Home do Blog » Dia a dia » AINDA CINCO MILHÕES
Dia a dia

AINDA CINCO MILHÕES

A Embratur divulgou hoje alguns números em relação aos turistas estrangeiros que estiveram no País em 2010. Foram 5,16 milhões, com 1,4 milhão da Argentina e cerca de 640 mil americanos. Ou seja, dois mercados respondem por cerca de 40% do total. No comunicado, bastante vago e sem detalhes ou análises mais profundas, a Embratur diz que Chile, Uruguai e Paraguai também cresceram e que São Paulo domina como portão de entrada, com dois milhões de visitantes, seguido do Rio, com menos de um milhão e do Paraná, com destaque para a entrada terrestre.

Só isso que se tem a dizer sobre o ano de 2010? O crescimento de sul-americanos fez a média de gastos por turista despencar? Esses turistas que entram em São Paulo ficam em São Paulo? Segundo o release, 27% dos turistas vieram a negócios… Donde se conclui que São Paulo é apenas o local da primeira parada. Há várias perguntas, dúvidas, análises a serem feitas e o comunicado da Embratur é bem sucinto, como que dizendo: não queremos discutir isso agora (a “íntegra” está no Plantão de Notícias do Portal PANROTAS).

O receptivo do Rio e do País vive uma crise sem precedentes e não se vê uma discussão a respeito. Apenas se comemora o crescimento!!! Como assim? O país está caro e nada se faz para melhorar isso. Hotéis voltam-se para o dinheiro dos turistas nacionais, dos eventos, dos viajantes de negócios e há muito tempo o estrangeiro não é mais prioridade… O modo de fazer negócios também mudou e os empresários de receptivo não viram. Acordaram com a água já no pescoço e têm de ser rápidos e ter ajuda.

O receptivo brasileiro precisa ser debatido, discutido, analisado, esmiuçado… Nesse ritmo chegaremos em 2014 com cerca de sete milhões de turistas estrangeiros. O que já será um problema para nossa infraestrutura receptiva.

Hoje começa a Brite, no Rio. Vamos ver o teor dos discursos. Tá tudo bem? Tá tudo ótimo? Ou alguém apontará uma luz no fim desse túnel descascado e cheio de goteiras? Será um trem bala chinês essa luz no fim do túnel? Nossa presidenta esteve por lá esses dias. Tomara que tenha visto a realidade que se aproxima.

Enquanto isso… cinco milhões de turistas. A barreira continua intacta.

Deixe sua Avaliação

Votos: 0 / 5. Total de votos: 0

Sobre o Autor

Artur Andrade

Artur Luiz Andrade é carioca, taurino, jornalista e nasceu em 1969. É editor-chefe da PANROTAS Editora e mora em São Paulo desde 1998

Comentar

  • Oi Artur , Boa Noite !!
    Quer a resposta ?
    Simples , aquilo que todos nós sabemos , mas poucos se atrvem a divulgar
    Veja o link abaixo , é da concorrência – NÃO FIQUE BRAVO , bom jornalismo merece crédito!! – mas creio que merece uma boa divulgação e , BIngo !!

    http://viajeaqui.abril.com.br/vt/materias/vt_materia_622858.shtml

    Quer mais explicação ? > Que tal a mudança na presidência de Embratur ??
    “Ahhh , mas claro ,virá um deputado com grandes ligações políticas , pode ajudar o Turismo !! ” dirão todos
    É de doer …..
    Na hora em que o calo começar apertar ( e isso SEMPRE acontece!!),vamos ver o que as “Grandes Lideranças do Setor ” farão

    Grande Abraço doído do seu sempre leitor – e cobrador
    Hélio

    PS > Viu a primeira entrevista hoje do tal “Secretário da Aviação ” , A coisa começou caprichada !!!

  • Artur

    Um quadro pessimo para o Brasil, enquanto vários países recebem cerca de 80 milhoes outros cerca de 43 milhoes o Brazil recebe 5 milhoes?

    Uma boa tabela se encontra no wikipedia: World Tourism rankings

    Mais uma vez isso mostra que nossa criatividade está baixíssima! Será que em 30 anos conseguiremos chegar aos patamares dos países como França, Espanha, USA, China e até a Ukrania?

    Você tocou em um ponto chocante da nossa realidade que precisa ser mais debatido.

    Abs

    James

  • Artur,
    Ouço este queixume de 5 milhões de turistas há muitos anos. Culpam-se hoteis e suas tarifas altas, agentes despreparados e mão de obra deficiente e acabam invariavelmente crucificando a Embratur e seus dirigentes. Não haverá gênio algum posto a dirigir a Embratur que consiga mudar esta situação. Não haverá verba suficiente para promover o Brasil e mudar este “status quo” se não houver modoficação drástica na nossa politica economica e na tributação excessiva. Aqui se pagam os maiores juros do mundo em moeda forte o que accareta uma enchente de dolares e consequentemente sua desvalorização e os tributos? continuam os mesmos com a ameção de aumento.
    Quem pagará os preços do Brasil? Será que virão torcedores?
    Há poucos anos fazer compras em marcos, francos suiços, libras era proibitivo, depois com euros também, mas hoje tudo lá é barato comparando com nossa terrinha, e assim vamos continuar. Será que vão reinventar o Deposito Compulsório, pois tentar conter as remessas para pagamentos de serviços já fizeram e nem se falou em retaliaçaõ.

  • Por sermos considerado um destino carissimo e por causa da crise de alguns Paises arriscamo-nos a chegar em 2014 com os mesmos 5 milhoes. A culpa nao eh so da Embratur.

Clique para comentar

Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é carioca, taurino, jornalista e nasceu em 1969. É editor-chefe da PANROTAS Editora e mora em São Paulo desde 1998

O conteúdo dos blogs é de inteira responsabilidade dos blogueiros convidados, não representando a posição da PANROTAS Editora.

Instagram

Connection error. Connection fail between instagram and your server. Please try again

Posts Recentes