A Themed Entertainment Association (TEA) divulgou ontem (13/6) a 17ª edição de seu ranking anual de parques e museus mais visitados do mundo. Controvérsias à parte, uma vez que muitos dos dados reunidos no estudo são fornecidos voluntariamente pelos parques – sendo alguns auditados e outros não –, o ranking produzido pela TEA serve de referência para entendermos o tamanho do mercado de parques temáticos e aquáticos no mundo todo. Entre as boas notícias que a última edição traz está o fato de muitos dos parques analisados já terem alcançado os números pré-pandemia – com a superação desses resultados em alguns deles, especialmente nos Estados Unidos.
Mas os EUA não estão sozinhos nisso. Aqui no Brasil, o único parque temático que consta na lista dos “top ten” da América Latina, o Beto Carrero World, ocupou em 2022 a liderança nesse ranking. Com 2,37 milhões de visitantes no ano passado, o parque de Santa Catarina superou o número de 2019, quando recebeu 2,24 milhões de pessoas. O segundo lugar nesse ranking é do Six Flags México, que está longe de recuperar os 2,8 milhões de visitantes recebidos em 2019, uma vez que no ano passado estiveram no parque mexicano 1,7 milhão de pessoas.
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Os 25 maiores parques temáticos do mundo receberam 178,5 milhões de visitantes no ano passado. Em 2021, foram 124,6 milhões e, em 2019, antes da pandemia, 253,7 milhões. O Magic Kingdom, nos EUA, era líder em 2019 e manteve a primeira colocação em visitação no ano passado, ao receber 17,1 milhões de pessoas. Em 2019, o parque da Flórida foi visitado por 20,9 milhões de pessoas. A lista dos 25 mais visitados do mundo tem seis parques da Flórida e três da Califórnia, totalizando nove parques temáticos dos Estados Unidos, quatro parques do Japão e quatro da China, dois na França, na Coreia do Sul e em Hong Kong, um parque na Alemanha e outro na Holanda.
No Brasil, o mercado de parques e atrações turísticas conta com 89 milhões de visitantes anuais, segundo o estudo “Parques, atrações turísticas e entretenimento no Brasil – Panorama Setorial e novos investimentos”, lançado em março durante o SINDEPAT Summit. O estudo brasileiro mostra ainda expectativa de aumento de visitantes de 18% ao longo deste ano, entre dados de investimentos e perfil dos visitantes. O estudo está disponível para download no site do SINDEPAT.
Destaque para os parques aquáticos
Se na lista de temáticos o Beto Carrero World é o único brasileiro entre os dez parques mais visitados da América Latina, quando o foco muda para os parques aquáticos, o Brasil ocupa seis das dez colocações. Ao todo, 9,8 milhões de pessoas visitaram parques aquáticos na América Latina no ano passado, contra sete milhões de visitantes em 2021. O mais visitado da região, no entanto, é o Bahamas Aquaventure, em Nassau, que recebeu 1,75 milhão de pessoas no ano passado. Em segundo lugar aparece o brasileiro Thermas dos Laranjais, em Olímpia (SP), com 1,72 milhão de visitantes em 2022.
O Hot Park, em Goiás, é o terceiro colocado, com 1,4 milhão de visitantes no ano passado, mesmo número de 2019. O ranking traz ainda o Beach Park, no Ceará, e os parques do Estado de São Paulo: Thermas Water Park, Hot Beach e Magic City, mostrando que os destinos menos dependentes do turismo internacional e que podem se beneficiar do turismo rodoviário seguem em alta.
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Na terceira coluna, o número de visitantes no ano passado mostra o ranking de 2022 (Reprodução TEA/AECOM 2022)
Os museus
Os museus mostram a recuperação mais lenta – dado já percebido no ranking TEA de 2021. Das 105,4 milhões de visitas realizadas a museus em 2019, somente metade delas foram feitas no ano passado: 55 milhões. O Museu do Louvre, em Paris, lidera o ranking de 2022, com 7,7 milhões de visitantes, total que em 2019 era de 9,6 milhões. Segundo colocado no ranking em 2019, o Museu Nacional da China, em Beijing, recebeu 7,3 milhões de visitantes em 2019, mas somente 1,6 milhão no ano passado. A China viveu longos períodos de lockdown no ano passado, por conta de variantes dos vírus de Covid-19, com prejuízos aos parques, muitos deles com menos visitantes no ano passado que em 2021.
2022
Para a TEA, 2022 será lembrado pelos parques temáticos, aquáticos e museus de todo o mundo como o ano do relaxamento das restrições causadas pela pandemia e da alta demanda de experiências fora de casa – com destaque para as viagens e passeios – e a volta da “sensação de normalidade”, segundo diz o estudo. “2002 provou que as pessoas querem viver experiências com as famílias e amigos, o que pode ser percebido ao longo de todo o ano por muitos players da indústria”, aponta. Para ler o estudo completo, acesse: https://acrobat.adobe.com/link/review?uri=urn:aaid:scds:US:bcfc7503-92ff-3bfa-8938-93c321fe6008
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