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Dia a dia

DECOLAR.COM NA ABAV

A simples menção no post anterior de que a OTA Decolar.com estará com estande na Feira da Abav gerou três protestos… Não entendi o por quê… E acho válido o debate.

OTA é on-line travel agency. Uma agência de viagens que existe no mundo “virtual”. Mas ainda uma agência de viagens. Vende para o público final produtos de outros. Não é dona do produto. Inclusive é associada à Abav…

Por que não participar da Feira da Abav? Por ser grande? Grandes e gigantes sempre vão existir. Por esse raciocínio nem fornecedores, nem operadores, nem companhias aéreas grandes poderiam participar.

A briga já foi com a CVC, a Tam Viagens, as aéreas… Mas quem reclama? Quem quer o quê?

Está aberto o debate e, por favor, com nome, sobrenome, empresa, ideias, soluções, sugestões…

Afinal, a Decolar.com na Feira da Abav significa o quê?

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Sobre o Autor

Artur Andrade

Artur Luiz Andrade é carioca, taurino, jornalista e nasceu em 1969. É editor-chefe da PANROTAS Editora e mora em São Paulo desde 1998

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  • Artur,

    Decolar.com na Feira da ABAV significa que o negócio agência de viagens de turismo está migrando rapidamente para a internet, como o negócio agência de viagens corporativas já migrou faz tempo.

    E há espaço para todos, na internet e na Feira da ABAV…

    []’s

    Luís Vabo

    • Descordo Luis Vabo, a Feira é um diferencial para os agentes, pelos fornecedores, não agencias de viagens expondo … A questão é porque uma agencia está expondo quando deveria ser visitante … Inversão de valores, quem paga mais já pode entrar … Isso que esta acontecendo atualmente. Ja nao se sabe quem é expositor ou visitante na Feira, perdeu sua essência !

  • Artur, excelente seus apontamentos, o mundo está em constante mudança, essa é a lei da vida e quem não mudar não terá espaço e não poderá se lamentar. Internet atualmente é mais do que realidade, é uma necessidade e acredito que todas essas grandes mudanças, fusões, parcerias que o panrotas sempre noticía, contribuir enormemente para que nosso mercado se profissionalize cada vez mais. Esse é um bom momento para se refletir:

    “Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças” Charles Darwin

    A mudança é a lei da vida. E aqueles que apenas olham para o passado ou para o presente irão com certeza perder o futuro.
    John Kennedy

    O progresso é impossível sem mudança. Aqueles que não conseguem mudar as suas mentes não conseguem mudar nada.
    George Bernard Shaw

  • Artur.
    Entendo suas considerações, acredito também que todos os espaços são livres a qualquer pessoas que queira estar lá, porém penso que um stand da Decolar na ABAV onde acredito eu seja um espaço de negociação com fornecedores do mercado, acho inadequado, tendo em vista a relação que a Decolar.com tem com o Trade, claro que não com os fornecedores, e sim com as agências de viagem menores sem capital estrangeiro, sem mídia televisiva entre outros, não conheço (posso estar errado), nenhuma agência de viagens, independentemente se seja virtual ou física na feira ABAV como expositor, o que estará expondo? Seu poder dentro do Trade, pois até onde sei essa empresa não nos fornece nada.
    Hoje agradeço muito a Decolar.com, pois realmente como bem dito pelo Sr. Alípio, desmistificou o turismo e principalmente, coloca na cabeça dos clientes que não existe somente uma empresa de viagens de lazer, e que as agências de viagem podem ser competitivas. Só acredito ser inadequado um stand onde deveriam ser visitantes e não expositores, afinal se eles são como nós agentes de viagens o que farão nesse stand?

  • Decolar.com na ABAV significa a capitulação do modelo de distribuição mais avançado a uma feira sustentada em pilares anacrônicos. Pode ser um sinal de que os negócios da Decolar.com vão mal e ela precisa se expor no território dos inimigos (já vem fazendo isso com sua nova campanha de midia), pode ser que seja um sinal de que os negócios vão muito bem e chegou a hora de bater de frente com as agências tradicionais. Pode também significar que sobrou verba e resolveram testar a temperatura da feira…pode significar uma infinidade de coisas ou quase nada. Ótimo debate, só não vale dizer que a Decolar.com não tem o direito de estar lá, porque com a ABAV sempre foi assim: pagou, entrou.

    • Veja a resposta que dei pro Leonardo, que também comentou no blog: “Oi Leonardo…também questionei o Decolar sobre isso e a resposta me pareceu pertinente: é um estande de relacionamento, com o objetivo é o de estar próximo aos fornecedores, tanto cadeias hoteleiras, quanto hotéis independentes . E prospectar novos hotéis. Além de receber as empresas aéreas. Em vez de irem à paisana e circularem na feira, decidiram ter um espaço próprio para esse tipo de relacionamento. O que vc acha? Abs e obrigado pelo comentário ARTUR”… Ou seja, um estande para prospectar hotéis e se relacionar… Diferente… Mas ilegal? Imoral? Nâo acho… Até pq este ano a Abav terá um espaço corporativo com várias agências de viagens para se relacionarem com fornecedores…Abs

  • Artur
    Acho excelente que todos os integrantes da cadeia de turismo se encontrem e só agrega ter o maior deles lá. Tapar o sol com a peneira nunca funcionou, assim como desconhecer o poder do online já é assunto bem antigo… Na entrevista do Alípio no PANROTAS ele fala uma coisa muito interessante – a contribuição que estão dando ao setor, no sentido de lembrar a todos, através de campanhas intensas na grande mídia, que é, sim, possível viajar.
    E a decisão do visitante na feira ABAV ainda é soberana, entra nos stands só quem quiser !
    Bjs e bom final de semana

  • Segundo a ABAV, o conceito da Feira das Américas é: “Oferecer um espaço prioritariamente voltado para a comercialização de produtos e serviços, prospecção e conclusão de novos negócios.”, somado a isto o fato da entrada somente ser permitida para agentes, fornecedores e operadores, concluímos que o conceito é voltado somente aos agentes de viagem.

