Home do Blog » Dia a dia » DIA 2
Dia a dia

DIA 2

Não poderia ter terminado melhor o Fórum PANROTAS 2013. Toda a matemática, imprevistos, surpresas na montagem do painel podem levar a verdadeiras receitas desandadas na hora H, no palco. Mas, como vimos ontem, o bolo estava saboroso, com direito a uma cereja e tanto no encerramento: um painel de OTAs que pode servir como modelo do que deve ser um painel. Moderadora que fala menos que os painelistas, mas faz as colocações na hora certa; painelistas sem restrições a perguntas; plateia interessada, cheia até o final e com perguntas quase sempre pertinentes. Até mesmo as perguntas-discursos da plateia servem para algo: a plateia não-política não quer discursos, o fórum não é de discursos e casos específicos, como havia na Abav no passado (“lá na minha cidade, o gerente da companhia aérea blá blá blá) não cabem em uma discussão de alto nível.

O governo brasileiro, aliás, ainda não sabe lidar com eventos assim. Mas esse é assunto para outro post.

A estrela do segundo dia do FP 2013 foi a tecnologia e as discussões começaram com o brilhante Peter O’Connor dando uma sacudida irlandesa na platéia: as OTAs vão dominar o mundo pois os fornecedores, vocês, são incompetentes. Greg Webb, presidente do Sabre, fez um ótimo contraponto, mostrando que há espaço para diversos tipos de empresas (menos as que se acomodam e sentam-se sobre o passado). E o debate, com a participação da plateia, também empolgou. Precisava de mais tempo? Talvez. Mas é melhor ficar com o gostinho de “quero mais” e com conteúdo para se pensar e debater internamente nas empresas.

O dia foi muito bom para hoteleiros, mas todos os segmentos estão envolvidos com os temas debatidos – a tecnologia nos envolve, afinal (e nossos negócios). Continuo sem Facebook pessoal (uso o da PANROTAS) e a coisa ta virando algo tão grandioso (ou monstruoso?) que me dá até medo. Antigamente você tinha de beber e fumar para entrar em alguns grupos. Agora o bullying é sobre quem não tem Facebook? Volto ao tema em outro post.

Gostei muito da apresentação do Google e do Facebook pois foram focadas em negócios para pequenos e médios empresários. Eles precisam saber como se aliar a essas ferramentas, empresas e até OTAs… Só quem assumiu ter projetos para agentes de viagens foi o Hotel Urbano. O Expedia, que eu achei que tinha, ou não entendeu minha pergunta ou mudou de projeto ou não quis falar disso ali. Vou pesquisar…

Guilherme Paulus, da GJP, investindo pesado em novos hotéis, Craig Smith, da Marriott, case mundial em vendas pelo site, e Roland de Bonadona, da Accor, um dos executivos com melhor visão da indústria, também foram um bom recheio para o dia. Gustvo Syllos também foi bom mediador, mas às vezes falou mais que os entrevistados… Ta perdoado. Em breve algumas apresentações estarão disponíveis para os participantes. Vale a pena rever algumas.

Mesmo sabendo dos ingredientes antecipadamente, o resultado do Fórum PANROTAS 2013 me surpreendeu positivamente. Quando há a conjugação “organizador com credibilidade”, “plateia interessada e de qualidade” e “palestrantes e participantes que deixam o ego fora do palco e debatem temas de interesse da maioria” não tem como dar errado. E ainda teve comida muito boa… (mais uma vez, exagerei na sobremesa). Obrigado a todos que lá estiveram, às equipes que trabalharam, aos que contribuíram ativamente para que o evento seja um fórum e não uma sequência de discursos. Havia autoridades presentes, mas elas colaboram tanto quanto qualquer um da plateia. O turismo tem sua força nesse mix. Nunca na unilateralidade.

Deixe sua Avaliação

Votos: 0 / 5. Total de votos: 0

Sobre o Autor

Artur Andrade

Artur Luiz Andrade é carioca, taurino, jornalista e nasceu em 1969. É editor-chefe da PANROTAS Editora e mora em São Paulo desde 1998

Comentar

  • Pagar quase R$ 1.000,00 para ouvir de um irlandês: “as OTAs vão dominar o mundo pois os fornecedores, vocês, são incompetentes” é realmente para poucos. Uma pena.

  • Gus
    Nosso chefe Artur é muito exigente….você foi brinlhante, lógico que a outra mediadora foi “fora de série”, mas dela não vou comentar, pois sou suspeito.

    Artur e Equipe, parabéns pelo evento, foi maravilhoso.

    Quanto ao cometário acima do Maurício acho que devemos observar que mesmo nos USA só (??) 48% do mercado está nas OTAs, ou seja ainda tem muito mercado para nós …abraços

Clique para comentar

Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é carioca, taurino, jornalista e nasceu em 1969. É editor-chefe da PANROTAS Editora e mora em São Paulo desde 1998

O conteúdo dos blogs é de inteira responsabilidade dos blogueiros convidados, não representando a posição da PANROTAS Editora.

Instagram

Connection error. Connection fail between instagram and your server. Please try again

Posts Recentes