Home do Blog » Dia a dia » BORA PRO CINEMA
Dia a dia

BORA PRO CINEMA

A idéia é, depois de uma semana cheia (de debates, novidades, eventos) e agitada (idem), usar o fim de semana para me enfurnar no cinema. Claro, tem “A” festa no sábado à noite (pela manhã pego meu smoking alugado – domingo conto como foi), mas o resto do tempo será para me atualizar. Faz tempo que não sento na sala escura.

Quer dizer, domingo passado fui ver A REDE SOCIAL e recomendo completamente. Todo mundo a essa altura já sabe que é sobre a criação do Facebook e seus conflitos. Como Mark Zuckenberg (“o” criador recusou-se a colaborar), a gente já entra sabendo que é apenas um lado da história e que ele será o vilão – o nerd egoísta. Mas isso não importa – mesmo. O filme é delicioso, cheio de diálogos maravilhosos (sim é filme de ouvir – ou ler com atenção), música excelente, direção primorosa e atuações excelentes. A começar pelo nerd número 2 (o número 1 ainda é o Michael Cera, de Juno, Scott Pillgrim e Superbad) de Hollywood, Jesse Eisenberg, que faz um nerd “do mal” perfeito. “O seu problema não é que você seja um babaca. Mas que você se esforce tanto para ser um”, diz uma personagem a ele a certa altura. E ainda Andy Garfield, como o brasileiro Eduardo “Wardo” Saverin (o bonzinho do filme – ah, ele já está gravando como Peter Parker, o Homem Aranha, no lugar de Tobey Maguire), Justin Timberlake (ótimo como o criador do Napster) e Armie Hammer, excelente no papel de gêmeos. Se duvidar vou ver de novo. O filme define o nascimento de uma geração, da idéia de comunidade virtual, desse mundo louco e on-line que vivemos.

Aliás, li no Twitter uma frase ótima. O nerd que anda plugado e conectado 24/7 quer que escrevam em sua lápide: enfim off line. Será?

Filmes para serem vistos ou pelo menos com direito ao benefício da dúvida:

MACHETE – Era um trailer falso no projeto Gridnhouse (filmes de terror B) de Tarantino e Robert Rodriguez. Agora um filme B que parece ser bastante violento. Para quem gosta do Tarantino B. É dirigido por Robert Rodriguez e tem elenco esperto, incluindo Jessica Alba, Lindsay Lohan, Steven Segal e até o Don Johnson, de Miami Vice. Às vezes são cansativos esses filmes cheios de referências, mas têm momentos inspirados.

ENTERRADO VIVO – Um filme pequeno, de suspense, com Ryan Reynolds, simplesmente eleito o homem mais sexy do mundo, além de ser casado com Scarlett Johanssen e já ter filmado com o uniforme do Lanterna Verde. Adoro esses pequenos filmes de terror-suspense.

A SÉTIMA ALMA – Parece ser um terror de adolescentes massacrados. Não é para qualquer um, mas tem a direção de Wes Craven, mestre do gênero (criador de Freddy Kruger e Pânico). Eu gosto. Hehe.

O GAROTO DE LIVERPOOL – A infância e juventude de John Lennon, prestes a formar os Beatles. Imperdível. Com Aaron Johnson, que fez o superestiloso Kickass, e Kristin Scott Thomas, a eterna musa do Paciente Inglês.

TETRO – É do Coppola. Mas ele anda tão chato ultimamente. Acho que prefiro ficar com o Coppola de antes de Drácula.

MEGAMENTE – Adoro os desenhos espertíssimos, com piadas que duvido que a criançada entenda. Esse tem vozes de Will Ferrel e Brad Pitt. Por isso é bom ver na versão legendada.

CENTURIÃO – Um Gladiador ultraviolento com pitadas de terror. Já vem sendo tratado como Cult entre os fãs do gênero.

DEMÔNIO – Produzido por M. Night Shyamalan tem uma idéia interessante: pessoas presas em um elevador. Uma delas é o demônio. Encara?

VOCÊ VAI CONHECER O HOMEM DOS SEUS SONHOS – Um Woody Allen. Já basta para ter mínimo de qualidade.

MINHAS MÃES E MEU PAI – Um filme que vai disputar alguns Oscar e que tem três atores que adoro: Anette Bening (favorita ao Oscar, ao lado de Natalie Portman), Julianne Moore e Mark Ruffalo, estes dois últimos estiveram juntos em Ensaio sobre a Cegueira, do Fernando Meirelles. Filme moderno e que me parece cativante.

Vá só se tiver tempo: Um parto de viagem – tem cenas engraçadas.

Fuja: Jogos Mortais– péssimo. Só o final dá um alento de que o próximo será melhor.

Dúvida: Muita Calma Nessa Hora. Chegou a um milhão de espectadores, mas dois cidadãos acima de qualquer suspeita, incluindo o Alex, aqui da Redação, disseram ser bem fraquinho…

Outra dúvida: Ondine, com o Colin Farrel. Preciso ler mais sobre o filme.

Moderno: Scott Pilgrim contra o mundo (adorei e recomendo, mas é alternativo, meio história em quadrinhos e cheio de referências que perdemos por termos alguns aninhos a mais). Mas gostei muito.

Tiro certo: Atração Perigosa (The Town) dirigido e com Ben Affleck. Suspense dos bons. E com Romance. Com Rebecca Hall, de Vicky Cristina Barcelona, Jeremy Renner, do vencedor do Oscar Guerra ao Terror e John Hamm, quentíssimo star de Mad Men, série de TV maneira, mas que nunca vi – hehe. Adorei também.

E por aí vai.

Vejo vocês nas salas de cinema. E na festa, claro. “A” festa.

Deixe sua Avaliação

Votos: 0 / 5. Total de votos: 0

Sobre o Autor

Artur Andrade

Artur Luiz Andrade é carioca, taurino, jornalista e nasceu em 1969. É editor-chefe da PANROTAS Editora e mora em São Paulo desde 1998

Comentar

  • Meu caro e mais “mordaz” Artur
    Gostei de ver e ler e visualizar que voce também é um grande cinefilo, competitivo seja no assistir que no comentar o que viu.
    Embora logicamente, tudo sempre surgem varias opiniões, quanto ao filme do criador do FACEBOOK, me desculpe mas o gene “rolliood” (de proposito errado), está muito marcante, poderiam ter sido mais fieis a VERDADEIRA TRAJETORIA DO CRIADOR, mas concordo com voce o filme é bastante interessante, e nos faz pensar num divisor de aguas, desses “criadores e inventivos” que embora já estejamos repletos de tantas ferramentas de relacionamentos, ainda conseguem criar. outras….e ficarem bilionarios !!!!!!
    Quanto ao seu comentário do COPPOLA, bem eu diria que voce está coberto de razão, alías não sei como pessoas tão criativas, inteligentes conseguem descer ladeira abaixo.
    Bem, neste final de semana eu já selecionei alguns filmes para me deliciar (assim espero)
    abraço
    Voce citou alguns, que embora eu seja rapido, ainda não assisti…mas vou seguir seus conselhos, e alias importante para não ASSISTIR…

Clique para comentar

Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é carioca, taurino, jornalista e nasceu em 1969. É editor-chefe da PANROTAS Editora e mora em São Paulo desde 1998

O conteúdo dos blogs é de inteira responsabilidade dos blogueiros convidados, não representando a posição da PANROTAS Editora.

Instagram

Connection error. Connection fail between instagram and your server. Please try again

Posts Recentes