    Dessa forma, o questionamento que fica no ar é sobre a real função de um stand da Decolar.com na feira, tendo em vista que o alvo dela é o consumidor final e não a comercialização de produtos e serviços para os agentes de viagem.

    Ou será que a ABAV abriu o espaço para não ficar com o mesmo vazio, como ocorreu ano passado com diversos espaços vazios no meio da feira?

    • Oi Leonardo…também questionei o Decolar sobre isso e a resposta me pareceu pertinente: é um estande de relacionamento, com o objetivo é o de estar próximo aos fornecedores, tanto cadeias hoteleiras, quanto hotéis independentes . E prospectar novos hotéis. Além de receber as empresas aéreas. Em vez de irem à paisana e circularem na feira, decidiram ter um espaço próprio para esse tipo de relacionamento. O que vc acha? Abs e obrigado pelo comentário ARTUR

    • PS Leonardo, lembrei que a Abav vai ter este ano um Espaço Corporativo, com a presença de TMCS, agências de viagens corporativas, para se relacionarem com fornecedores… Como disseram alguns…o formato está mudando, as formas de se relacionar também… Abs

  • Acho que a forma de se relacionar está mudando mesmo, mas não era necessário um stand, só que eles querem mesmo mostrar o poder deles no mercado. Só os grandes empresários do Turismo falam que há espaço para todos e que as agências devem se adaptar às mudanças. Claro que as pequenas empresas sabem quais são as tendências, mas vai ser impossível se adaptar sem investimento, e nenhum pequeno empresário de agenciamento tem dinheiro para investir mais, já que a rentabilidade é muito baixa e o investimento muito alto, até porque os espaços melhores para vender ficaram também com as grandes (CVC, Tam Viagens, etc…). Isso é tendência, já não há mais mercadinhos de bairro, e sim Extra Fácil, Carrefour Bairro; a Anhanguera comprou um monte de faculdades.. os pequenos já eram! Como o Artur disse em outro post os próximos meses serão interessantes, ao meu ver, com o enxugamento do mercado.. vão ficar as marcas, e que as operadoras se mexam, abrindo lojas ou sei lá o que, pois não sei onde vão distribuir seus serviços. É uma pena, pois a tal era do conhecimento passou muito rápido, ficou a era do preço e da facilidade só.

    • A grande verdade é que esta feira virou a algum tempo ja um grande “Oba-Oba”.
      Basta analisar os varios espaços vazios que, ano após ano vem se repetindo.
      E podem me criticar a vontade…
      ÉTICA ja a algum tempo, deixou de existir.

  • Afinal, a Decolar.com na Feira da Abav significa o quê?

    Significa que não existe mais ÉTICA no mercado.

    Convido a todos a digitarem no google: Reclame aqui decolar e lerem os comentários desta tão qualificada empresa.

    p.s: espero que não apaguem meus comentários, afinal, não somos livres para expor nossas opiniões?

    • Concordo PLENAMENTE com o amigo. E digo que SOMENTE os grandes do turismo dizem que ” ha espaço para todos”.
      O reclame aqui está repleto de críticas sobre a Decolar…. enfim!
      A questão é que tudo virou um grande “oba-oba”.
      Não estive na ABAV no ano passado e não estarei neste também.
      Sinceramente, turismo para as pequenas ja era.
      Acharia muito interessante ja que tudo é online hoje em dia, o povo passar a reservar TUDO direto ( aereo no site das cias. aéreas, e hospedagem no site dos hoteis… tudo DIRETO, sem passar por nenhuma OTA )… Acredito que algumas opiniões mudariam bastante.

    • Argumento falho esse.

      E se eu colocar no Google “reclame aqui XXX” onde XXX é o nome de qualquer agência de turismo “ética”? será que não vai aparecer nada?

    • Qual a sua operadora de celular? Qual a empresa de distribuição de água e energia ?? Qual o Hipermercado que costuma comprar? Qual internet você utiliza? Nessas empresas não há reclamações no Reclame Aqui? É a demanda….quanto mais se vende, você está mais propício a ter reclamações. Ou nenhuma empresa que te presta serviço, tem 100% de satisfação de você e dos outros clientes?

      • Pra que misturar as coisas? Estamos falando sobre turismo (nossa aérea), vc é do trade? E a Decolar.com é uma empresa que não deveria participar na ABAV… Se o negócio deles é ONLINE, pra que ter um estande FÍSICO num evento direcionado aos seus principais concorrentes (os agentes de viagem) ?

        O negócio da Decolar.com é sensacional, eu admiro também, afinal é um modelo de negócio milionário. Parabéns para eles. Á questão é a participação deles na ABAV… a reclamação maior não é da Decolar.com e sim da ABAV que permitiu a participação deles… Puro interesse fincanceiro, pois qual a vantagem da Decolar.com estar presente na feira ?

        • ” Operadora de Celular, distribuição de energia, Hipermercado e Internet…” rsrsrs
          Só rindo mesmo…. rss
          Apenas lembrando que o tema aqui é o TURISMO.

      • Sra. Reis, concordo com o fato de que podem ocorrer alguns problemas sim, todas as agencias correm tal risco, porém, a DECOLAR.COM de que falamos, só vende e recebe o dinheiro, e nas reclamações que vemos os serviços nem foram prestados, casos tipicos de cehgarem fora do pais e areserva nao estar feita e term que pagar, sem ter ninguem de suporte com quem falar, isso é somente um caso, diante de tantos outros, que vemos … Só vendem e recebem o dinheiro … nada mais … Sã vendedores de eletros, que acham que se passam por agente de viagens … SÓ ISSO !

