… Pois é, muito tempo sem escrever no blog e vem tudo à cabeça ao mesmo tempo, enquanto o navio (Allure of the Seas, onde estou no momento) me chama para aproveitá-lo. Mas dediquei duas horas de minha manhã para atualizar o Portal PANROTAS e o blog.
Hoje é Thanksgiving Day. Dia de Ação de Graças, principal feriado religioso americano, dia de agradecer a Deus pelas conquistas, dia de comer Peru com a família e de se preparar para a famosa Black Friday, a Sexta-Feira Negra que é a maior liquidação do país. Vai entender esses americanos. Primeiro reza, depois consome. A economia tem de girar.
Mas dar Graças a Deus pode significar também alívio (graças a Deus, e com todo respeito, não somos búlgaros, como o garçom de ontem à noite, que repetiu dez vezes a piada de que a presidente eleita do Brasil é “búlgara” – virou comoção na comunidade e a gente não aguentava mais a torcida para que Dilma faça uma saudação em búlgaro em sua posse ou, pior, na abertura da Copa de 2014); e ainda lavar as mãos (se tudo é obra de Deus, nada podemos fazer); e reverência.
Não dá para dizer que é obra de Deus a infraestrutura portuária brasileira, por exemplo. Ele deu as enseadas, o mar maravilhoso, o contraste com a montanha. Mas podíamos ter caprichado nos portos, não é? Embarcar em menos de 20 minutos em Port Everglades, Fort Lauderdale, em um navio de cinco mil passageiros e mais dois mil tripulantes, foi humilhante. Em Santos a fila ia subir a serra. No Rio, iam ter de interditar a Rio Branco. No Nordeste ia ter acampamento nas ruas. Enquanto isso, a China e Dubai se encarregam de roubar nossos navios e turistas. Mas a mãe do PAC, e da Bulgária, vem aí… Acelera Brasil.
E a geração Y, falada e cantada em prosa e verso por nossos blogueiros, chegou aos navios. Não me refiro aos ambientes exclusivos para eles no Allure (repletos de wii, Guitar Hero, acesso a redes sociais, cores, informalidade, e tecnologia), mas sim ao fato de o navio os estar vendo como mercado a ser conquistado. Vejam vocês que no spa do Allure há uma área para a geração Y: a Y.Spa. Tá bom pra você? Enquanto alguns ainda estão no C e D (uma obsessão que tem de ser trabalhada, mas também variada), o alfabeto mostra-se bem mais amplo (e desafiador).
Ah, ainda no spa. Há o MUD LOUNGE (QUARTO DA LAMA). Hummm O que diabos é isso? Uma sala onde o casal se tranca (por dentro e sem câmeras, garantiu a funcionária – como assim????!!!!!) e toma banho de lama por 15 minutos. US$ 95 por pessoa e o que acontece lá dentro fica lá dentro. A lama é trocada a cada uso, claro. No fim, uma ducha relaxante a dois. Muito muderno… Tô ficando velho. Mas tô querendo experimentar essa lama…
O A do alfabeto não foi esquecido no Allure. A Classe A (ou AA, AAA, coloquem quantos A quiserem) tem suítes lofts deslumbrantes, repletas de mimos. E na hora da muvuca organizada (assistir aos shows, jantar etc) têm lugares garantidos e privilegiados.
Não consegui experimentar a Samba Grill, churrascaria brasileira a bordo. Mas fui conferir o ambiente. Muito limpo, tranquilo. Uma passista fazia remelexos ao som de Rebolation (isso mesmo…O Rebolation tion). Depois entrou um sambinha antigo, daqueles que não se ouve mais (tipo Gatinha que dança é essa que o corpo fica todo mole…). Romero Britto estava lá com a família. Um americano dizia-se extasiado com o gosto das carnes, mas preferia mais bem passado. Pareceu bom. Ah, o gerente da churrascaria é…português. Vai entender. É a imagem do Brasil, não podemos negar.
A frase do cruzeiro ficou com um dos jornalistas do grupo. Disse que seu sonho era ir pra Praga e arrumar uma namorada linda. Lembrei pra ele do filme O Albergue, falei pra ele tomar cuidado – tudo brincando, claro – e disse pra ele aproveitar que estava no navio e dar uma voltinha com olhos de tocaia. Foi aí que ele disparou: “Já fiz isso, mas é muita mulher de oncinha”… Fujam das mulheres de oncinha…hahahaha. Elas querem ser caçadas a qualquer custo. Mas dependendo do tiro, desloca o botox…quanta maldade… Bom, ficou provado que homem não gosta de mulher de oncinha. Não pra namorar. Será que está na mora e eu não tô sabendo? Será que é preconceito do rapaz? Soltem suas feras…
Aliás, noite de gala em navio agora signfica vestido curto para as mulheres e camiseta para homens. Adorei. Terno e gravata never more. Graças a Deus.
Uma última observação. Alguém conhece quem vá viajar no Réveillon para destinos brasileiros? Na minha enquete SEM RESERVA, quem optou ou pode viajar está indo para algum destino internacional: Buenos Aires, Nova York, Europa, até Cuba (hello Marjori!!). Quando lotar a Recoleta pode ser que sobre para os destinos nacionais… Ó vida…
ALGUMAS FOTOS
Da série SEPARADOS NO NASCIMENTO – eu e o Po, o Kung Fu Panda hahahaha
Spa para quem quer ficar como a Bella, de Crepúsculo, ou a Hannah Montana
O que acontece no Mud Lounge…fica no Mud Lounge (ou vai para o ralo)
Quem está no início do alfabeto (Geração A – de classe A mesmo), pode desfrutar das suítes Loft. Alguém em sã consciência sairia dessa jacuzzi para alguma coisa?
Adorei! Cada dia mais interessante e espitiruoso!
Parabéns e otima viagem!
Sorry…espirituoso!
Oi Artur
Entrei por aqui pra procurar algo do Festival Gastronomico de Israel que foi inaugurado ontem, e me deparo com seu artigo excelente…ri muito.
Voce sempre com seu maravilhoso senso de humor e olhar preciso no que precisa ser visto !! Parabéns !
Sensacional! Artur, finalmente você encontrou o irmão desaparecido.
Muito bom o post, Artur… vou ligar pra Dreamworks e pedir pro Steve Jobs te deixar usar essa foto do Po no cabeçalho do blog, ficou show de bola!!
Tava estranhando teu silêncio, ainda bem que foi só alguns dias.
Antes de voltar pode reservar esta suíte com a jacuzzi prá mim? ?????
Ai ai ai…. Esta foto com o pandinha tá o máximo ! Adorei os tênis, tanto dele quanto o teu !
bjs
A Marjori “leu” meu pensamento sobre teu irmão, e comentou antes.A Heloisa,foi mais rapida e reservou minha jacuzzi…só me restou a LAMA.
Beijossss