Olá a todos. Este post de estreia do blog Parques e Atrações entra na Blogosfera PANROTAS na semana de publicação do Guia de Férias PANROTAS, o que não é coincidência. Fui convidada pelo Artur (Andrade, editor-chefe da PANROTAS) para trabalhar na pauta que buscou levantar as novidades do turismo brasileiro nos últimos 12 meses. A proposta era apresentar o que foi inaugurado nos Estados entre o segundo semestre do ano passado e o primeiro deste ano.
Não foi surpresa detectar que todos os Estados e o Distrito Federal traziam novidades. Da diversidade do turismo brasileiro, não há quem duvide, bastando observar nossas paisagens naturais, cultura e gente. Agora, vemos que também não se deve questionar o dinamismo do turismo nacional. Lendo a matéria sobre as atrações de cada Estado, percebemos isso. As novidades são muitas e variadas. Os temas, idem. De Turismo religioso a cicloturismo, passando por trekkings desafiadores e novos meios de hospedagem de altíssimo padrão.
Na segunda pauta que o guia traz, sobre novidades em parques e atrações, novamente aparece o dinamismo. Desta vez, dinamismo de um setor que tem o aspecto “novidade” em seu DNA. Parques e atrações reinventam-se a cada temporada, para manter o fascínio de seus visitantes a cada retorno. E eles retornam. É com base nesse dinamismo que surgiu a ideia deste blog, um espaço para mostrar um pouco do que vem sendo feito no setor de parques e atrações turísticas aqui no Brasil.
Na matéria, a proposta foi a de olhar para os últimos 12 meses. Nesse curto período, parques inauguraram atrações incríveis, como o Tobomusik, do Beach Park (CE), e o Bora Descer do Valparaíso (MA). Mas vivemos a abertura de parques inteiros, também. É o caso do Alles Park, um novo parque temático em Pomerode (SC), que tem a temática da cultura alemã como eixo central – com direito a neve o ano todo, em uma das principais atrações.
Entre os aquáticos, o interior de São Paulo ganhou o Acqualinda, quase na divisa com o Mato Grosso do Sul, com capacidade para 15 mil visitantes diariamente. Caldas Novas (GO), paraíso brasileiro das águas termais, ganhou mais um parque, o Kawana, e Santa Izabel do Pará, a 40 km de Belém, abriu seu primeiro parque temático, o Ecopark Açaí. Na lista de atrações, tivemos a inauguração da roda gigante de Foz do Iguaçu, a Yup Star Foz (PR), do Museu de Cera de Olímpia (SP) e do Sampa Sky, passarela/mirante de vidro na capital paulista. Ainda em São Paulo, os shopping centers foram o endereço de instalação de boa parte dos novos parques, como o Hello Park, multimídia e interativo, e o Gexperience, do Grupo Globo. E temos ainda o Museu da Selfie… um “museu de grandes novidades”, como cantou Cazuza em “O Tempo não Para”. Não, o tempo não para e os investimentos e novidades nesse setor, também não. Acompanhem por aqui! Muito obrigada,
Olá, isso é um comentário.
Para começar a moderar, editar e excluir comentários, visite a tela de Comentários no painel.
Avatares de comentaristas vêm a partir do Gravatar.