  • Recebi uma mídia da ABAV muito bonita, que inclusive divulguei no facebook do Blog Sou Agente de Viagens onde há uma foto de uma bela moça na praia e o dizer: Prefira um agente de viagens da ABAV e não compre em site de compras coletivas ( algo tipo assim ). Os sites de compras coletivas são diferentes da Decolar em muitos aspectos mas são negócios on-line do mesmo jeito. E agora vem a ABAV e coloca a empresa on-line como expositora? Contraditório isso. Eu acho que a ABAV como representante dos agentes de viagens do Brasil deve ouvir e atender a maioria. E, a grande maioria esmagadora dos agentes de viagens repudiam essa iniciativa. Nada contra a Decolar, mas achei estranho.

    • Eu quero ver quando TODOS estes agentes que ainda pagam a Abav, deixarem de pagar…. Parceria não existe e ficou provado com essa atitude deles.

  • Lutar contra as agências online (OTAs) ou negar seu direito de estar no evento organizado por uma entidade que as aceita como associadas é mais ou menos como culpar o mensageiro pela mensagem! Quando é que todos vão entender que o ambiente online está irremediavelmente incorporado à nossa vida?

    • Não é lutar contra, caro Rui… mas a Decolar cobra taxas de emissão, assim como as agências, e pelo poder de marketing que eles tem, atingem muitas pessoas que não sabem que comprar com uma agencia de viagens (fisica), pagariam o mesmo preço praticado pela Decolar (onde está a ABAV para divulgar essa informação, em beneficio dos agentes?).

      Além do que, se prestassem um serviço de qualidade, não veria problemas em estarem na ABAV. O grande problema é que a Decolar.com apenas vende, diferente das agencias ficicas, que alem de vender prestam toda uma consultoria, para os passageiros.

      Se a Decolar.com tivesse essa capacidade seria honrosa a preseça em qualquer evento do trade.

      • Se a Decolar.com cobra taxas de emissão isso só prova que ela é uma agência como outra qualquer, agindo, inclusive, como suas congêneres. Já comprei na Decolar.com várias vezes e fui muito bem atendido, sem precisar sair de casa. Se algo der errado, ela não é uma empresa fantasma, tem CNPJ e responsáveis por ela, e a gente pode reclamar, exigir nossos direitos de consumidor, exatamente como numa agência física. Esse conceito de loja física é questionável e, no mínimo, merece uma reflexão maior. O cliente tem o direito de escolher onde quer comprar. Além disso, esse papo de “consultoria” é cortina de fumaça para encobrir muitas agências que insistem em ser repassadoras de serviços, intermediadoras que apenas recolhem comissões sem prestar a tal consultoria. Tudo é muito relativo, mas não se pode tapar o sol com a peneira. Deixar que o consumidor escolha ainda me parece a atitude mais sensata. Entretanto, o que se discute aqui é se ela deve ou não expor na Feira das Américas, então a questão me parece simples: se a ABAV a aceitou como associada, com que direito poderia proibi-la de ser expositora? Onde ficaria a coerência?

        • Não, no momento não sou agente de viagens, já fui, por muitos anos. Minhas considerações aqui foram apenas como cliente que acredita que a sua opinião, mesmo discordante, pode e deve ser levada em conta num espaço dedicado a manifestá-las com todo o respeito. O controverso é que gera conhecimento, a unanimidade só gera vassalagem. No mais, queiram, por favor, reparar que concentrei minha opinião no fato de ser ou não coerente que uma associação de agências de viagens vete a presença de um de seus associados num evento por ela promovido e organizado. É simples assim. O resto é sofisma.

    • Caro Rui, VC talvez não saiba qual a função da Feira … então vamos lá:
      A feira foi constituída para oferecimento de novos serviços e produtos para os agentes e o que eles estao fazendo lá ??? Teriam que estar como visitante, como qualquer outro agente … só isso !

  • Acho que este assunto não é novo,temos que viver neste mundo em constante mudanças e no adaptarmos, ou nos reinventarmos…Esconder,ou não querer ver o concorrente( seja ele pequeno,médio,grande, ou gigante…)não resolve nossos problemas.Eu particularmente prefiro conhece-los.
    Concordo com a opinião da Heloisa.
    Segui também o conselho do Sr. Kaoe e consultei o Google:reclame aqui decolar.Realmente tem bastante reclamaç-oes..
    Beijos e bom fim de semana.

    • Ca entre nos vendo pelo lado do fornecedor, um site que recebe 1,2 milhoes de visitas por dia, possui uma baita cadeia de distribuiçao, qual fornecedor não gostaria de ter esse parceiro ao lado, acredito que seja isso que a Decolar.com vai fazer, ficar perto de Cias Aéreas, Hoteis, etc, agora talvez ela pudesse criar um evento para ela, e não bem no meio da maior feira para os agentes de viagens do pais, sendo ela um dos maiores concorrentes de cada agente fisico do brasil. Entendo que estamos passando por mudanças, que temos que evoluir que temos que pensar neste mundo online. Mas o mercado virou uma terra sem lei, como disse o Kaoe, cade sem nenhuma etica, e nenhuma agencia reguladora, pelo menos eu não sei se existe. Mas no meu ponto de vista, ja tem tanto site online, que daqui a pouco vai virar bagunça.

  • Decolar como OTA, é apenas um modelo de negocio, e se enquadra como agencia. Se é online, é porque seu modelo se direciona a isso. SE possui por tras capitalistas de fora do trade é outra coisa….Se vai usar seu stand para relacionamento, tambem nao vejo nada mal, afinal os socios capitalistas “podem” bancar. Portanto Decolar nao é preocupante! O que de fato deveria precocupar o trade é se: os famigerados sites de compras coletivas fossem alçados ao posto de “agencias de viagem”. Por enquanto o mercado os freou: O serio Pan Rotas acabou com o espaço que começava a dar a eles, e a Abav nao se curvou. SE um dia o trade se curvar, eu terei encerrado minha etapa e deixarei o turismo!!!!

