Nunca falamos tantos idiomas na mesma semana (nós, profissionais de turismo, os do trade, digamos assim). Nunca almoçamos, jantamos ou tomamos tantos drinques com simpáticos, interessados e adoráveis “gringos”. Que nunca foram tão beijados na vida, esse hábito tão latino, tão brasileiro… E dependendo do Estado, são 3 os beijinhos…
São os americanos, europeus e sul-americanos interessados em nossos turistas. Agentes de viagens e operadores não têm mais agenda até o final do ano. São eventos, visitas privativas, reuniões, festas… A maioria aposta no tradicional. Um almoço, um speech, uma sacolinha e mensagem dada. A Europa este ano inovou e mudou formatos, além de dois eventos. Nova York idem, com um superevento privê com apresentações da Broadway. Foi possível ver de perto a emoção, qualidade e variedade dos musicais, e ter a certeza que quem vai à cidade tem de assistir a pelo menos um bom Broadway show.
Além das delegações, há as ovelhas desgarradas. Eles não querem vir no bolo, querem um evento só seu. E tome espaço na agenda dos compradores. São hotéis, lojas de departamento, atrações, destinos periféricos, empresas que têm de estar no Brasil, pois o Brasil é o lugar para se estar no momento.
Ao mesmo tempo, e talvez contraditoriamente, vemos companhias aéreas fazendo promoções para a venda na internet (a maioria contemplando os agentes de viagens também). Mas, por que tantas promoções? A ocupação está caindo…? Pode ser que uma ou outra empresa tenha um problema específico, momentâneo, com localização geográfica bem determinada. Mas no geral, todas estão bem, e aumentando frequências, como o fazem a Air France-KLM, Lufthansa, Delta, American, Tam… Por que então essas promoções. Um executivo me diz que ninguém quer perder share, perder esse fluxo de brasileiros. Daí se uma faz uma promoção, as outras vão atrás… Mesmo sem “precisarem”.
Acham que as visitas acabaram? Que nada. Até o começo de dezembro, ainda vem muita gente por aí. E 2012 deve ser “pior” ainda. Ou seja, mais eventos com nossos amigos lá de fora. Isso porque, como alguns são um tanto lentos nas respostas, somente colocaram o Brasil em destaque nos budgets para 2012.
O que é bom também para publicações, feiras (isso estava evidente na Abav 2011), hotéis, representantes…
Que a onda continue a nosso favor. Mas que nossos amigos consigam ser mais unidos e organizados em suas visitas… Temos também de ter tempo para vender, nos atualizarmos, cuidar de outros negócios, planejarmos…
Pois é, nunca antes na história desse País… De novo.
Oi Artur,
Temos também “os ocultos”? Eles também estão entre nós ? 😉
Como disse o Cássio: “onde há fumaça, há fogo”.
beijos e bom FDS,
Pois é, dear Veronica… faltou falar dos gringos compradores…que chegam de mansinho, como quem não quer nada, querendo muito. 100% nacional acho que só eu, que descendo de índios, negros…
Oi Artur!!! Somos todos muito misturados, esta é nossa história.
Beijos da carioca alemã baiana portuguesa 😉
Sem duvida, tem que ter um espirito muito em Alta, pra poder attender a todos, ir nos events, muitas ingles, etc….