O CEO da Decolar.com no Brasil, Alípio Camanzano, acaba de me enviar um e-mail esclarecendo o ocorrido em relação a uma publicidade da Decolar no buscador Yahoo.com, tendo a Agaxtur como palavra-chave. Aldo Leone Filho não gostou nada e fez a denúncia. Veja abaixo a explicação do Alípio, que tem experiência no turismo off-line, pois já trabalhou na Dimensão e Tia Augusta Turismo.
“Acho que o pessoal da Agaxtur não entendeu o que aconteceu e tenho certeza que não se deram conta que não foi nossa culpa, até porque o formato de mídia nos buscadores de internet, é bastante complexo.
Os buscadores (Yahoo, Google etc) normalmente preparam para seus anunciantes pacotes de palavras com relevância para as buscas dos usuários, no nosso caso o segmento de travel, e agregam a estas contas para enriquecer as buscas e melhorar os clicks, que é de onde vêm as receitas dos buscadores.
Muitas vezes nós anunciantes temos acesso às otimizações depois que elas ocorrem. Sempre tomamos o cuidado de revisar todos os grupos de palavras sugeridos e a recíproca também é verdadeira, constantemente analisamos as práticas de outras empresas e como se comportam em relação a nossa marca, de acordo com o que os buscadores lhes sugeriram.
No caso da Agaxtur (o único que nos ocorreu até hoje), acredito que este anúncio deva ter ficado no ar por um período muito curto, o tempo de o buscador fazer a otimização e nossa equipe de analistas de SEM conferir para manter ou rechaçar o que fosse indevido.
Segundo a teoria dos mecanismos de busca, os robôs ao lerem, por exemplo, uma palavra “turismo” seguida de outra em correspondência ampla, constroem seu link patrocinado dinâmico de onde neste caso foi gerado o resultado “Agaxtur Turismo” em nosso anúncio, quando buscado. Ao notarmos o ocorrido, desabilitamos imediatamente, como fazemos com tantas outras dentro da rotina diária de nossa área de marketing on-line, até porque não precisamos disso e não temos a menor necessidade de anunciar nomes de operadores ou agências. Nosso core é o consumidor final.
De qualquer maneira deixo aqui uma sugestão: como no mercado de anunciantes on-line constantemente surgem novos players e por sua vez os buscadores lhes farão manutenções constantes nestas contas, as operadoras/agências devem fazer na internet o seu registro (trademark protection), com isso os robôs dos buscadores não sugerem em seus adgroups tais palavras para vender para seus clientes. Esta prática de proteção de marca na internet é bastante comum no varejo e também deve ser praticada nos negócios nicho, como o nosso.
Portanto, a responsabilidade de resolver/responder por este tipo de conflito será sempre da empresa de mecanismo de busca, que é quem publica os anúncios e tem guidelines para isso. É de responsabilidade dos buscadores sempre que seus robôs construam grupos de palavras patrocinadas para sugestão de venda ao mercado tomarem o cuidado de não publicar marcas bloqueadas. São todos muito profissionais e sérios, raramente ocorrem estas situações.
Alípio Camanzano
CEO Brasil“
artur,
obrigado pela total abertura e a resposta do Alipio.
pena que o mesmo alipio na hora que liguei para ele, conhecendo a agaxtur ha vários anos, nao me atendeu……….
e mais gostaria muito que o yahoo respndesse no blog panrotas quem pagou a palavra chave agaxtur, que e uma marca registrada ha mais de 50 anos e que todos, todos conhecem !
o mundo digital e bem vindo claro, mas nao predatório !
Ola Artur.
Que coisa acabo de participar de curso profundo do google mkt e la as empresas escolhe as palavras chaves, para que seu site seja procurado por usuarios da internet, com as palvras chaves que voce colocar na configuracao de seu site, e pelo que percebemos neste caso, nao esta muito claro.
O mundo digital tem varias maneiras de ser encontrado a sua empresa.
recomendo a Agaxtur e Decolar conhecer Conrado Adolpho, que podera explicar muito bem, que tanto a Decolar e Agaxtur querem de fato ser encontrado por mais um consumidor final.
aposto q fazem a mesma coisa para outras empresas de turismo, falando que é “problema” da ferramenta…
isso é ser irresponsável! Decolar AFUNDOU nessa…
Aldo Leone, nome conhecido e reconhecido via Agaxtur pela excelência nos seus serviços pode ter certeza que tem o apoio do trade e que desculpas com tom técnico, muito utilizado nessa época, não ludibriará a nós. Hoje todas as modalidades de abuso, falha, falta de ética, desvio, incompetência, despreparo, etc, já se ouve “problema no sistema” … a ferramenta que transformou o mundo também é a culpada, ou leva a culpa de tudo que dá errado. Sds
Nao é verdadeira a afirnacao de que o fato somente está ocorrendo com a marca Agaxtur. Como um exemplo, as marcas Soft Travel e Nascimento Turismo, quando pesquisadas no yahoo , apresenta como primeira opcao justamente a decolar.com.
Será que a decolar.com nao tem conhecimento disso?
Não existe um grupo de palavra dos buscadores que inclua marcas de outras empresas, com certeza foi cadastrado manualmente para gerar tráfego no site através da marca de outras empresas, é uso de marca.
pura ignorancia e ingenuidade ” ad word”… “ad sense” …quem chegou primeiro?? quem pensou primeiro??
Resposta Furada heinn!!!
Nenhum player recomenda o uso de marcas…nenhum!!