  • Eu porem acho que sou contra a essa empreitada da decolar na Abav. Se aparecer então com um estande gigante para demonstrar seu poder, praticamente estará esnobando todos nos. Um fornecedor par a decolar é uma coisa, existem inúmeros hotéis e agencias de receptivo que trabalham com eles, porem a grande maioria é concorrente direto. Quer fazer parte, fazer negócios com outras empesas, não precisa de um estande!
    Li nos comentários acima, que a tendência é das grandes empresas entrarem no lugar das pequenas das quais irão sumir. Mas por que sumir?nos das agências pequenas ainda incomodamos tanto os grandes? por que temos atendimento personalizado, uma ginga maior com os nossos viajantes? por que trabalhamos melhor? Por que será quenos últimos anos varias agências pequenas abriram? e não estou falando das OTA´s ou daquelas que trabalhar com viagens coletivas, que por sinal alguém deveria se manifestar e parar com aquela enganação!

  • Prezados, Boa noite…
    Acho muito interessante e oportuna a abordagem deste…

    A chegada destes “players”, é irreversível e faz parte de um novo tempo, o qual teremos que nos acostumar e teremos que nos adaptar e fazer os ajustes necessários para continuidade…. Como mencionou o próprio Arthur, e a Carta da ABAV sobre este assunto…

    De uma maneira “amigável” risos, gostaria de mencionar 01 fato que marcou a minha semana, e me fez refletir sobre uma maneira, digamos, me fez pensar um pouco diferente sobre nossos problemas com os chamados “Web Players”…

    “UM PROBLEMA PONTUAL E ÍMPAR” ( Além players ) … A famosa falta de ética, a falta de respeito…

    Outro dia, em um almoço aqui na Av. São Luis, com alguns amigos do Trade, também donos de Agencias, abordamos este assunto…
    Sobre este momento de mudanças rápidas que estão acontecendo enfim…
    A Nova era “net”, os novos “concorrentes”… as tarifas praticadas na web “versus” tarifas que temos que praticar nas viagens assistidas,
    custos e demais assuntos pertinentes….

    Em uma breve e amigável discussão sobre estes temas…
    Chegamos, TODOS… A MESMA CONCLUSÃO:

    ” O PROBLEMA É MUITO MAIOR ” Além players….

    O nosso maior problema não é o “player” que vem com uma ferramenta nova e com tecnologia avançada para nosso mercado…
    O nosso inimigo, é na verdade, a falta de ética de algumas empresas, que insistem em usar a ferramenta web, CONTRA O AGENTE.

    Neste almoço, entre vários “causos” que eles comentaram… Fiz a abordagem sobre 02 casos que aconteceram em alguns dias anteriores

    Uma Cia. Aérea, que insistiu em dizer ( Através dos seus executivos de conta, e através dos seus sistemas “ao Agente, ao Operador e ao Consolidador”, que para remarcar três bilhetes Aéreos Executivas Miami Code Share, que a diferença seria de aproximadamente USD 9.000, 00 ( USD 3.000 cada bilhete na mesma classe de reserva ), .Após
    a cliente ligar diretamente, a Cia. pediu a ela que procurasse diretamente a loja no Aeroporto, pois disseram a ela que tal diferença de tarifa não existia, e que se feita na Loja, seriam cobrados apenas os USD 250,00 de multa de remarcação…
    O que foi feito, e a cliente ( Cliente ha mais de 15 anos, com dezenas de viagens internacionais adquiridas comigo e com minha equipe )…
    Ela me ligou da loja do aeroporto e me disse o seguinte:

    Que vergonha. Que absurdo…
    “Não sei nem por que tenho um agente de viagens… ” disse.

    Percebam:

    A Cliente iria comprar outra Cia. Aérea, e fui eu, quem indicou esta Cia. Aérea, este vôo, e esta promoção para ela. ( Diga-se de passagem, pelo ocorrido, no início deste, ela era apenas minha cliente, agora passa a ser, cliente só deles, ou digamos, minha ex-cliente. ), Ainda… Se não bastasse, O/A gentil funcionário /a da Cia. Aérea, disse a “nossa” cliente que o grande problema, é que ela tinha comprado em uma agencia, pois, se tivesse comprado diretamente na Cia, com certeza esses erros de diferenças de tarifas, não aconteceriam…
    Esta diferença de tarifa + multas, estavam claras na regra da tarifa de Code Share, e claramente aparecia nos GDS’s para a reemissão dos bilhetes… ( Mas no site da Cia. Aérea não … )

    Enfim… além disto, quando estava fazendo uma pesquisa de hotel para esta mesma cliente, me deparei com o seguinte:

    “COMPRE AGORA E GANHE UM VALIOSO DESCONTO… SEM ATRAVESSADORES”… ( É o que estava escrito no site de um hotel ).

    Fica aqui uma pergunta para que possam refletir:

    OS NOSSOS PROBLEMAS SÃO REALMENTE ESTES PLAYERS ???

    OU

    NOSSOS FORNECEDORES NOS FAZER “REMAR CONTRA A MARÉ” ???

    Pense !

    Claudio Porto

    • Claudio, ja enfrentei situaçao similar a tua faço minha suas palavras… a grande questão é, cade o governo para fiscalizar e regularizar as coisas, como falei antes o mercado esta uma terra sem lei, cade as entidades, que stão mais preocupadas com politica e talvez com status.

    • Sem dúvidas nossos principais concorrentes são nossos próprios fornecedores. Assim como a ABAV, não vejo vantagens nesta associação de classe e por isso desconsidero-a totalmente. Se realmente se mostrasse a favor dos agentes é óbvio que o número de associados seria muito maior. O problema atual é o mundo capitalista. “Um quer derrubar o outro, custe o que custar”.

    • Claudio , semana passada emiti um voo inter sem RAV porque pax viu no site da cia e queria a mesmo preço. E disse que se fosse “mais caro” iria comprar direto deles . Como ele havia comprado um pacote Europa comigo , emiti o voo sem ganhar um real , somente para não perder o pax e fechar todo o pacorte aqui na agência mesmo. Acho desleal o que acontece conosco. Temos que trabalhar de “graça” para as cias ???

      • Sinceramente, eu só tenho UMA coisa a dizer: Nossa área ( para os pequenos ), está lamentável.
        Ninguem faz nada, tudo está lindo e as grandes dizendo que tudo está perfeito.
        De verdade, eu não sei se sigo neste caminho. Ate o final desde ano, irei definir esta parte.

