Os famosos e desde sempre polêmicos Escritórios Brasileiros de Turismo (EBTs) estão em processo final de uma nova licitação, para saber que empresa irá coordená-los… Já há mais de um ano que não há uma empresa nesse papel e a última licitação, ganha pela Interamerican, foi cancelada para a realização dessa em curso.
Na sexta-feira, abriram-se os envelopes e só havia uma empresa interessada, a Aviareps, há poucos meses no Brasil. A empresa sequer tem site em português até o momento. Mas se apresentar a documentação pedida pela Embratur (em 5 dias) será a vencedora. Se não conseguir convencer de que está apta a desempenhar o papel (também indefinido… afinal, o que fazem os EBTs?), volta-se ao quase zero, abrindo-se uma nova licitação.
Uma empresa apenas interessada? É isso mesmo?
Qual o papel dos EBTs, afinal?Estão pagando pouco para o trabalho? Não ficou clara a proposta? Muita burocracia…
A Embratur vai esperar o final desse processo para se pronunciar. Os que defendem os EBTs arrancam os cabelos com a possibilidade de dois anos perdidos. Os que são contra dão graças a Deus mas temem por esses recursos parados em meio à burocracia…
Outras ações da Embratur, claro, continuam. Os EBTs são apenas uma delas… Mas que têm se mostrado um tanto confusa ultimamente. Esperemos, então.
Artur,
Vamos de novo reinventar a roda ? Me diga algum destino turístico de sucesso que não tenha escritório em seus mercados alvo. Um só !
Estranho uma única empresa se interessar…mas, nunca antes neste país ocorreram tantas coisas estranhas, à luz do dia !!!! Onde estão as entidades envolvidas ?
Esperemos, então…
Caro Artur,
Apenas para esclarecer, como voce pergunta “afinal, o que fazem os EBT’s?”: um dos principais objetivos é a ampliaçao de destinos ( normalmente os operadores tendem a vender Rio, Iguacu, Salvador e Manaus). Na Italia por exemplo, onde atuei, conseguimos inserir Lençois Maranhenses, Porto Seguro ate Alter do Chao! Alem disso as apresentaçoes, workshops sao fundamentais para levar informaçao aos agentes de viagem. Isso para dizer apenas algumas das coisas que fazem os EBT’s! Sò fico realmente com pena que todo o trabalho desenvolvido nos ultimos 6 anos nao tenha continuidade e que esteja tudo emperrado na maquina do Governo.
Um abraco,
Liane