Copa e Avianca/Taca são reforços importantes para a Star Alliance na América Latina… Até porque as demais empresas de peso ou estão comprometidas com outras alianças — Aeromexico e Aerolineas com Skyteam, Lan com Oneworld; ou ainda não decidiram por uma — Gol; ou deve trocar de bandeira em breve (ao menos essa é a expectativa em relação à Tam, que integrará a Latam, na criação da holding com a Lan). Fazer com que a Tam fique na Star Alliance e atrair a Gol são passos importantes e que estão sendo observados atentamente pelo mercado…
Enquanto isso, silêncio. Na Tam por conta da criação da Latam. Na Gol enquanto o novo presidente não toma posse. Como diria o outro: tudo pode acontecer com essas mudanças de gestão que estão por vir.
Acho que não existe essa de “fazer com que a TAM fique na star”; pelo que sei, o órgão regulamentador chileno colocou como regra que LATAM e Avianca não sejam membras de uma mesma aliança. Além disso, com a LAN agindo como controladora, seria muito mais racional que a TAM vá para a OW.