Minha participação rápida, mas bastante rica no Lacte hoje (mediei um debate sobre o aumento da demanda na hotelaria e a dificuldade dos diferentes nichos, canais ou parceiros conseguir disponibilidade e manter acordos), me deu a certeza de que há muito a ser feito.
sei que vão me chamar de chato, cri-cri, ou até de b… (palavrão mesmo), como já o fizeram, mas as dúvidas que surgiram no painel, ou melhor a falta de soluções e as visões distorcidas que um segmento tem do outro, podia ser amenizada (não digo nem resolvida) por entidades de classe mais antenadas com a realidade, com o macro, com tecnologia e não apenas com o dia a dia.
Outro problema é a falta de adesão às associações. A falta de líderes com gás e disposição. Não pode haver tanto problema entre hotéis, TMCs e clientes e as entidades que envolvem esses segmentos não estarem perto de uma solução.
OK, vão falar dos comitês, vão dizer que existem produtos sim, vão dizem que não tem ou que tem solução… Não há vilões ou mocinhos. Mas há muitas dúvidas e muito a ser resolvido, para o bem de todos.
Repito que quando o tema é complexo e que as entidades precisam de mais adesões. Também que problemas comerciais são resolvidos entre empresas. Mas ordenar, apontar caminhos e dar voz a todos, como fez o Lacte e o fazem vários eventos de entidades, é permitido.
Parabéns e obrigado aos corajosos Daniel (Accor), Roberta (Syngenta) e Fernando (Kontik) pela participação brilhante no painel e também à plateia super hiper participativa e conhecedora do assunto. Nem o Daniel foi vilão, bem a Roberta a chata e nem o Fernando o coitadinho. Todos mostraram-se profissionais. Falta algo que os ajude a encontrar soluções comuns. Se não existem, aí é outra história. Mas pelo que entendi, há jeito.
Acho que foi o melhor Lacte de muitos anos hein… Mas acho também que não deveria ser na semana do Workshop CVC… A gente chega na sexta-feira esgotado… Precisamos de energia para o carnaval…
Deixa eu voltar para a edição 1.000 do Jornal PANROTAS… Vocês não me aguentam mais falar dela, né… Mas semana que vem eu falo da 1.001. Prometo.
Prezado Artur,
Gostaria muito de estar participando do Lacte 2012 e sobretudo do painel do qual vc foi mediador, mas este ano não foi possível.
Posso estar errado na minha percepção, mas não vejo empresas, entidades ou quem está envolvido neste desafio unirem forças. Vejo que cada um está correndo atrás de uma solução ou inventando um negócio seu, sem pensar num problema como um todo ou em todos aqueles envolvidos.
Cada um acha que vai criar uma galinha dos ovos de ouro e depois fazer um IPO ou ser encontrado por um fundo de investimento gordo.
Precisamos de mais colaboração, mas inovação, mais vontade. Como vc disse mais líderes com gás.
Como sou de tecnologia, sei que o problema não é a falta dela, mas sim da vontade do líder em fazer bom uso, de acordos entre os envolvidos para ganhar escala e distribuição.
Vou torcer para amenizarmos este problema o quanto antes, pois trará resultados positivos a todos.
Forte abraço e no aguardo da edição 1.000 !
Abs,
Alberto Sá Jr.
Falaram isso mesmo lá, Alberto… A quem interessa a bagunça, that’s the question… Abraços
Artur,
Obrigada por este post, sua visão clara e de coragem sempre de dizer o que vê e pensa, é fantástica e pode ser muito benéfica ao mercado. Nós na ABGEV-ALAGEV tentamos fazer nossa parte e seria muito bom se outras entidades deixassem de ser tão políticas pra fazer um trabalho em conjunto. Parabéns pela sua mediação no painel, adoramos te-lo conosco no LACTE 7 e seus painelistas foram também muito honestos em suas posições! Adorei!
Beijos e muito obrigada a pessoas como vocês que deixarão seus legados e marca registrada neste mercado.bjos,!