Parque e atrações ganham destaque em edição histórica do Fórum PANROTAS

Realizado nesta semana, o Fórum PANROTAS deste ano foi especial, comemorando os 50 anos da PANROTAS e o pioneirismo e capacidade de inovar de seu fundador, Guillermo Alcorta. Mas o evento deste ano, em sua 21ª edição, foi especial também para o setor de parques e atrações turísticas brasileiros. Embora o setor sempre tenha estado presente no evento, um dos principais do Turismo no País, nunca teve tanto destaque quanto na edição deste ano.

A manhã do segundo dia teve a apresentação do painel que mostrou para os agentes de viagens a oportunidade de vendas que os parques e atrações representam. O CEO do Beach Park, Murilo Pascoal, também presidente do SINDEPAT, associação que reúne parques e atrações turísticas brasileiros, disse que a venda de ingressos dos parques é realizada majoritariamente de forma direta para o consumidor. “Há aqui uma oportunidade para os agentes, que vendem tão bem ingressos dos parques dos Estados Unidos”, disse.

Três modelos de negócios – todos com parques aquáticos – foram apresentados. O Beach Park, no Ceará, que nasceu a partir de uma barraca de praia, em 1985, criando depois o parque aquático e, posteriormente, os resorts. O Hot Park, em Goiás, que começou como uma pousada, ampliou a estrutura hoteleira e, depois, construiu seu parque aquático; e o Grupo Tauá, de “hotelaria raiz”, como definiu a CEO do Grupo, Lizete Ribeiro, que após a construção do primeiro parque aquático indoor do Brasil, em Atibaia (SP), conseguiu ampliar a permanência média do hóspede, as receitas e a fidelização do cliente.

“O modelo de hospedagem aliado ao entretenimento funciona tão bem, com resultados tão positivos, que estamos fazendo o mesmo nos resorts de Alexânia e Caeté”, contou Lizete. “ Em todos eles, temos grandes centros urbanos emissores. Em Atibaia, com o parque aquático, conseguimos ampliar a estadia dos hóspedes, que era alta somente nos finais de semana”, contou, sobre o resort localizado a uma hora da capital paulista.

Alessandro Cunha, CEO do Grupo Aviva, detentor do Rio Quente Resorts, endereço do Hot Park, e da Costa do Sauípe, com cinco resorts e que acaba de anunciar a construção de um parque aquático, para 2026, no valor de R$ 350 milhões (Hot Park Baía das Tartarugas), defendeu a capacitação dos agentes para a comercialização de parques no Brasil. “Já temos as ferramentas de vendas, que podem conectar as agências aos ingressos, em comercialização segura. A solução existe, mas precisamos especializar os agentes, que devem funcionar como concierges dos parques, sabendo informar cada cliente sobre as opções no parque, número de dias recomendados, o que fazer”, disse

Murilo Pascoal defendeu o entretenimento como fundamental para atrair visitantes para os destinos e ampliar a permanência deles. Não à toa, anunciou no Fórum PANROTAS o segundo parque do complexo Beach Park, o Arvorar, que será inaugurado neste ano. “Não é um parque aquático, nele o foco é na natureza, nas experiências que promoverão a conscientização ambiental de forma lúdica”, disse, acrescentando que o projeto é parte do “novo Beach Park”. “Além do novo parque, estamos ampliando a Vila Azul do Mar, que já ganhou um carrossel lindo, vamos iniciar a construção de mais um resort, o Ohana, com 218 apartamentos, e vamos inaugurar uma atração no parque aquático, o A Volta da Moreia”, contou.

O segundo dia do evento teve ainda a participação da diretora executiva da Mauricio de Sousa Produções, Mônica Sousa, que inspirou a criação da personagem mais famosa dos quadrinhos brasileiros. Ela participou de painel “Filhos do Turismo”, que reuniu quatro “herdeiros” dos negócios dos pais para falar sobre o avanço das políticas ESG em suas empresas, conflitos geracionais e a evolução dos negócios. “Hoje tenho meu filho trabalhando comigo e vejo a riqueza que um ambiente de trabalho com várias gerações incluídas pode oferecer”, defendeu Mônica, que falou ainda do projeto Donas da Rua, de empoderamento feminino.

Mônica Sousa, da MSP, no painel “Filhos do Turismo”

Parabéns ao PANROTAS, por incluir cada vez mais todos os segmentos do Turismo, por abraçar e defender os pleitos do setor – e houve, no primeiro dia, o momento “Fica Perse”, tão relevante para toda a indústria (e tema para outro post, porque o trabalho realizado pelo setor em defesa do PERSE merece ser registrado) – e por documentar tão bem a evolução do turismo brasileiro. É um orgulho e uma honra fazer parte dessa história.

Published by

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *