A agressividade de algumas empresas aéreas na venda direta (um direito de qualquer fornecedor, diga-se de passagem) tem mexido com o mercado. Alguns só reclamam e apelam para o “mas sempre foi assim!!!!”, outros fortalecem seus diferenciais e agem.
Os principais consolidadores do País, baseados em São Paulo, fizeram uma espécie de “carta aberta” e enviaram a seus clientes. Destacam os investimentos constantes das consolidadoras em pessoal qualificado, treinamentos e tecnologia (por exemplo, quando as nacionais saíram dos GDSs, ou quando a comissão zero levou à criação da DU, e nos sistemas que estão à disposição 24 horas por dia, para que o agente atenda seus clientes em qualquer circunstância). Também dizem que as ações de algumas empresas, oferecendo condições especiais para a venda direta, servem apenas a interesses internos das próprias companhias aéreas. E terminam com uma mensagem de valorização do agente de viagens como profissional do desenvolvimento do turismo brasileiro. Um turismo forte e equilibrado é o que defendem.
Confira:
“Agente de turismo,
você sabe qual a verdadeira missão dos consolidadores de bilhetes aéreos?
Estar ao seu lado, sempre!
É isso mesmo, não importa o tempo ou a época, a nossa missão é apoiar o seu negócio, criando e promovendo formas para que você tenha a representatividade e força que a sua marca merece.
Por isso, lutamos por você, porque queremos que a sua empresa seja forte como qualquer outra do setor. Que o seu cliente tenha a segurança e a tranquilidade de fechar um negócio com você, que ele enxergue a sua empresa com todo o respeito que esta merece. Por isso, no decorrer dos anos, as empresas consolidadoras decidiram investir em tecnologia e pessoal altamente gabaritado, tudo para que essa estrutura sirva para atendê-lo com toda a eficiência necessária.
E não é só isso. Você tem um sistema prontamente ativo pela internet, perfeitamente capaz de atendê-lo a qualquer hora. Reafirmando, os consolidadores querem o seu sucesso e trabalham intensamente para isso.
Somente para lembrar, a aviação nacional por muitos anos ficou fora dos GDSs e nós, consolidadores, criamos e desenvolvemos ferramentas poderosas para que você sempre pudesse oferecer as melhores opções para seus clientes, tanto no segmento corporativo quanto no de lazer.
Algumas companhias aéreas, muitas vezes, criam condições apenas com o objetivo de atender seus interesses econômicos internos, sem se preocupar com o desenvolvimento do mercado como um todo. Ao contrário dos consolidadores, que apontam o melhor negócio e condição, que prestam assessoria, que lutam por um mercado forte e independente, com grande oferta qualitativa de serviços.
Os consolidadores trabalham cada vez mais para aprimorar a distribuição de seus produtos, de maneira que as companhias aéreas nos respeitem e reconheçam que os agentes de viagens são realmente necessários e importantes para os clientes.
O nosso objetivo é ter um mercado forte e coeso.
Afinal, o seu sucesso é o nosso também.
CONSOLIDADORES DE TURISMO
A nossa eficiência é a garantia de um segmento forte e equilibrado”
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Tudo isso é verdade e o apoio é recíproco, ao menos de nossa parte.
Há muito mais que os consolidadores fazem pelos agentes, além do que foi mencionado acima.
Mas não vejo o que fazer quando o fornecedor (cia. aérea, hotel, etc.) resolve nos tirar do processo.
Para ficar em dois exemplos: Ryanair e Frontier Airlines.
Essa última divulgou ontem um novo benchmark em inovação.
Vai cobrar do passageiro no embarque pelo uso do compartimento de bagagem de mão se ele tiver comprado o bilhete fora do site dela.
Já que ela não tem lojas físicas vai cobrar de quem comprar via agências, on-line ou não.
http://www.usatoday.com/story/todayinthesky/2013/05/01/frontier-adds-new-penalties-for-fliers-who-book-elsewhere/2127515/
isso é resultado dos nerds do vale do silicio, e dos MBA em administração, com 24 anos de idade……..
desculpem a sinceridade, mas tudo isso é falso moralismo.
É a companhia que nos dá tapinha na costa dizendo: estamos juntos! È o consolidador defendo seu pão e assim por diante…ninguém é amigo de ninguém nesse negócio, todo mundo quer é se dar bem, cada qual com o seu interesse e no final, com toda certeza, só quem ganha é a companhia aérea que não responde por nada e quem paga a conta é a “Geni” (o agente de viagem), pois todos jogam pedra na Geni, ela paga a conta de todo mundo. maldita Geni !
Prezada Rose,
concordo com parte do seu texto, ao afirmar que todos estão defendendo o próprio pão; e não poderia ser diferente. Porém, contrariamente ao que diz, EU, em algumas poucas situações, jamais deixei nenhum representante de Cia. Aérea, chamar-me de parceiro, em nenhuma apresentação que tenha participado, após a criação da D.U / RAV. Já “fechei o tempo” nessas poucas vezes, pois não admito hipocrisia. Sobre os consolidadores, falarei da experiência que tenho com a HIGHLIGHT, no Rio de Janeiro. Até 2001, eu emitia todo o meu internacional com eles, e o meu doméstico, pois não era o forte deles, era dividido entre Planeta Brasil e Elitravel. Por conta de uma “falseta” desta última, segurando uma emissão de uma Conta Corrente, por mais de 4 horas, que levou-me a perda da mesma, sentei-me com a Sra. Wânia Peluso, e passei a emitir 100% de todo o meu movimento com eles, mesmo sabendo que não poderiam comissionar-me no doméstico naquele início de maior estreitamento, posto que o importante era que eu pudesse atender o meu cliente com rapidez e eficiência.
