Em 2013 as companhias aéreas nacionais reduziram a oferta em cerca de 8%. Resultado: Avianca, Azul, Gol e Tam transportaram cinco milhões de passageiros a menos em relação a 2012: 77,3 milhões no ano passado e 82,3 milhões no ano anterior. Para onde foram essas pessoas? Deixaram de viajar? Compraram jatinhos? Foram de ônibus, táxi, van ou navio?
A Abear garante que somando a aviação regional e os brasileiros a bordo de companhias estrangeiras chegamos aos 100 milhões de paxs comemorados em 2012. Pode ser. Tomara.
Mas as estrangeiras também andaram penando para encher seus aviões, exceção talvez para os Estados Unidos. A Argentina perdeu 40% dos turistas brasileiros. A Tap transportou dez mil passageiros a menos (não é nada não é nada, quantos aviões encheriam esses dez mil?), a Tam e a United tiveram de cancelar voos do Rio, outras companhias dão um sorriso amarelo com a ocupação na Cidade Maravilhosa, a Iberia está vendendo passagem a US$ 545… Chegaremos aos 100 milhões em 2012 ou a aviação deu um passo atrás? Para dar dois lá na frente? Passo de formiguinha? Passo de elefante?
E as contratações e saídas estão a mil nas companhias estrangeiras.
Christophe Didier voltou em grande estilo à aviação, como number 1 da Etihad no Brasil.
Já Ralf Aasmann anunciou separação da Emirates… quem fica em seu lugar?
Luciano Macagno, argentino considerado uma das novas estrelas da Latam, deixou a empresa e deve ser anunciado entre hoje e a próxima semana como novo country manager da… de uma companhia americana.
Klaus Becker, da Aviareps, está super cotado para assumir a Qantas no Brasil. A australiana viu que não dá para ficar sem gerente por aqui…
US Airways e American Airlines se preparam para fusão de equipes
E vamos que vamos!!! É o Ano da Copa
AH!VIAÇÂO http://t.co/9xZZTOEmar
AH!VIAÇÃO http://t.co/IsBjoXva8H
Aviacao eh um negocio dificilimo em qqr parte do mundo mas no Brasil ainda consegue ser muito mais dificil do que em qqr outra parte. Se na epoca que a economia tava bombando as aereas BR estavam (estao) tendo prejuizos enormes, o que dizer agora que a economia esta em mini-crise??
O problema da aviacao Brasileira eh que (infelizmente) nada funciona. Nao temos bons aeroportos, bons servicos, boas ligacoes regionais, bons precos, etc…….