Se a Decolar.com é persona non grata na American Airlines, a CVC é muito bem vinda.
Não é mera coincidência a CVC ter publicado hoje, nos maiores jornais do País, um anúncio falando de sua parceria com a AA, com ênfase em preços imbatíveis e na variedade de pacotes para os Estados Unidos.
Na briga ferrenha entre Decolar.com e CVC, esta última (finalmente) está reagindo. As vendas on-line na operadora já representam 10% (crescimento de 40%). Ou cerca de R$ 400 milhões. Ainda longe dos bilhões de reais da Decolar.com, mas as lojas e a distribuição por agências multimarcas empatam (ou desempatam) o jogo.
AMERICAN E… CVC http://t.co/cLRKB5Jk4O
Com todo respeito que ambas companhias possam merecer, difícil decidir quem é mais dissimulada ao oferecer suas promoções. Uma, Decolar, esconde taxas e adicionais cobrados, que só aparecem na hora de fechar o pagamento on line> A outra, CVC, com o câmbio fantasioso de R$ 1,99 que até o ministro Mantega gostaria de ostentar em nossa economia mas que só a operadora se atreve a divulgar. Um verdadeiro engodo para o consumidor.
Francamente, sempre vi a Decolar como uma empresa que não apresentava e – e não apresenta o verdadeiro valor para o consumidor. Mas, a CVC, no auge de sua tentativa de retorno ao posto de rainha, com a volta do VP, também tem lá seus meios de não mostrar o real ao passageiro. Câmbio 1,99? Aonde? Aumenta o preço de produto para depois dizer que é promoção. Puro marketing. Sem contar que o mark up é um gigante. Não podemos criticar somente a Decolar.com – pois a CVC, além disto, sempre elogia os agentes de viagens, mas no fundo, quer vê-los pelas costas. Vai abrir mais 100 lojas, sendo que já possui a marca no Brasil inteiro. Francamente,..lamentavel…
AMERICAN E… CVC http://t.co/WOtlKFAoT1
Prezado Arthur.
Minha posição referente a esse post poderá ter um pouco de antítese mas vou procurar me expressar de forma que todos possam entender. Há pouco tempo coloquei um comentário no blog do Vabo que comentava sobre o “make up” que realmente acredito que Decolar e a CVC pratiquem em suas formas de divulgarem suas promoções e seus preços, porém a primeira nunca se disse parceira de ninguém a não ser de seus fornecedores, e mais, de uma forma meio torta trouxe de volta as agencias de viagem clientes que já estavam indo direto para a loja CVC e que se “esqueciam” que as agências de viagem também vendem CVC. A Decolar com sua forma de praticar o Marketing redemocratizou o mercado de viagens para o trade, pois se hoje muitos agente de viagem comentam que não aguentam mais clientes irem a suas lojas comentarem que “ah eu vi na Decolar” se esquecem de que vão até a agência porque sabem que Decolar não é a CVC e também não querem comprar de alguém que não conhecem e que não estão vendo por confiança mesmo, e acredito que também essas agências se forem inteligentes não perdem nunca suas vendas para nenhuma OTA. E tem outra coisa todo monopólio ou hegemonia é burra e prejudicial a todo o mercado, mas isso é muito por incompetência de alguns players de mercado que deixaram que a CVC tomasse essa liderança imbatível, por não investirem em suas empresas e agora tentam correr atrás do tempo perdido. Não adianta a AA cortar o sinal da Decolar se todo o mercado contribuir para que outras pratiquem o “make up” como o Vabo disse, e na minha opinião o turismo só será realmente competitivo e grande a partir do momento em que tivermos todos concorrendo de igual pra igual independente de seu tamanho, acredito que isso não está longe, mas é um caminho muito difícil pela falta de união e a visão turva de concorrência.