Desde então, nos últimos 12 anos não tenho absolutamente nada a reclamar; muito pelo contrário. Sempre estiveram ao meu lado, sendo verdadeiramente parceiros, em todas as situações, dificuldades e oferecendo as facilidades cabíveis, para que eu pudesse atender aos meus clientes, com a melhor eficiência possível. Como não tenho e também não procuro ter um “movimento significativo” de emissão, para emitir diretamente com nenhuma aérea, creio que esta parceria irá perdurar ainda por muitos anos. Ao menos, assim espero que seja. Vários seriam os nomes de colegas, sempre muito profissionais, que já me atenderam, ou que me atendem, até hoje. Não poderia expressar a minha satisfação com o trabalho deles, nomeando-os um por um e acabar cometendo uma injustiça, ao esquecer algum deles. A minha parceria com a HIGHLIGHT, faz-me quase sentir parte da “casa”, posto que SEMPRE sou muito bem assistido; muito além do bem atendido. Bom atendimento, entendo que é uma obrigação. A assistência, nem sempre; pode ser “acessória” oara algumas consolidadoras.No meu caso em particular com esta empresa, é algo que SEMRPE ocorreu de forma absolutamente natural. Falhas? É natural que possa ter ocorrido. Porém, devem ter sido tão raras, que não me recordo de nenhuma, realmente significativa, que possa comentar.
De minha parte, só posso agradecer e render elogios para esta equipe, verdadeiramente parceira.
Realmente é muito bom ter apoio dos consolidadores no atual canibalismo do mercado do turismo, só uma pergunta as cias. aéreas : cobram 10% a menos no seu site direto(cias. aéreas), porém elas pagam uma boa platafoma de site para vender direto ao cliente que é uma fortuna o investimento em TI, pagam as operadoras de cartão de crédito, pagam o funcionário que mantém o site no ar, equipe para dúvidas ou problemas na compra, enfim e NÃO QUEREM PAGAR O AGENTE DE VIAGENS? E ainda fala parceiros? Acorda…….
Durante anos nós AGENTES DE VIAGENS fizemos grandes companhias decolarem, crescerem no mercado nacional e internacional, ajudamos anos porque com certeza lembram que antes da internet as cias. aéreas não tinha lojas em todas as cidades do país certo? O cliente buscava quem? O AGENTE DE VIAGENS!
Minha indignação nos meus mais de 20 anos no turismo é uma só : Quando seremos valorizados? Quando receberemos o justo e não esmola ?
Existem inúmeras profissões que recebe e muito bem pela sua consultoria, pelo seu serviço e porque só nós recebemos esse agradecimento dos que dizem em discursos : companheiros… estamos juntos … prestigiamos o agente de viagens… PARCEIROS?
AGENTES DE VIAGENS, Mão de obra barata, gratuita diga-se de passagem porque atendemos clientes, orientamos, informamos e ainda tem cliente que acha que é nossa obrigação de fazer “favorzinhos” gratuitos e quando é colocado preço ainda ouvimos : nossa tudo isso? Engraçado que esse mesmo que não quer pagar pelo nosso serviço quando tem algum problema no site de cia ou nas .com da vida liga para quem?
Ai preciso alterar meu bilhete… ai preciso pedir reembolso…mas comprei pela internet… só que não tem a mínima paciência de ficar no telefone ou mesmo na internet tentando resolver um erro…
Bom, está na hora de sermos reconhecidos e o quanto antes, porque a hora que as agências não venderem mais passagens aéreas, quero ver o custo para as cias. aéreas disponibilizarem lojas e mais pessoal para suportar o volume de ligações e atendimentos via internet.
É um parto receber reembolsos…vamos ver os clientes com a paciência que temos para reembolsos e claro sem esquecer que muitas vezes para não estarmos em sites de reclamações ou ainda recebermos notificações de órgãos de proteção ao consumidor pagamos ao cliente antes de termos recebido da cia. aérea, será que terão estrutura para reembolsos relâmpagos?
Isso me fez lembrar de um comercial que está sendo veiculado na TV, de um veiculo, se me recordo, da Fiat, em que a personagem idosa, “muy amiga”, fala o bordão “tamo juuuunto”…tamo juunto”…… para em seguida……..(bem, é melhor vc assistir)
Muito boa a iniciativa dos Consolidadores, mas os Agentes sabem que tem Consolidadoras com participação em OTAs ??
[]s
Wagner
Ah, e Operadoras também.
Claro que existem consolidadores e operadoras nas OTA’s fingindo q não tem parceria. Tal forma que o estande da Hotel Urbano na WTM tava cheio de pessoal das operadoras conhecidas conversando.
Tem uma operadora que se separou da leiser q ta atendendo praticamente 90% em viagens coletivas.