É claro que o que vale, como nas relações, é o que fica (sem trocadilhos, please). Em uma empresa, é o resultado, o lucro, o EBITDAR, o que os acionistas recebem… o que vale. Não?
Passei a semana atrás dos números dos gigantes do turismo, que venho recolhendo há cerca de um mês. É aquela velha história: números no turismo ou não existem ou são fantasmas… Mas a gente tenta e empresa séria abre seus números, revela sua produção, conta para onde está indo. É transparente, mesmo para dizer: olha isso não posso dar, mas tem esse outro dado aqui… Só assim o turismo vai ser atraente para investidores, foi assim que as aéreas brasileiras cresceram, com a profissionalização dos dados. Mesmo sabendo que números são interpretáveis, continuamos atrás deles. Nus e crus.
Focando na venda de bilhetes aéreos (é a aviação o setor mais bem organizado, fazendo corar a hotelaria, por exemplo), encontramos este ano cinco empresas no Clube do Bilhão (de reais). A Trend, claro, seria uma delas, se incluíssemos a hotelaria, mas ainda não chegamos nessa fase. De qualquer forma, falando com o Luppa esta semana, ele festejou o EBITDAR da empresa, que cresceu 23% no ano passado e passa da casa dos 30%. Impressionante.
Também impressionantes são os números da Decolar.com, pelo seu crescimento vertiginoso. Claro, Flytour, CVC, Gapnet, Advance já são esperadas no topo das pirâmides de produção. Mas a Decolar é um caso sério. Mesmo se levarmos em conta o que a empresa gasta em marketing para aumentar seu share.
Se a Trend, estima-se (não há dados oficiais), vende entre R$ 1 bilhão e R$ 1,5 bilhão ao ano, já encontra na Decolar.com um player de peso na venda de hotéis. A Decolar vendeu, segundo levantamentos do mercado, US$ 600 milhões só em hotel no ano passado. Ou seja, é a Trend do lazer, rivalizando com a CVC. Números recentes de um estudo off-the-records a que tive acesso mostram que 3,6 milhões de passageiros viajaram via Decolar no ano passado.
No Top 15, temos de tudo: operadoras, OTAs, consolidadoras e as grandes TMCs, que tiveram um ano muito bom.
Ainda estou compilando os dados e fazendo o texto final da reportagem, que sairá na edição especial do Jornal PANROTAS para o Fórum PANROTAS (em formato revista), mas vai aqui um teaser:
CINCO MAIORES VENDEDORES TAM DOMÉSTICO (2011)
1 – Flytour
2 – Advance
3 – Flytour Business Travel
4 – CVC
5 – Alatur
CINCO MAIORES VENDEDORES TAM INTERNACIONAL (2011)
1 – CVC
2 – Flytour
3 – Esferatur
4 – Gapnet
5 – Advance
Mais um teaser: sabem quantos bilhetes aéreos a Flytour emitiu no ano passado? 3.217.888 (o número misterioso lá do título). Na consolidação foram 2,2 milhões de bilhetes.
Espero que gostem da edição (cheia de surpresas emocionantes e outras com muitas estatísticas) e que no ano que vem tenhamos mais e mais números.
Muito boa essa sua comparação de volumes de emissão de Operadoras, Consolidadoras, TMCs e colocar o hanking das que mais venderam Cia X, Y ou Z.
Saí de um grande TMC e fui para outro, e realmente essa vaidade de “o quanto eu vendi”… “nós fomos um Top TAM”… é muito presente nos egos dos administradores, o que é bem positivo, pois incentiva as vendas, aumenta o share e coloca em evidência.
Sou Account Manager de um grande TMC e gosto muito de ajudar os parceiros fornecedores com informações que ajudem a incrementar suas vendas e atingir suas metas…
Grande abraço!
O blog Sem Reserva… sempre com informações pertinentes.
Abraço!