Hoje é dia de viagem no túnel do tempo… A primeira das festas de 20 anos da United no Brasil, agora já com a Continental integrada…
Lembro bem do começo da United, especialmente no Rio de Janeiro. A transição do GSA para o on-line, a equipe, com Gino Rodriguez, o pessoal de vendas vindo da Pan Am (Beatriz, Da Costa), a Kyra de reservas… todos com a mão na massa para implantar a nova empresa.
A United foi pioneira ao trazer o 777 ao País mas depois deu a impressão de ter parado de investir no Brasil, com os olhos voltados apenas para a Ásia, onde estão os melhores aviões, as rotas mais rentáveis…
A fusão com a Continental foi boa, ao que parece, para as duas empresas, que agora, no Brasil, têm volume para brigar com American e Delta, malha mais robusta e uma equipe mais redonda no País, com o melhor das duas companhias. Dizem que a política comercial está mais estrita e exigente, herança da Continental, mas também entra aí a questão da exclusividade. United e Continental voam para destinos exclusivos nos Estados Unidos e isso as torna mais fortes nesses mercados, especialmente no executivo e no ligado a oil & gas.
Lembro da Cristiane (Franck) ainda na American Airlines, na equipe do Dilson (Verçosa) no Rio. E hoje é a country manager… Bela trajetória. Lembro de entrevistar a Isabel Bartholomeu como Sabre. Lembro da passagem da Maria Luiza Rodenbeck pela United, como gerente, depois de ter implantado o Galileo no Brasil.
Depois a United fechou sua base de Vendas no Rio e com a fusão, ganhou nova equipe.
Também lembro do começo da Continental, com o Giovanni Luigi, super gente boa e superativo, que colocou a empresa no mercado brasileiro. De como a Business First mantém uma imagem positiva até hoje, apesar de, no Brasil, ainda não ter a poltrona-cama. Lembro do sundae servido a bordo, que era um diferencial… Do serviço muito bom, que continua até hoje. Tanto que na fusão, a Business First foi a escolhida para ser a classe premium internacional…
E lá se vão 20 anos… De trabalho, amizades, histórias, curiosidades, saudades…
Vamos festejar então!!!
Artur
Você tem razão, além de serem a maior companhia aérea do mundo a UNITED deixou gravados grandes momentos na história da nossa indústria. Por questão de justiça não posso deixar de lembrar a passagem do meu amigo, tutor e por que não mestre Plinio que durante 10 anos esteve à frente da equipe da UA e também ajudou muito no começo deles aqui no Brasil,
abraços
Grande companhia! Lembro de duas pessoas que sempre foram muito solícitos e queridos na UA: Plinio Fernandes e Patricia Schambaher.
Agora juntas, não seria o caso de abrirem uma rota para Los Angeles, talvez com continuação para Vegas? Acho que umas três freqüências por semana seria o ideal…