Home do Blog » Dia a dia » CRUZEIRO DE REVEILLON – CONCLUSÕES – PARTE 2 (Navegando às cegas)
Dia a dia

CRUZEIRO DE REVEILLON – CONCLUSÕES – PARTE 2 (Navegando às cegas)

As empresas marítimas investem em treinamentos de agentes de viagens, sites, vídeos, material promocional… Mais eis que meus três casais de amigos no cruzeiro de reveillon a bordo do Costa Favolosa, todos estreantes em alto mar, praticamente desconheciam o que os esperava.

Um dos casais achava que o show noturno era pago e que para sair do navio era cobrada uma taxa… De certo confundiram as excursões com uma cobrança compulsória. E sempre falavam: “meu agente de viagens não me disse isso”. Isso valeu para o pacote de bebidas (que muitos descobriram na hora), para os procedimentos de desembarque, para o que estava ou não incluso.

Tinha até quem não sabia qual seria o roteiro. Ou que pratos podia pedir nas refeições. Se podia frequentar o spa, que também tinha um pacote de day use bem atraente, ou o restaurante que cobra uma taxa especial.

Eu acabei dando várias dicas, mas essa falta de informação pré-viagem acabam fazendo a diferença a bordo. O casal que não sabia dos desembarques só foi descer em Salvador, já a terceira parada do roteiro, pois achava que teriam de pagar. Sim eles podiam ter olhado em sites e blogs, mas pelo visto, se o fizeram, não acharam boas fontes. Mas os que compraram em uma agência (dois deles) ou não conversaram com seu agente ou não receberam instruções corretas.

Os novos viajantes sofrem do mesmo problema a bordo de aviões, mas em um cruzeiro isso significa toda a viagem e não apenas o meio de transporte. E significa menos receita para as companhias, pois eles podiam comprar os pacotes extras, se programar para comprar a bordo (nem todos sabem que tem um free shop praticamente a bordo dos navios), consumir de forma diferente.

De quem é a culpa pela falta de preparo desses viajantes? Da empresa marítima? Da Abremar, que tem perdido a mão na realização do Cruise Day? Nâo deveria haver mais capacitações? Do próprio viajante? Do agente que vendeu o pacote? (Aliás, todos compraram com bastante antecedência). Ah sim, todos adoraram a experiência e prometem voltar…como membros do Costa Club…

Casal não desceu no Rio pois achaou que tinha de pagar para sair do navio nas paradas…

Deixe sua Avaliação

Votos: 0 / 5. Total de votos: 0

Sobre o Autor

Artur Andrade

Artur Luiz Andrade é carioca, taurino, jornalista e nasceu em 1969. É editor-chefe da PANROTAS Editora e mora em São Paulo desde 1998

Comentar

Clique para comentar

Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é carioca, taurino, jornalista e nasceu em 1969. É editor-chefe da PANROTAS Editora e mora em São Paulo desde 1998

O conteúdo dos blogs é de inteira responsabilidade dos blogueiros convidados, não representando a posição da PANROTAS Editora.

Instagram

Connection error. Connection fail between instagram and your server. Please try again

Posts Recentes