        • Alexandre, concordo com você e também estou analisando se sigo, mesmo com tanto tempo de mercado, mas pagar para trabalhar está realmente lamentável. A gente sai de casa para trabalhar para conquistar coisas, crescer, e não é isso que acontece mais. Antes eu tinha orgulho, mas hoje me sinto envergonhada frente à minha família. Falar em se adaptar, reinventar não é simples pois exige investimento, e as pequenas agências não tem caixa para isso. Abraço!

          • Alexandre e Juliana, é exatamente assim que me sinto, depois de 20 anos de turismo não sei qual caminho tomar, diante de tudo que vem acontecendo em nossa ramo. Visito as agências diariamente e todo dia tem um caso de um cliente que desistiu de comprar na agência por conta dos preços da booking ou da decolar ou de compras coletivas. Falar em readaptação, vendas pela internet, tudo isso exige realmente muito dinheiro.
            Acho que o turismo vai virar um “extra” para muitos, e teremos que encontrar novos meios de ganhar dinheiro, pois o tempo passa e ganhamos cada vez menos. Abraços!

      • Eu achei errada sua posição Regiane. Entendo o lado de não perder o cliente, mas eu tento reeducá-los ao invés de trabalhar de graça.

        Quando isso acontece comigo, eu sou franco e explico a situação, e falo que se o pax quiser pagar mais barato, pode comprar direto no site mesmo, explicando todos os beneficios e suporte caso emita comigo e pague uma taxa de emissão.

        Acredito que sendo franco não se perde o pax… pode se perder uma venda, até a hora que pax precisar mudar, tiver dúvidas sobre o vôo, cartão clonado, etc etc etc… Se ele recorrer a vc, é só explicar que ele comprou direto na cia e que deve ligar direto para a cia…

        Vai por mim, dá certo… ou se não der… é pax que não vale a pena ter.

    • Bela questão Claudio.

      Muitas cias aéreas e operadoras, esquecem da ética e passam por cima das agencias (seus principais clientes), para ganhar clientes diretos.

      Já aconteceram muitos casos assim. Tam Viagens vendendo tarifa operadora sem hotel, roubando o cliente e denegindo a imagem do agente, pois nessas horas passamos por mentirosos, ou gananciosos.

      Cias aéreas oferecendo sistema, treinamento e descontos para empresas grandes emitirem as viagens corporativas direto.

      Além de prostituírem o trade, influenciam na economia do país.

      Falta um CONSELHO DE ÉTICA no mercado… e o que a ABAV pensa a respeito disso?

      O que a ABAV faz pelos agentes de viagens?
      Algum associado poderia descrever aqui ?

      Abraços

    • Como agência pequena, sim, nós também enfrentamos muitos problemas via decolar… inclusive aqueles “amáveis” passageiros que pedem a cotação e “milagrosamente” fecham os mesmos hotéis que você sugeriu “pela internet”! Isso sim é de enfurecer!…
      Entende que eles sejam OTA e entendo que na “teoria” tenham o direito à frequentar a ABAV. Porém também me pergunto POR QUE ela foi prontamente aceita? Não será que esse “burburinho” também é de interesse da organização? Era óbvio que ninguém, além da Decolar, ia gostar de er um stande dela lá…rs
      Falta uma agncia reguladora,SIM, e não só que proteja as pequenas agências, mas que proteja também O CONSUMIDOR FINAL! Claro que num volume maior, são maiores as chances de você apresentar mais reclamações. Mas já tive cerca de cinco ou seis casos de passageiros “de rua” que apareceram aqui para literalmente PEDIR AJUDA, porque se sentiram lesados por esta OTA. Um pagou mas não tinha bilhete, outro pagou e não conseguiu remarcar, outro pagou e teve o tour completamente alterado – sem sua autorização, outro teve cobranças indevidas no cartão – um “erro de sistema” que vejam só fez o tal “preço mais barato” ficar igual ao de qualquer agência física…. detalhe TODOS procuraram nossa agência, num ato de DESESPERO por não ter nenhum tipo de auxilio por parte da OTA…. isso é ético? Pelo menos nao seria se uma agencia física fizesse. Olha, nós temos várias histórias aqui desse tip ode coisa, atendemos um volume considerável mas nenhum cliente nosso ficou “na mão” desse jeito! Claro, volume menor você dirá… mas será só isso? Ou temos chego à uma era onde a QUANTIDADE vale mais que a QUALIDADE?

      A pergunta que todos deveriam fazer é “que tipo de turismo temos vendido/oferecido aos nossos clientes???”

      Nunca comprei via OTA, nunca vou comprar… antiquada? Talvez para voce. Para mim eu sou precavida. Já ouvi o suficiente para não “testar” com meu cartão… acho que ética não sai de moda.
      Falta o olho no olho, a simpatia, o compreender! Falta você ouvir o que uma pessoa SONHA, e tentar realiza-lo! Nós aqui lidamos com sonhos alheios, não com turismo somente… e você? E as Otas?

  • Na sequencia do que escreveu Claudio Porto, vamos a mais um “causo real”:
    Um pax com bilhete emitido a tarifa de 180,00 necessitou remarcar para outra data e, uma nova reserva, a parte, foi feita, pelos mesmos 180,00, de onde caberia apenas a multa de praxe. Na hora do nosso atendente efetivar a mudança foi informado que a cia aerea (GOL é o nome dela), nao altera usando a nova reserva e sim, em cima do que o sistema mostrar na hora da efetivação, e a tarifa já estava a 600,00. Alguem do trade distribuidor me explica isso?

