… Nos Estados Unidos.
De qualquer forma vale ler o artigo do site Tnooz (http://www.tnooz.com/2013/08/13/news/dark-days-for-online-travel-agencies/), que aborda os desafios que as OTAs vêm enfrentando no mercado americano, onde as coisas acontecem mais rapida e profissionalmente que no Brasil.
Por aqui, desde que esse monstro, essa aberração, essa coisa do capeta chamada INTERNET ousou chegar e acabar com a posição acomodada e consolidada de algumas profissões em todas as áreas, o desespero passou a tomar conta de alguns. Os mais espertos investiram em conhecimento, estratégia, estudos… e viram que nada seria como antes. Se antigamente, naquele longínquo século 20, na estapafúrdia década de 80, onde pessoas chiques e poderosas usavam ombreiras e mullets e investiam no overnight, tudo mudava lentamente, agora não é mais assim.
As OTAs mal completaram um ciclo de sucesso no topo da cadeia produtiva do turismo (e nunca reinaram sozinhas, sempre dividindo o bolo com outros canais) e já estão ameaçadas pelos metasearchers e pelos sites de venda direta dos fornecedores.
Ações da Expedia caíram 20%, os fornecedores conseguem, ao se unirem em fusões ou ao adquirirem concorrentes, preços e contatos melhores com o consumidor, os metasearchers são mais amigáveis e trazem uma multiplicidade de preços.
A vida não está fácil para as OTAs e isso deve chegar ao Brasil, com o delay a que estamos acostumados (bem menor, porém, que antigamente).
O importante é ter uma estratégia. É saber com quem quer fazer negócio. É saber se valorizar e agregar valor ao produto que vende, todos, aliás, de terceiros, pois nem as OTAs, nem as agências tradicionais são donas do que vendem.
Quem não está acompanhando as tendências, quem não entendeu que on e off line hoje são uma coisa só, quem ainda estranha pessoas conectadas 24 horas por dia, quem ainda acha que está na década das ombreiras e dos mullets tem data para “expirar”. Mas olha que a idade média dos brasileiros está aumentando hein… Portanto, prepare-se para viver mais.
DIAS NEGROS PARA AS OTAs http://t.co/DPvNB0BsZI
Ola Artur,
Parece que tudo passa por uma melhor experiência de consumo, a forma como o consumidor interage na cadeia do produto (ou serviço).
Nesse contexto as metasearches oferecem um ambiente mais dinâmico e participativo.
Abraços,
Flávio Vieira
isso aí Flávio. Experiência. Tem umas OTAs que eu não consigo nem entender o que vendem… E aquelas empresas de compras coletivas? Sumiram…
Abraços e viva a boa experiência…
Artur
Dias negros para as OTAS, destaca o editor-chefe da PANROTAS, Artur Luiz Andrade, em seu blog SEM RESERVA. Quer… http://t.co/PDupFcoBcA
Prezado chefe,
2 coisas:
1- O que vc tem contra os mullets? Como recém-cabeludo me senti diretamente atacado (não vem que eu não vou fazer escova…rs)
2- era mais que esperado reação por parte dos fornecedores. O custo de distribuição compromete a rentabilidade do negócio e a tal ‘aberração’ da Internet ajuda muito no contato direto com o cliente.
O problema continua o mesmo por aqui: faltam profissionais nos fornecedores com conhecimento e investimento (principalmente dos hoteis) para a distribuição direta…
Abs
opa quem é vivo sempre aparece…
vc com essa cara de John Cusack nunca me enganou
quanto ao monstro da internet, eu por exemplo pago taxa para comprar ingressos pela internet…ou seja, mais caro que ir na bilheteria… portanto…
ABraços virtuais
Gustavo, você está corretíssimo ao afirmar sobre a falta de investimento no canal direto. Já tive experiência em 2010 quando numa determinada empresa fizemos acordo com uma determinada OTA e passado 30 dias quando tivemos que pagar a comissão (que foi histórica na Controladoria para no segmento de Lazer). Fui questionada pelo valor e claro respondi: pagamos por aquilo que nem nós mesmos fazemos direito!
Olá Arthur. Essa realidade que temos hoje nos obriga a sermos mais plurais, e como já disse em um outro comentário temos que seguir mercados maiores do que o nosso e ver como os mesmos trabalham com situações similares as nossas, lógico com outros produtos e serviços, porém acredito que o comércio de bens ou serviços são iguais na forma de comercializar, que hoje é obrigado a ser multicanal, até mesmo para estar sempre próximo ao seu cliente para que o mesmo não busque outros fornecedores por falta de informação ou de variedade. Na minha opinião esse é o caminho.
Grande abraço.
RT @tradetours: DIAS NEGROS PARA AS OTAs « Sem reserva http://t.co/VhnYDKeHE4
Artur,
Tempos divertidos!! agora as OTAs precisam se reinventar… resta saber quao rapido elas farão isso; ciclos de negócios cada vez mais curtos/dinâmicos vao se tornando normais. As agencias tradicionais que conseguiram sobreviver talvez tenham as respostas para essas mudanças. Abraço
RT @ArturLA: DIAS NEGROS PARA AS OTAs http://t.co/DPvNB0BsZI