Marc Bailliart e Adriana Cavalcanti, diretores da Air France-KLM no Brasil, reuniram-se hoje com lideranças da Abav. Na pauta, em uma segunda tentativa, a introdução da TASF (travel agennt service fee), versão da Iata para a DU. Os representantes dos agentes desceram a lenha na Iata, compararam o sistema com o da Tam, considerado melhor (inclusive nas transações com cartão de crédito), e saíram de lá sem uma definição… Não há sequer data para início do novo modelo.
A pergunta é: por que a Air France está liderando esse movimento? Via Jurcaib seria considerado cartel? O que as outras pensam disso? Não seria melhor esperar a decisão da Tam?
A seguir, cenas do próximo capítulo…
Os agentes de viagens deveriam divulgar as situacoes em que os passageiros podem ficar ao comprar diretamente com as cias aereas quando acontece algum tipo de imprevisto durante a viagem, como o recente pouso da AF em Recife devido a uma ameaca de bomba. Deveriamos divulgar, atraves de campanhas publicitarias, que servicos a agencia pode prestar, principalmente em casos de imprevistos (como as greves na Franca, por exemplo!!)- alem de deixar claro que a agencia podera pesquisar e oferecer a melhor opcao dentre TODAS as cias aereas e operadoras.Alem do fato de que as cias aereas nao possuem lojas nem pessoal suficiente para prestar servicos aos clientes – so o que podem e querem fazer eh a venda. Prestar servicos para elas significa perder tempo! fecharam as lojas, demitiram os tarifeiros e pessoal qualificado de reservas. Estao interessados em marketing e estatisticas mas nao na qualidade da venda nem na prestacao de servicos para a viagem propriamente dita. Eh venda de passagens e cobranca de taxas e multas, e so!
Artur,
Além disso, ainda há a questão dos custos que estarão embutidos no uso da TASF, conforme relatei em http://blog.panrotas.com.br/distribuindoviagens/index.php/2010/06/29/tasf-adivinha-quem-vai-pagar-esta-conta/
A sensação é que a IATA está somente interessada em criar uma nova forma de auferir receita, embora seja uma entidade sem fins lucrativos…
E tome na goela abaixo do agente de viagebs…
[]’s
Luís Vabo