Os Espetinhos da Vila Mariana não serão mais os mesmos para mim.
Uma hora e meia após nossa chegada, fomos conhecer algumas áreas do Hilton Wangfujing (um hotel design de luxo) e jantamos no restaurante Vasco, com influência portuguesa. Os anfitriões preferiram nos oferecer uma opção gastronômica que mesclasse o melhor da China com a cozinha ocidental também. Para mim, perfeito. O grupo todo aprovou a combinação e terminou o jantar animado para uma volta pelos arredores, apesar do cansaço e do frio perto do zero grau.
Tomamos o rumo do mercado de comida: uma fileira de barraquinhas de espetinhos, a duas quadras do hotel. Aí vem a pergunta: o que é estranho? o que é turístico? o que é exótico?
Comida no Oriente é um dos grandes pontos de discórdia e reclamação de passageiros. São costumes bem diferentes. