Falamos sobre o tema com o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, durante sua participação no Fórum PANROTAS 2019: a cada ano e meio, em média, desde 2003, vemos o mesmo filme na pasta que ele assumiu em janeiro. Um político é indicado, passa um ano aprendendo sobre o setor, começa a discursar sobre o potencial do Turismo brasileiro e sobre o absurdo de recebermos tão poucos turistas estrangeiros, se aproxima das lideranças do trade e… sai candidato a prefeito da cidade onde nasceu. Ou assume outro cargo no governo. E vem outro ministro indicado, que passa um ano aprendendo sobre o setor…e está instalada a famosa falha na Matrix, em uma alusão a um déjà-vu experimentado pelo personagem Neo, no filme Matrix, quando ele constata que se há essa repetição inexplicável que tanto nos intriga, é que o sistema apresenta alguma falha.
E então vemos a Avianca Brasil entrar em recuperação judicial e uma outra companhia, mais nova querendo comprar sua melhor parte (aviões e slots). Alguém se lembrou da Varig comprada pela Gol quando a estrela brasileira já estava além do fundo do poço?
Mais déjà-vu? A Abav Expo volta a investir na abertura para o público final. Pode dar certo dessa vez, usando uma mescla do sistema da Turismo Week, da Braztoa, com os balcões de venda do Hiper Feirão Flytour? Claro que pode. E é louvável que os dirigentes da entidade, em especial Magda Nassar, estejam sempre pensando e repensando a mais importante feira do Turismo brasileiro. Mas não podemos deixar de experimentar um leve déjà-vu. Afinal, temos memória e história e não somos daqueles que costumam fingir que o passado nunca ocorreu.
O passado pode não condenar o Turismo brasileiro, mas tem muito a ensinar, não é mesmo?
Cíclica como a vida, a indústria de Viagens e Turismo em alguns momentos avança um passo e regride três, e ainda em um sobe e desce vertiginoso que nos faz perguntar: onde estamos? Já não passamos por isso? Se eu sabia que isso ia acontecer por que deixei chegar a essa situação?
Somos, no entanto, otimistas por natureza. Mais que isso: nós, empresários e trabalhadores do Turismo, sabemos como empurrar a indústria, a despeito das falhas da Matrix.
E você, nessa semana em que participamos de mais uma feira de Turismo, a WTM Latin America? Qual o déjà-vu no setor que tanto te atormenta e mete medo? Que discursos te assombram? Que jogadas você já consegue antecipar? Você precisa de um Keanu Reeves pra salvar o seu dia ou conhece vários deles no seu dia a dia e já olha com mais esperança para o futuro dessa indústria?
Tomemos nossa pílula vermelha e sigamos em frente, pois 2019 ainda tem muitas boas surpresas e oportunidades inéditas para todos nós. Muito além dos déjà-vu.
Comentar