  • Engraçado, a Decolar é uma empresa do mundo virtual, e agora quer montar um stand no mundo “real e físico”?
    Até coisa de 5 anos atrás nós agentes de viagem e operadores detínhamos a maioria das vendas do mercado, éramos promotores, pontos de vendas, divulgadores … e agora o que acontece, as cias aéreas e hotéis vendem direto ao cliente final com preços menores dos que os nossos, e os grandes sites de vendas pela internet e compras coletivas, conseguem preços que não conseguimos, condições que não temos (lembrando a promoção dos cartões Bradesco que reembolsavam a taxa de embarque para quem comprasse em determinado site), e hoje nossa situação é a de “CAMELÔS DO TURISMO”.
    Não temos uma legislação que nos defenda, não somos unidos, a ABAV jamis nos defendeu e no futuro (daqui a poucos anos) esses sites dominarão o setor e as vendas, e várias agências e operadoras de anos no mercado fecharão suas portas (como já está acontecendo).
    Infelizmente vendemos o que não é nosso, o acento do avião, a cabine do navio, o quarto do hotel, ou seja, somos como colocado num comentário acima: ATRAVESSADORES, e não mais PARCEIROS.
    O tempo mostrará quem tem razão, e para ter vendas online hoje conforme esses sites tem, o investimento é enorme e poucos conseguem, daí a fusão de grandes empresas do setor, para tentarem concorrer com os mesmos.
    Abraços e sorte a todos!

    • Prezado Sr. Hugo, boa tarde!

      A ABAV Nacional, por sua Diretoria, gostaria de enfatizar que esta Entidade criada em 1953, vem desde sempre lutando pelo segmento e possuindo total idoneidade junto a todos os órgãos públicos e segmentos privados do setor.

      Desta forma, a Entidade não aceita ser publicamente difamada, conforme termo utilizado por você e, portanto, gostaria de sua especial consideração e formal retratação, sem necessidade de qualquer outra medida, ainda que cabíveis.

      Muito obrigado.

      Assessoria Jurídica ABAV NACIONAL

        • Quer dizer que a ABAV alem de nao defender os seus, ainda vem publicamente ameaçar um colega ??? Realmente era o que eu estava esperando para me desfiliar dessa “associaçao de classe” famigerada, ultrapassada, ineficiente, incompetente, ditatorial (afinal o direito soberano de liberdade de expressao está sendo ceifado pela sua assessoria juridica), que existe apenas para alimentar egos de dinossauros do turismo.

          • EU QUERO VER QUANDO TODOS OS QUE AINDA PAGAM A ABAV, DEIXAREM DE PAGAR VISTO QUE NÃO HA PARCERIA E COMO VIMOS ACIMA, O AMIGO AGENTE HUGO PRECISOU SE DESCULPAR PARA NÃO SER ( MAIS ) PUNIDO.
            É MESMO O FIM DA PICADA!

  • De um lado, reconheço que a decolar abriu o leque para os viajantes com uma segunda opção fugindo da grande cvc, porém para um passageiro leigo, agência é uma coisa, cvc é outra, cias aérea outra e a decolar totalmente outra coisa.
    Eu já cansei de falar para cliente que a decolar é uma agência de viagens como a minha e q não vai mudar nada se ele comprar com eles ou comigo? alias, muda sim, eu vou prestar toda a assistência possivel. Eu tenho cliente que já falou para um atendente aqui na agência. “comprou pacote para o nordeste na cvc, passagens aéreas na decolar e viagens mais elaboradas com vocês na agência!” e eu digo? pq raios isso? eu faço tudo isso tb não é?

    a abav infelizmente não faz nada!

    • Por isso as agencias deveriam se descadastrar da ABAV, e deixar de pagar as mensalidades que sustentam bolsos apenas e não fazem nada pela melhoria do setor… politicagem pura. Interesses em beneficios próprios.

      Qual a vantagem de ser associado da ABAV?

      • FAÇO MINHAS AS PALAVRAS DO AMIGO KAOE ACIMA: TODOS DEVEM SE DESCADASTRAR E SIMPLESMENTE DEIXAR DE PAGAR. NÃO HA PARCERIA, NÃO HA NADA…. SOU A FAVOR DE QUE TODOS DEIXEM DE PAGAR. NÃO VEJO UTILIDADE ALGUMA A NÃO SER JOGAR $ FORA.

  • É amigos, realmente os tempos são outros e não adianta reclamar. Falta regulação no mercado, falta agência (órgão público) regulador/fiscalizador, mas não se iludam: o mercado nunca mais será o mesmo, pois é um organismo vivo e em constante mutação. Tal qual a lei de Darwin, só vai sobreviver quem se adaptar melhor. Quanto a quem é parceiro e quem é concorrente, permitam-me lembrá-los de um case famoso no mundo do marketing. Alguém se lembra da marca OLIVETTI? Pois é, ela foi uma das cinco marcas mais conhecidas globalmente, mas não soube identificar corretamente quais eram seus concorrentes e acabou desaparecendo do mercado. Se eu tivesse uma agência de viagens, sinceramente, estudaria esse case e poria as barbas de molho. Prevenir é sempre melhor que remediar.

    Um abraço e boa sorte.

    • Se o Sr tivesse uma agencia de viagens, e apos colocar as barbas de molho, estudando o case Olivetti, qual seria sua prevencao? Poderia nos dar uma dica?

      • Se o Sr tivesse uma agencia de viagens não estaria aqui falando baboseira…

        É evidente que todos precisam se adaptar com as constantes mudanças deste novo mundo tecnológico… mas não é isso que estamos discutindo Sr Rui.

        Já falei e repito. A Decolar é uma empresa que admiro muito o modelo de negócio deles… milionário, diga-se de passagem.

        O problema está na ABAV permitir a presença deles na feira. É um desrespeito com os agentes de viagens (principalmente com os associados).

        TEm muito agente de viagens cego no mercado. Não enxergam que a ABAV é politicagem pura… senão faria o setor melhorar.

        Hotéis e cias aéreas estão buscando o cliente direto, dando melhores condições de compra do que para as agencias que são as principais vendedoras de seus produtos… e o que a ABAV faz a respeito disto? NADA !!!

        Para que as cias aéreas e hotéis tem promotores de venda que visitam as agencias? Se eles querem passar por cima de nós?

