de 777 museus e centros culturais em todas as regiões do País. Nesta semana, os participantes oferecem programações especiais, shows, apresentações teatrais e visitas guiadas gratuitas, dentro do tema proposto pelo Ibram: “Independências e museus: outros 200, outras histórias”.

Nas 436 páginas do Guia da Programação, disponível na página do evento, encontramos um pouco de tudo. Alguns museus terão apenas algum dia de entrada gratuita, como o Museu do Festival de Cinema de Gramado (RS), que tem entrada franca no próximo domingo. Outros têm abertura ou encerramento de exposições, caso do Centro Cultural Banco do Brasil, em São Paulo, que entra na última semana da exposição dos 50 anos do movimento armorial, que teve o escritor Ariano Suassuna como líder e principal representante.

No Museu Casa de Santos Dumont, em Petrópolis (RJ), há exibição de filmes, enquanto no Memorial Casa do Rio Vermelho, em Salvador, onde viveram Jorge Amado e Zélia Gattai, domingo será dia da atividade “Caçadores de sapo”, para envolver as crianças no ambiente e literatura infantil dos escritores. Ainda em Salvador, a Casa do Carnaval da Bahia presta homenagem às mulheres nesta semana, com a exposição “Flores do Carnaval”, destacando uma artista a cada dia, como Daniela Mercury, Sarajane, Margareth Menezes e Ivete Sangalo, que tem participação confirmada na ação do próximo sábado, dia 24.

Espaços como o Museu Catavento, em São Paulo, têm programação virtual. O encontro é nas redes sociais do museu, com contação de histórias sobre a temática proposta pelo Ibram. Em Brasília, o Museu do Cerrado funciona das 8h às 23h59 com a exposição Centenário da Pedra Fundamental do DF, que comemora os 100 anos da pedra basilar construída no Quadrilátero Cruls. O Museu Boneca de Pano, em Fortaleza, promove encontro com artesãs, enquanto no Museu Casa Kubitschek, em Belo Horizonte, o encontro é com bordadeiras.

Em Recife, onde boa parte do turismo brasileiro estará reunida a partir de amanhã, durante a Abav Expo, sábado é dia de programação a pé entre museus, a partir da Estação dos Museus, às 13h. Entre os espaços participantes estão o Centro Cultural da Caixa, o Paço do Frevo e o Cais do Sertão. Fica aqui o convite para encaixar na agenda alguma dessas programações e para comentar sobre a visita aqui no blog. Obrigada,