Até o dia 9, quem comprar bilhete aéreo na Decolar.com, com cartões Bradesco, tem a taxa de embarque reembolsada. Ou seja, um senhor desconto, que não é qualquer um que pode dar nos dias de hoje. O trade já está mobilizado e tem pronta uma carta de protesto dirigida ao Bradesco, pois a medida, patrocinada pelos cartões do banco, pode prejudicar, segundo alguns líderes, muitos agentes de viagens. O tema é polêmico, mas o trade quer se posicionar.
DECOLAR DE NOVO NA MIRA DO TRADE
7 de agosto de 2012
1 minuto(s)
Que tal esses?
Artur Andrade
Artur Luiz Andrade é carioca, taurino, jornalista e nasceu em 1969. É editor-chefe da PANROTAS Editora e mora em São Paulo desde 1998
Sobre o autor
Artur Luiz Andrade é carioca, taurino, jornalista e nasceu em 1969. É editor-chefe da PANROTAS Editora e mora em São Paulo desde 1998
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Enquanto a reclamação não surte efeito (se é que irá surtir algum), continua-se divulgando e vendendo. Penso que cabe uma ação por danos materiais, contra ambas, além de uma devida representação junto ao CADE.
Ainda assim, se a DECOLAR pagar, poderá uma vez mais montar seu stand na Feira da ABAV, pois não haverá a menor restrição; o negócio é vender espaços e, quanto maior, melhor.
Grande Artur,
A mesma reclamação ocorreu no passado com as lojas físicas que diziam que as virtuais estavam matando os negócios delas, que os preços e condições que a Brastemp/whirlpool praticava no online eram diferentes, que o computador DELL era mais barato no site da DELL do que no Carrefour bla bla bla…
Nao conheço um só agente de viagem que nao compre em lojas online – seja geladeira, computador, impressora, ingressos, comida etc..e para ficar exatamente igual: nao conheço um só agente de viagens que nao dê preferencia a quem lhe dá o menor preço ou uma vantagem adicional na compra. Porque no sistema de viagens online seria diferente?
Esse processo de incentivo cruzado/mascarado existe em praticamente todos os segmentos, BV de Midia, Jabá, Over, BackEnd, incentivo, enxoval de loja, bonus por performance…. é tudo igual.
O mundo Online nao deve ser tratado como algo separado, ele deve ser o negócio de qualquer empresa que busca competir de igual para igual no universo da commodity – e eu reforço commodity porque nao me refiro á empresa que achou seu nicho e trabalha bem nele – estou falando daquelas que vendem tudo pra todo mundo, exatamente como faz Decolar e outros tantos.
Eu poderia citar dezenas de empresas que nasceram no offline e abriram suas filiais “online” e eu posso afiançar que a imensa maioria tem a filial online como a campea de vendas…
E por fim, atacar algo sem entender como ele funciona, algo quixotesco, simplesmente nao leva a nada; sem entender nao podemos nem nos juntar ao movimento nem tao pouco vencer a batalha com inteligencia, serviço, cuidado, atençao, cafezinho, simpatia, bom relacionamento etc.
Abraço
Daniel Bento
Entendo a resposta do Daniel Bento.
Na realidade entendo e nao entendo.
Gostaria de na pratica saber afinal ….quem paga as Taxas de embarque.
Gostaria muito de saber, que linhas tortuosas sao essas.
Isso pode ser feito de diversas formas, mas entre no link da promoção http://www.decolar.com/precompensa
claramente a mecanica é:
1- se voce tem cartao bradesco – voce paga a compra com seu cartao e dentro de alguns dias voce resgata o beneficio no site do bradesco
2- se voce nao tem – peça um clicando aqui.
Novamente, isso é midia. e fica mais claro ainda pela dificuldade do resgate – leia aqui http://www.decolar.com/paginas/brasil/2012-07-19-dr_embarquefreedecolar.pdf
quem paga??? a taxa de cartao (MDR), que todo mundo sabe que existe.
Daniel, muito boa sua análise.
Eu aqui não pretendo julgar causa e efeito desta ação específica, mas complementando o raciocínio do Daniel penso que toda e qualquer empresa, independente de seu porte, faturamento, segmento, etc, deveria pensar em marketing, em conhecer seus clientes, suas necessidades, seus anseios neste mundo que evolui para o mundo virtual.
Voltando ao marketing:
1) que campanhas sua empresa está formatando neste momento ?
2) você efetivamente conhece seus clientes ?
3) se sim como sua empresa irá surpreendê-los ?
4) se pensa em desenvolver novos negócios/clientes, qual é o investimento que pensa em fazer para tal ?
5) qual será a ação/campanha para conquistar este cliente ainda desconhecido ?
E aqui não me atenho a investimentos altos. Lembram daquelas malinhas de mão espartanas que eram oferecidas pelas operadoras e que eram dignas de uma “guerra” pois o cliente queria uma ???
Tem padaria de esquina sorteando carro 0KM, não interessa quem vai “pagar” a conta, o carro vai estar em cada grama do preço do pãozinho…
Não existe almoço grátis !!!
Deve existir criatividade, inovação, simpatia e vontade.
O mundo está em reviravolta.
A nova geração “millenials” não saberá o que é uma agência de viagens se assim vocês o permitirem…daqui a pouco o Facebook se tornará um hub de infinidades… não me surpreenderá o segmento de viagens…
E aí ? Enquanto seu foco e sua energia é a ação do concorrente, seus clientes estão esquecidos…
Faça algo, reverta, não espere atitudes, corra atrás !!!
Fica aqui minha singela opinião, imparcial e livre de qualquer polêmica ou pretensão.
Bons negócios a todos !
Parece-me que o que está em jogo é outra coisa: cruzar verba de marketing e publicidade por substituição de canal.
Isso é de fato assunto de ABAV (se mexam logo) e CADE.
Nada justifica a desestabilização de entidades estabelecidas (os agentes e agencias). Nem a criatividade dos nerds de harvard e do silício.