Home do Blog » Dia a dia » 190 MILHÕES DE VÍTIMAS
Dia a dia

190 MILHÕES DE VÍTIMAS

http://www.190milhoesdevitimas.com.br/. É o início de um protesto contra a impunidade dos pilotos do jato Legacy que derrubou avião da Gol sobre a Amazônia, matando 154 passageiros em setembro de 2006. Os dois estão nos EUA, trabalhando na American Airlines e na Excel Aire e pelo visto jamais virão ao Brasil para qualquer julgamento. As famílias das vótimas resolveram então iniciar esse protesto, com o site e uma grande campanha, além de pedir a assinatura da população para encaminharem às autoridades.

Deixe sua Avaliação

Votos: 0 / 5. Total de votos: 0

Sobre o Autor

Artur Andrade

Artur Luiz Andrade é carioca, taurino, jornalista e nasceu em 1969. É editor-chefe da PANROTAS Editora e mora em São Paulo desde 1998

Comentar

  • Coloquei lá no Twitter, e comento aqui.
    A United sofreu mto com a tal da guitarra quebrada.

    E agora com 154 vidas, será que a American Airlines, o alvo principal das críticas, para forçar uma ação contra os pilotos. Como se sairá?

  • Na verdade, a American Airlines não tem nada a ver com isto; ao contrário, se o ataque for em cima da AA, vai se perder o foco dos verdadeiros culpados, que são os dois pilotos.

  • Artur, como todos nós bem sabemos, nos casos de incidente ou acidente -neste caso- aeronáutico, as autoridades se concentram em investigar as causas e uma vez apuradas, empenham-se em notificar os fabricantes assim como operadores (companhias aéreas) e seus tripulantes, ou outras partes relacionadas à corrigir eventuais falhas, procedimentos, erros, etc. no sentido de evitar outros eventos no futuro.
    Pois bem, isto foi feito e ficou claro que ambos, tripulação do Legacy e controladores de vôo, erraram e ações no sentido de evitar outros casos foram tomadas e divulgadas, vide-se a renovação nos procedimentos de controle e monitoramente de vôos na região Norte e nota aos tripulantes técnicos. Pois bem, com todo o respeito, também sabemos que os pilotos do LEGACY assim como os controladores da região NÃO fizeram nada proposital, aliás, ninguém quer bater uma aeronave em outra à uma velocidade de 800km/h e à 10,000m de altitude! certo? Também temos de concordar de que estes mesmos pilotos saíram ilesos da situação por pura MUITA sorte, pois por pouco, fariam também parte da lista de vítimas fatais. Não quero é claro, redimi-los da culpa. Mas qual o objetivo real da campanha? Que eles sejam presos? Que percam seus empregos? Não acho importante uma campanha para punir pilotos, e sim, para exigir que exista cada vez mais uma maior segurança no ar. Do contrário, podemos até punir os pilotos, colocá-los na cadeia, fazerem com que percam seus empregos, mas e o resto? Como continua a segurança do sistema?
    Enfim, sei que é difícil dado o caráter do assunto, mas precisamos pensar com menos emoção e mais razão neste caso. Um abraço deste brasileiro que não se considera um dos 190mi de vítimas.
    Jefferson

  • Prezado Jefferson, você tem razão em vários pontos. Mas o país da impunidade – política, de poderosos, de jornalistas assassinos, deendinheirados – não pode conviver com mais uma. Os pilotos têm de ser punidos sim. Assim como os controladores. Acredito que medidas para a segurança tenham sido tomadas e são tomadas a cada dia, mesmo sendo a diminuição das operações em Congonhas ou contratação de mais controladores. Eu me sinto uma vítima sim, pois o país da impunidade não liga para a Justiça nunca. Ela tem de vir alinhada com qualquer outra medida. Vai você, simples mortal, mostrar a um oficial americano da Imigração o dedo de “fuck you” como fez um piloto da American aqui no Brasil…Você ainda estaria preso por lá. Imaginem dois pilotos brasileiros envolvidos em um acidente por lá. Onde eles estariam hoje? Vamos separar bem as coisas. O complexo de terceiro mundo não pode prevalecer. Temos de melhorar? Sim. Os pilotos também têm culpa? Você mesmo disse sim. Não vão pagar por isso? A Justiça brasileira como um todo é lamentável e a política está aí para mostrar isso. No caso do acidente da Gol, mais uma vez falhou. Até quando?

  • Prezado Artur, obrigado pela resposta. Penso que nossas opiniões não são divergentes, concordo em muito contigo. Mas o que eu gostaria de ver (e fazer parte…) é de uma campanha que se mobilizasse pelo aumento da segurança no ar assim como nas ruas; avenidas e estradas deste país. Uma campanha que conscientizasse cada vez mais os brasileiros sobre seus direitos e seus deveres, uma campanha que ensinasse aos brasileiros não trocar seu direito ao voto por um troco ou bônus qualquer, uma campanha que trabalhasse para acabar com o clima de impunidade vigente em todo o país. Uma mobilização para exigir que a JUSTIÇA seja feita em todos e para todos os níveis: tanto para quem comete o mais inofensivo dos delitos, quanto para quem rouba o banco; incendeia o índio; dirige o carro alcoolizado; estupra a menina na saída da escola ou usa cargo público em benefício próprio, etc. Ou seja, uma campanha para mudar o BRASIL e os BRASILEIROS. São muitas campanhas numa só, não? O que não concordo, nesta campanha em particular, é ter como objetivo algo “em meu entender” muito pequeno tendo em mãos a oportunidade de alcançar um objetivo muito maior para a coletividade. O acidente infelizmente aconteceu, que seja usado agora para reivindicações maiores, pois os mortos, estes infelizmente só os teremos em nossas lembranças e acho que podemos fazer mais por suas memórias.
    Um abraço,
    Jefferson

Clique para comentar

Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é carioca, taurino, jornalista e nasceu em 1969. É editor-chefe da PANROTAS Editora e mora em São Paulo desde 1998

O conteúdo dos blogs é de inteira responsabilidade dos blogueiros convidados, não representando a posição da PANROTAS Editora.

Instagram

Connection error. Connection fail between instagram and your server. Please try again

Posts Recentes