Guia de Férias e os parques/atrações

Olá a todos. Este post de estreia do blog Parques e Atrações entra na Blogosfera PANROTAS na semana de publicação do Guia de Férias PANROTAS, o que não é coincidência. Fui convidada pelo Artur (Andrade, editor-chefe da PANROTAS) para trabalhar na pauta que buscou levantar as novidades do turismo brasileiro nos últimos 12 meses. A proposta era apresentar o que foi inaugurado nos Estados entre o segundo semestre do ano passado e o primeiro deste ano.

Não foi surpresa detectar que todos os Estados e o Distrito Federal traziam novidades. Da diversidade do turismo brasileiro, não há quem duvide, bastando observar nossas paisagens naturais, cultura e gente. Agora, vemos que também não se deve questionar o dinamismo do turismo nacional. Lendo a matéria sobre as atrações de cada Estado, percebemos isso. As novidades são muitas e variadas. Os temas, idem. De Turismo religioso a cicloturismo, passando por trekkings desafiadores e novos meios de hospedagem de altíssimo padrão. 

Na segunda pauta que o guia traz, sobre novidades em parques e atrações, novamente aparece o dinamismo. Desta vez, dinamismo de um setor que tem o aspecto “novidade” em seu DNA. Parques e atrações reinventam-se a cada temporada, para manter o fascínio de seus visitantes a cada retorno. E eles retornam. É com base nesse dinamismo que surgiu a ideia deste blog, um espaço para mostrar um pouco do que vem sendo feito no setor de parques e atrações turísticas aqui no Brasil. 

Na matéria, a proposta foi a de olhar para os últimos 12 meses. Nesse curto período, parques inauguraram atrações incríveis, como o Tobomusik, do Beach Park (CE), e o Bora Descer do Valparaíso (MA). Mas vivemos a abertura de parques inteiros, também. É o caso do Alles Park, um novo parque temático em Pomerode (SC), que tem a temática da cultura alemã como eixo central – com direito a neve o ano todo, em uma das principais atrações.

 

Parque temático em Pomerode foi aberto em julho

Entre os aquáticos, o interior de São Paulo ganhou o Acqualinda, quase na divisa com o Mato Grosso do Sul, com capacidade para 15 mil visitantes diariamente. Caldas Novas (GO), paraíso brasileiro das águas termais, ganhou mais um parque, o Kawana, e Santa Izabel do Pará, a 40 km de Belém, abriu seu primeiro parque temático, o Ecopark Açaí. Na lista de atrações, tivemos a inauguração da roda gigante de Foz do Iguaçu, a Yup Star Foz (PR), do Museu de Cera de Olímpia (SP) e do Sampa Sky, passarela/mirante de vidro na capital paulista. Ainda em São Paulo, os shopping centers foram o endereço de instalação de boa parte dos novos parques, como o Hello Park, multimídia e interativo, e o Gexperience, do Grupo Globo. E temos ainda o Museu da Selfie… um “museu de grandes novidades”, como cantou Cazuza em “O Tempo não Para”. Não, o tempo não para e os investimentos e novidades nesse setor, também não. Acompanhem por aqui! Muito obrigada,

Por do sol na roda gigante de Foz do Iguaçu, inaugurada em dezembro
Gexperience, em São Paulo, tem atrações também para crianças

Published by

One thought on “Guia de Férias e os parques/atrações

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *