Home do Blog » Dia a dia » ENFRENTANDO A NOITE DE NATAL
Dia a dia

ENFRENTANDO A NOITE DE NATAL

Em algum lugar neva… em outro local, venta forte.

Por aqui, na floresta tropical, habitada por macacos e bichos exóticos (muitos mesmo), todos suados e brilhosos ou refugiados na beira dos rios e igarapés, não importa muito para qual deus eles rezam ou entregam suas vidas. Hoje é Natal. E terão de pensar na vida, na família, no seu deus. Nos seus eus. Ou então tomar um remedinho e dormir. Ou assistir a um filme e esquecer o silêncio cruel das ruas.

Fosse na Índia teriam milhões de deuses para adorar, fosse na tribo, adorariam a natureza, fosse no comunismo, deus algum… Mas aqui, na selva, é o Natal do feriadão e dos presentinhos que dita a regra. E não importa o que está acontecendo dentro de cada lar. Importa é que é Natal, um misto de alegria e incômodo (para alguns).

Os cristãos, como eu, no mínimo buscamos inspiração para nossas vidas. Não é possível chegar a essa perfeição e doação, mas é o que miramos e o que nos torna humanos. Aos demais, estar junto da família ou dos amigos… já traz coisas positivas que, às vésperas de um novo ano, nunca são em demasia.

Aos que passam o Natal sozinhos, também não importa. É Natal. E estar bem consigo mesmo é o primeiro passo para enfrentar bem o peso da data. Tradições e convenções à parte, pode ser um dia (e noite) para se divertir ou para ser apenas mais uma. Sem sininhos e rabanadas.

Há uma melancolia escondida nessa época do ano, não há dúvida. Mas uma melancolia que é intrínseca à nossa vida. Afinal, nada é para sempre, tudo muda a todo instante, pessoas vêm e vão, momentos não se repetem, e do futuro… nada sabemos. Em vez de vermos isso como algo pra baixo, triste, pois traz lembranças e saudades, podemos ver como mais uma etapa da vida. A saudade, claro, sempre existirá (de vivos, de mortos, do que nunca se materializou), mas veja a floresta exuberante lá fora, os macaquinhos pulando e felizes, até os bichos mais feios com suas crias… O mundo não acabou!!!! E essa é mais uma noite. (ou: A vida não é feita apenas de trabalho e cerveja).

Entendo quem se refugia e dorme a noite toda. Entendo quem prefere ficar a dois. Entendo quem reúne as crianças. Entendo quem vai às ruas. Aos templos. Todos no mesmo Natal, mesmo não sendo Natal para alguns.

Aqui, no Natal de 40 graus, pensamentos vêm e vão com mais força. A melancolia tem de ser derrotada pela alegria, mas há de se respeitar os momentos de reflexão. Refletir é bom. Mas nesta noite, melhor não por muito tempo. E não confunda suor com lágrimas. Uma coisa é uma coisa e… o gosto é igual…

Ah, e não compare os Natais. Na sua infância, com certeza, ele é mais iluminado, justo, alegre…

Feliz Natal talvez não queira dizer muito para muitos, mas o que se quer dizer é: tenha uma noite feliz, seja em família, consigo mesmo, com amigos, trabalhando… Ou esquecendo que é Natal. É mais uma noite em nossas vidas. Mas podemos fazer dela e de todas as outras noites muito especiais. Ou no mínimo, uma boa noite. Sem cobranças e comparações. Sem se guiar pela opinião de outros.

Feliz noite de Natal para todos.

E pode ser essa noite, ou outra qualquer. Mas haverá, invariavelmente, aqueles pensamentos que vêm e vão. O que piora com o calor e a falta de neve. A neve nos entocaria. Nos obrigaria a olhar só para dentro. No calor, quase impossível…

Olho da janela e estão todos pelados, a banhar-se… Bichos de todas as espécies e tamanhos. Onde se esconderão à noite? Quem escolherá ficar a noite toda no mar?

Mais uma noite. Que todos estejam felizes, não importa onde, com quem ou como. E colecionando sorrisos… E uivos de alegria. Noites como essa jamais se repetirão. Escolha como passar a sua.

Então um Feliz …………. (preencha com o que lhe for mais conveniente, mas que seja feliz)

 

Deixe sua Avaliação

Votos: 0 / 5. Total de votos: 0

Sobre o Autor

Artur Andrade

Artur Luiz Andrade é carioca, taurino, jornalista e nasceu em 1969. É editor-chefe da PANROTAS Editora e mora em São Paulo desde 1998

Comentar

  • Artur
    Um texto belíssimo. Vc. foi especialmente feliz na frase: “…É mais uma noite em nossas vidas. Mas podemos fazer dela e de todas as outras noites muito especiais. Ou no mínimo, uma boa noite. Sem cobranças e comparações. Sem se guiar pela opinião de outros. ”
    Que a sua noite tenha sido feliz.
    um bj Rosângela

Clique para comentar

Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é carioca, taurino, jornalista e nasceu em 1969. É editor-chefe da PANROTAS Editora e mora em São Paulo desde 1998

O conteúdo dos blogs é de inteira responsabilidade dos blogueiros convidados, não representando a posição da PANROTAS Editora.

Instagram

Connection error. Connection fail between instagram and your server. Please try again

Posts Recentes