        O Turismo precisa de um novo orgão representador, que brigue pela ética neste prostituído mercado.

        • Apesar de sua deselegância ao classificar minhas observações como baboseira, Kaoe, vou procurar responder com a elegância que lhe faltou: Poderia dizer-me qual é o critério que leva uma associação a admitir um membro e depois recusar-lhe a participação num evento por ela organizado e promovido? Afinal se a Decolar pode ser associada à Abav, por que razão ela não pode participar de seu evento? Ela só é agência na hora do ônus e é corpo estranho na hora do bônus? É esse o critério que você defende? Pois se reparar, é apenas isso que estou questionando. O resto, se há futuro ou não para as agências, são apenas conjecturas e eu aproveito para responder aos colegas acima: se eu soubesse a resposta não a daria aqui, eu a venderia muito caro e ficaria rico! No mais, não sou agente de viagens, embora isso não me desqualifique para a discussão. Sou um cliente, poderia até ser SEU cliente, e confesso que não me sentiria à vontade de comprar ou recomendar uma agência dirigida por pessoas que não conseguem, sequer, sustentar uma discussão com argumentos civilizados sem descambar para o confronto ou a agressividade. Para não cansar ou muitos que me respeitam, darei a conversa por encerrada. Tenham todos uma boa semana e boas vendas.

          • Bom… Se o uso do termo baboseira lhe pareceu deselegante, me desculpe, mas o Sr não sabe o significado da palavra.

            Significados de Baboseira :
            Não dizer coisa com coisa. Pessoa que não sabe o que diz, não tem consciência do que está dizendo, fala pelos cutuvelos, palavras sem nexo.

            Mas o Sr. já respondeu a pergunta que queriamos saber… O Sr. não é agente de viagens. Qual é sua formação e área de atuação ? Pode nos dizer?

            Realmente não daria certo o Sr. ser meu cliente. Eu vendo conhecimento, não apenas passagens aéreas.

            Deixo aqui uma frase de John Ruskin, um grande escritor crítico da arte… que se encaixa muito bem para clientes que buscam somente o preço.

            “Dificilmente existirá alguma coisa ou serviço neste mundo que alguém não possa fazer um pouco pior e vender um pouco mais barato”.
            “E as pessoas que consideram somente preço, são as suas merecidas vitimas”.
            “John Ruskin” 1819 – 1900

            Passar bem !

  • A ABAV respeita o debate, mas não aceita insinuações caluniosas, praticamente apócrifas e desprovidas do espírito construtivo que caracteriza a legítima manifestação das agências de viagens associadas à entidade. Reiteramos que o Plantão de Notícias Panrotas já publicou a íntegra uma esclarecedora mensagem do presidente da ABAV Nacional, Antonio Azevedo, sobre o tema em pauta, que permanece disponível para leitura de todos os interessados no (http://www.panrotas.com.br/noticia-turismo/agencias-de-viagens/abav-nacional-defende-presenca-da-decolar-na-feira_81852.html?pesquisa=1).

    Assessoria de Comunicação ABAV Nacional

  • Exageros à parte, o debate é rico e complexo… A Decolar.com é associada da Abav. Tem direito de expor. As questões levantadas sáo outras e dizem respeito às mudanas no setor, à mobilização dos agentes e à valorização de seu serviço. Como fez a Braztoa com o Turismo Week, que foi um começo, mas deve crescer bem. Imaginem quando a Feira da Abav abrir ao público em 2013… Será que o Decolar.com terá estande? E também os grandes players do setor, como aéreas, operadoras, redes hoteleiras…?

    • Obvio que estarao la…todos vendendo direto. Aereas, Hoteis, Operadoras e as agencias maiores q tiverem grana para bancar estande. A Decolar ja sacou e saiu na frente. Ano que vem ela nao sera estreante, e as outras correrao atras. Os pequenos….continuaram diminuindo infelimente!

    • Bela idéia Hugo.

      Eu apoio… torço para haja coragem por parte dos envolvidos a lançar esse tema para discusão, pois pelo jeito, temem nossas opiniões!

        • Fernando, Hugo, Kaoe…sempre estamos debatendo isso, questionando… O PANROTAS não se limita a press releases e comunicados oficiais e busca questionamentos e debates construtivos. Para a Feira da Abav vamos preparar algo. Repito: sempre com o objetivo de somar. Ajudar.
          Abraços
          Artur

  • a decolar poderia colocar um stand na feira com 2 computadores conectados a internet para o contato com seus funcionários.

    afinal não é uma OTA!

    e francamente, a ABAV ameaçando juridicamente é uma censura descomunal em pleno 2012.

  • Kaoe,

    Tinha realmente encerrado o assunto, pois quando a gente argumenta com pessoas mal preparadas não é discussão, é palestra. Entretanto, sua impertinência obriga-me a responder-lhe novamente lamentando que o foco tenha sido por você desviado para a forma, ignorando o conteúdo, mas isso é um erro primário na comunicação e eu vou relevar. Dizem os especialistas em comunicação que devemos adequar a linguagem a cada tipo de público, por isso, vou ter que usar a mesma a que você parece estar habituado. Vamos lá, curto e grosso:

    1- O que sou e quem sou você pode conferir no meu site (lá tem meu currículo) em http://www.ruicarvalho.com.br

    2- Quando pensar em dar lições a alguém certifique-se, pelo menos, de que sabe escrever corretamente: não se grafa “cutuvelos”, mas “cotovelos”. Já que olhou o dicionário para me dar lições, bem que poderia ter olhado direito e aprendido a lição de gramática.

    3- Se você não considera deselegância acusar publicamente um colega de profissão, ainda que desconhecido, de “falar coisas sem nexo”, “não dizer coisa com coisa”, ou “falar pelos cutuvelos (sic)”, sugiro que volte ao dicionário e procure, desta vez, o significado de “deselegante”. Mas talvez isso não seja suficiente, pois o sentido e a interpretação das palavras, por vezes, está mais no que escondem do que no que revelam. Pense nisso.

