Home do Blog » Dia a dia » ABAV – TEMA E FOCO NO CLIENTE
Dia a dia

ABAV – TEMA E FOCO NO CLIENTE

Em primeira mão para vocês, o tema do próximo Congresso da Abav, de 20 a 22 de outubro, no Rio — Agente e Cliente: a melhor relação.

As peças de divulgação já estão sendo finalizadas e a Abav deve divulgar oficialmente a escolha do tema na próxima segunda-feira.

Geralmente, os temas dos congressos de Abav são bem generalistas e a maioria dos participantes sequer sabe que existe um tema em torno do evento. Não é algo esperado ou que todos querem saber com urgência, pois quase sempre a Abav entrega em seu congressos as mesmas discussões, os mesmos temas.

Este ano o tema deve interessar mais pela primeira vez, pois o presidente Carlos Alberto Amorim Ferreira, o Kaká, que pegou a entidade talvez em seu pior momento de imagem, força e articulação, quer o envolvimento de todos os associados nas discussões e debates.

O foco no cliente, como adiantamos na edição 927 do Jornal PANROTAS, há duas semans, é prioridade de Kaká. Ele quer mostrar que o agente de viagens é quem melhro serve o cliente e por outro lado reconhecer que o cliente bem servido remunera o profissional de viagens sem pestanejar.

Isso não exime as companhias aéreas e demais fornecedores, lembra o presidente da Abav, de continuar incentivando e sendo parceiro dos agentes de viagens. Com o mundo e o mercado cada vez mais dinâmico, não se pode abrir mão ou virar as costas de um canal como o de agências. Pode-se sim (e deve-se) estar em todos os canais. Aí cabe aos agentes mostrar sua importância, força, necessidade. E a melhor relação, quer mostrar a Abav, é a do agente de viagens com seu cliente. Uma relação de ganha ganha, de confiança, de fidelidade, de coeficiente custo-benefício elevado.

“Não temos todas as respostas, mas você tem todas as perguntas”, diz uma das peças da Abav. Ou seja, vá ao Congresso e faça suas perguntas. Os seminários da parte da manhã serão temáticos, com a ajuda de outras entidades, e os agentes entrarão nas salas (de oito a dez) e tirarão suas dúvidas, saberão como melhorar suas vendas, conhecerão novas ferramentas. É um novo formato, que privilegia o diálogo, substituindo o blá-blá-blá de sempre.

Em seguida, virão as plenários, que seguem até as 14 (a feira abre às 13h). Os temas e palestrantes estão sendo definidos pela Abav.

Você pode até nem ligar ou esquecer do tema. Mas é um início (tardio) de virada da Abav Nacional. Esperemos que dê certo. E que Kaká consiga reverter o tempo perdido.

Saiba mais em www.feiradasamericas.com.br.

Deixe sua Avaliação

Votos: 0 / 5. Total de votos: 0

Sobre o Autor

Artur Andrade

Artur Luiz Andrade é carioca, taurino, jornalista e nasceu em 1969. É editor-chefe da PANROTAS Editora e mora em São Paulo desde 1998

Comentar

  • Artur,

    Sintomático isso…

    Este foco no cliente espelha o que vem acontecendo no mercado há alguns anos: o agente de viagens enxergando o passageiro como seu real cliente.

    Cliente é quem nos paga e, anteriormente, nossos clientes eram as cias. aéreas, que nos remuneravam com comissão.

    Hoje, seja com DU, RAV ou FEE, o passageiro é quem nos paga, sendo ele o nosso cliente, portanto foco nele !!

    []’s

    Luís Vabo

Clique para comentar

Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é carioca, taurino, jornalista e nasceu em 1969. É editor-chefe da PANROTAS Editora e mora em São Paulo desde 1998

O conteúdo dos blogs é de inteira responsabilidade dos blogueiros convidados, não representando a posição da PANROTAS Editora.

Instagram

Connection error. Connection fail between instagram and your server. Please try again

Posts Recentes