“A capital paulista, para mim, é um grande parque de diversões. Assim como todo o Estado”, disse a CEO e fundadora da plataforma SP Pra Crianças, Priscilla Negrão, ontem, no lançamento do projeto de mesmo nome apresentado pela Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo. A iniciativa da Setur-SP, em parceria com outras dez associações e órgãos públicos, tem o objetivo de fortalecer o turismo familiar, especialmente de famílias com crianças, nas cidades paulistas.
Principal destino de viagens de negócios do País, o Estado de São Paulo quer estimular as viagens familiares – internas e atraindo visitantes de outros Estados. Na apresentação, o secretário de Turismo do Estado, Roberto de Lucena, defendeu que o objetivo é ainda maior: transformar São Paulo no “melhor Estado para se ser criança do Brasil”, em suas palavras. “As famílias com crianças têm um turista mirim que, no futuro, será o visitante que recordará as histórias e experiências vividas em nosso Estado”, disse o secretário.
Lançada em parceria com a plataforma SP Pra Crianças, que virou o nome do projeto, a ação prevê a troca de conteúdos, pesquisas e fomento às atividades ligadas ao público infantil. O SP Pra Crianças se apoia em um tripé de ações práticas: promoção, com a criação de rotas turísticas amigáveis às crianças, com programas que unam turismo e educação; capacitação da mão de obra, para que se tornem mais atraentes e seguras ao público infantil; além do desenvolvimento de soluções tecnológicas, como a criação de um passaporte de integração com atrativos públicos e privados, com ofertas, combos e sugestões de restaurantes e meios de hospedagem.
PARQUES E ATRAÇÕES
Entre os principais atrativos para o turismo familiar, os parques e atrações encontram nas famílias com crianças seu principal mercado consumidor, como aponta o Panorama Setorial lançado em março deste ano pelo Sindepat e pela Adibra. Segundo o estudo, famílias com jovens até 17 anos representam 41% dos visitantes de parques e atrações. Quando analisados parques itinerantes (aqueles com montagens e desmontagens em diferentes cidades) e FECs (Family Entertainment Centers, como são conhecidas as unidades de parques instaladas em shopping centers), esse índice sobe para 52%.
O estudo mostra ainda a relevância das famílias segundo a faixa etária das crianças. Considerando 1 como irrelevante e 5 como mais importante, a pesquisa apontou que as famílias com crianças de até 10 anos alcançaram índice 4,2 em relevância na demanda média anula de parques e atrações.
O Estado de São Paulo é rico em diversidade de parques e atrações, de empreendimentos temáticos, como o Animália Park, aberto neste ano, em Cotia, e o Parque da Mônica, na capital paulista, à grande variedade de parques aquáticos (Wet´n Wild; Acqualinda; Magic City; Thermas da Mata; Barretos Country; Hot Beach Olímpia; Thermas dos Laranjais etc). Na lista de atrações turísticas, as inaugurações são constantes. Entre as mais recentes, está a roda gigante da capital paulista, em operação desde dezembro, e a maior estátua de Nossa Senhora Aparecida do Brasil, inaugurada no último dia 7, em Aparecida, conhecida pelo Santuário Nacional. Também não faltam a São Paulo parques urbanos e naturais. Na capital, os parques Ibirapuera e Villa-Lobos estão repletos de atrações familiares, com foco especial nas crianças. Em Jundiaí, o Mundo das Crianças é mais um espaço público que faz a alegria da garotada, assim como a Praça dos Exageros, em Itu.
Mas há muitos mais, impossível de serem incluídos neste post. Muitos já têm lugar, no entanto, na plataforma SP Pra Crianças. Outros ainda poderão ser incluídos. Promover o que já existe e estimular a adaptação para crianças de atrações e espaços ainda não adequados, além de incentivar que mais parques e atrações apareçam é o objetivo do projeto lançado ontem. Fica nossa torcida para que tenhamos cada vez mais e melhores ambientes para o desenvolvimento de infâncias saudáveis. E, aproveitando a data, meu desejo de um Feliz Dia das Crianças!
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