Primeiro foram os apps de táxi, tirando os donos de frotas e empresas do setor da zona de conforto. Agora o Uber não apenas tira todo mundo do lugar (de transfers a taxistas, de vans a shuttles) como simplemente oferece algo melhor, a uma primeira análise, para o viajante.
Uma placa em Nova York avisa: venha trabalhar com o Uber. Garantia de US$ 5 mil mensais e ainda não precisa deixar sua base.
Experimentei, de carona com o Cristovao Loureiro, o Uber em Los Angeles. O carro, limpo, executivo, novo, chegou em quatro minutos, o motorista confirmou os dados, ofereceu água, me deixou no meio do caminho e seguiu com o Cris para um percurso estimado em US$ 18 (e eu havia pago, com voucher, US$ 44 pela vinda). US$ 44 foi a média das corridas de táxi em LA, e muitas vezes estávamos em três. Em uma das viagens, o motorista, oriental, teve de tirar duas bananas, uma garrafa de água, panos e livros do banco da frente para eu sentar. A lista telefônica ficou sob meu pé. Da outra vez nos esprememos atrás, pois havia um galão de água no banco da frente. Na hora de preencher o voucher, lentidão e 15% de gorjeta.
O presidente da Priceline, Darren Huston, foi um dos que elogiaram o Uber. Segundo ele, não apenas o serviço muda a indústria mais uma vez com o uso de mobile, mas também é disruptivo com o transporte público. O taxista que fica três horas na fila do aeroporto e faz cara feia quando ele diz que vai em um hotel próximo, agora vai ter de esperar cinco, seis horas por um cliente, e talvez sapatear e sorrir para agradá-lo. Máfia de taxistas existe em todos os lugares, mesmo que seja a máfia dos acomodados. Com o Uber, o mundo está dizendo: move your ass. Mesmo que seja tarde demais.
ATROPELANDO TÁXIS http://t.co/xtnXwssZu9
ATROPELANDO TÁXIS « Sem reserva http://t.co/DyIfRwaMns
RT @OrdemdosTaxista: ATROPELANDO TÁXIS « Sem reserva http://t.co/DyIfRwaMns
E ainda te manda email com recibo, mostra o trajeto que o motorista fez, o perfil e nota dele. Fora que no mobile dá pra acompanhar tudo em real time. No Rio e SP já tem mas na maioria das vezes que tentei foi mais caro que o taxi normal.
Arthur, aqui em Paris esta discussão tem dado muito pano para a manga, os taxis acusando os serviços de Uber ou similares de concorrência desleal. O fato é que os taxistas e até transferistas tradicionais estão tendo de correr atras da qualidade ha muito perdida. Por hora não ha comparação possivel entre os dois serviços, so tive boas experiências com a Uber e similares, até porque existe a possibilidade de se avaliar o serviço no final. Muitos clientes de nosso cabaré tem tido este reflexo também, apesar de dispormos de um concierge e conta preferencial para taxis. Acredito que esta visão de serviços acima de tudo possa servir de exemplo a muitos em nosso mercado…