    4- Nunca disse que minha opção quando procuro uma agência (ou qualquer outro fornecedor) seria apenas pelo preço, isso foi você que (erradamente) inferiu. Eu disse que talvez não pudesse ser seu cliente porque gosto de ser respeitado como consumidor e ser humano, aprecio fornecedores que me tratam com inteligência e que não saem julgando quem não conhecem. O preço baixo nunca me passou pela cabeça.

    5- Você justificou, argumentou, agrediu, fez beicinho, se ofendeu, só não fez a única coisa que deveria ter feito: responder à minha questão pelo seu mérito. Por isso vou repetir: nunca discuti a utilidade ou competência das agências de viagens, apenas questionei a coerência de uma associação que não permitisse que um associado em dia com as mensalidades participasse de um evento por ela organizado. A isso você não respondeu, talvez porque a única resposta possível fosse dar-me razão, coisa que, com sua cegueira e amargura, nunca lhe passou pela cabeça, não é?

    6- Não adianta procurar disfarçar a sua falta de educação com o tratamento formal (chamar-me de Sr. Rui). Não precisamos disso, somos todos profissionais do mesmo segmento da economia lutando pelo melhor para nosso setor, não somos? Então deixe de bobagens e dirija-se a mim no mesmo tom que eu o fiz. Desde que não fale mais futilidades não me importo de ser chamado de “você”. Acredite, estamos do mesmo lado, mas o controverso precisa ser compreendido, respeitado e até cultivado. Talvez se houvesse mais controvérsia não tivéssemos as entidades que temos, dirigidas pelas pessoas que temos. Quem sabe?

    Desta vez, sim, espero que possamos terminar este assunto e passar a discutir outros mais importantes e produtivos, livrando o leitor do Panrotas do desperdício de tempo que foi esta discussão.

    Um abraço e boas vendas.

  • Sou agente de viagens, tenho 5 agencias diferentes em Sao Paulo, e nunca me filiei a ABAV e depois do que o DEPARTAMENTO JURIDICO ameaçou o colega ali em cima !! EU JAMAIS IREI ME AFILIAR.

    quer me processar ? Processe !! mas é a pura verdade

    pagou entrou !! a decolar é grande sim ? porem tem qualidade ? nao muito !! com operadores de telemarketing que segue script.

    A verdade é cliente que quer praticidade comprara sempre pela internet, e quem quer conforto, segurança, tranquilidade e principalmente COMODIDADE continuara comprando em agencias.

    Eu tenho clientes que querem tranquilidade e que façamos todo o roteiro pra ele, ele nao quer ficar pesquisando, entrando em diversos sites, ou mesmo no decolar.

    Mas a decolar so aceita cartao de credito, e o publico que nao tem cartao de credito ?

    a expedia entrou !! que otimo, voces sabiam que a expedia internacional trabalha como operadora, inclusive vendemos muito e somos comissionados em 10%.

    A minha agencia trabalha com publicos segmentados, e com pagamentos diferenciados (transferencias bancarias, creditos em sites, e ate mesmo fiado)

    ou as agencias mudam o conceito de ficar atras da cadeira esperando o cliente entrar, ou sim realmente essas agencias entrarao em extinçao.

    O futuro é ou voce tem algo a mais pra oferecer do que as OTAS ou voce ja era.

    Sejam criativos nobres amigos, todo mundo sempre soube que ABAV, entre outras nao se preocupa e nao faz nada alem do basico, somos sim uito desunidos e por isso sempre preferi estar dessassociado a essas entidades.

    nos agentes junto com as operadoras de credibilidade e pratica (trend, cvc, schultz, ehtl entre pouquissimas outras) que sim nos oferecem um sistema online e imediato, para termos esse diferencial para nossos clientes.

    Que adianta temos mais de 200 operadoras que a grande maioria quando voce liga solicitando uma cotaçao por que o seu cliente esta na sua frente, e o atendente da operadora, fala pra voce enviar um email, que demora 24 horas pra te responder.

    Que cara voce fica com o seu cliente… que tem que esperar 24 horas, vai esperar nada, ele ai entra no decolar, expedia e compra na hora !!

    Sejamos espertos. E Srs operadores o senhores estao ultrapassados com atendentes grosseiros e com pouca pratica

    Briguem por seus clientes, nao caiam no comodismo, vao a luta e vamos ganhar dinheiro.

    Bom essa é minha opiniao

    Mariel Macedo
    diretor
    Pokerviagens
    ***premiada trend como uma das melhores parceiras em 2011/2012

  • É lamentável mesmo ver a ABAV liberar uma agencia de viagens ( e ainda se mostrar na defesa disso ) expor na feira, onde na realidade nós (agentes de viagens ) teríamos a nossa reciclagem e atualização do mercado e seus produtos, somos convidados e não expositores, mas a DECOLAR.COM afiliada e certamente “afilhada” da ABAV, conseguiu fazer isso… a ABAV ao invés de defender as agencias de viagens se mostra totalmente contrária. Agente de viagens tem que estar na Feira pra contatos comerciais e novos conhecimentos, mas na ABAV esta vencendo a lei do COMÉRCIO. Quem pagar mais entra .. Logo.logo nao saberemos quem é expositor ou visitante …. Vergonhoso isso … qq dia teremos camelôs lá dentro da feira oferecendo passagens de onibus municipais, desde que paguem por isso …

  • Sinceramente… Não sei o que voces ainda vao fazer na Abav. Fico imaginando quem tomou a decisao de deixar isto acontecer… deve ser a mesma pessoa que coloca um congressos de viagens na cidade onde não tem hotel… ou e eles são os mais caros do Brasil

  • Tentei de todas as maneiras dar minha opinião num hotel que me hospedei através da Decolar.com , e simplesmente é impossível fazer isso pelo site. Agora já não mais confia na pontuação dada aos hoteis nesse site. Como cliente me perderam. Não vejo credibilidade nisso.

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Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é carioca, taurino, jornalista e nasceu em 1969. É editor-chefe da PANROTAS Editora e mora em São Paulo desde 1998

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