Home do Blog » Dia a dia » EMBRATUR COMENTA…
Dia a dia

EMBRATUR COMENTA…

A Embratur, por meio de sua assessoria de comunicação, enviou a “Nota de esclarecimento” abaixo, em resposta ao post anterior.

“NOTA DE ESCLARECIMENTO


Entre as competências da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), previstas na Lei nº 8181/91 e no Decreto nº 6916 de 29 de julho de 2009, está “a implementação, o controle e a supervisão de ações para o incremento da qualidade e da competitividade do turismo nacional”. Portanto, é tarefa da Embratur realizar as pesquisas necessárias ao melhor posicionamento comercial do Brasil no mercado internacional de turismo.

De acordo com a pesquisa “Perfil da Demanda Turística Internacional”, e com outras realizadas pelo setor privado, é crescente a insatisfação do turista estrangeiro com relação aos preços cobrados no Brasil, o que afeta a nossa competitividade.

 A Embratur, por meio da Portaria nº 149, de 15 de outubro de 2012, devidamente publicada no Diário Oficial, passou a realizar a Pesquisa Internacional dos Preços da Hotelaria (PPH). Os primeiros dados da PPH, divulgados no final de janeiro, apontaram tarifas mais baixas do que as consolidadas pelo Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB). Ou seja, com metodologia diferente, a entidade empresarial encontrou números similares.

Assim, mais importante do que um debate artificial sobre metodologias é discutir o problema, que é real e pode se tornar muito grave. Esse debate está posto no dia-a-dia do mercado e na sociedade. Portanto, é um dever da Embratur dele participar, como órgão do Estado responsável pela promoção turística internacional e por zelar pelo incremento da competitividade do destino Brasil.

Somos parceiros históricos e permanentes das boas propostas do mercado, inclusive na defesa de medidas como a desoneração tributária para o setor hoteleiro determinada pela Presidenta Dilma.

Realizamos no ano de 2012 mais de 120 ações e eventos internacionais de projeção do Brasil, além de muitas centenas de ações de publicidade e de mídia digital. Exatamente para que esse imenso esforço de muitos não se perca por conta de práticas abusivas e imediatistas de poucos, que a  Embratur continuará a exercer as suas atribuições legais, com serenidade e isenção.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL/EMBRATUR”

Deixe sua Avaliação

Votos: 0 / 5. Total de votos: 0

Sobre o Autor

Artur Andrade

Artur Luiz Andrade é carioca, taurino, jornalista e nasceu em 1969. É editor-chefe da PANROTAS Editora e mora em São Paulo desde 1998

Comentar

  • Ok EMBRATUR, entendemos agora, o governo realmente nos dá todo apoio com politicas públicas e planejamentos pra os destinos/equipamentos/Orgãos do setor do turismo, são esses safados desse 3° setor que quer se aproveitar do bolso do cidadão/turista. Ah sim EMBRATUR, nossos impostos são muito bem investidos viu?? O que interessa 2 bilhoes somente nesse (meio) ano, se não temos educação, saúde dignos? Aliás, se nem isso temos, o que dizer do TURISMO? É um setor marginalizado mesmo, quem é mal aqui? Aqueles que tentam (sobre)viver no setor do turismo, ou o governo? Sem mais! ¬¬’

  • Embratur, Embratur…quanto dinheiro desperdiçado. O Brasil recebeu em 2012 cerca de 5/6 milhões de turistas estrangeiros (e este número não muda há décadas), só Nova York recebeu 11 milhões, e a ilhazinha da Jamaica já recebia 3 milhões há 20 anos. Estou nesta “bagaça” desde 1979 e as desculpas para esta pífia performance variam de acordo com o governo de plantão: cambio, preços dos serviços, distancia dos polos emissores, a crise na Europa, o visto americano etc, etc…
    Estes eventos internacionais – e já participei de dezenas deles, com dinheiro do meu bolso e das empresas que representava – não justificam o investimento institucional do governo, conforme comprovam os números acima. Corcovado, Cataratas do Iguaçu, praias do Nordeste, Pantanal, Amazonia, qualquer turista do exterior, medianamente informado, tem as estas informações pela Internet. Standes suntuosos, folhetos caríssimos, pouco ou quase nada acrescentam. Que tal investir esta grana na melhoria da saúde, da educação, na diminuição da violencia , na melhoria dos aeroportos para promover melhor e de forma mais economica o País, hein? E deixem que a inicativa privada (empresas de receptivo, redes hoteleiras, etc..) façam o seu trabalho.

Clique para comentar

Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é carioca, taurino, jornalista e nasceu em 1969. É editor-chefe da PANROTAS Editora e mora em São Paulo desde 1998

O conteúdo dos blogs é de inteira responsabilidade dos blogueiros convidados, não representando a posição da PANROTAS Editora.

Instagram

Connection error. Connection fail between instagram and your server. Please try again

Posts Recentes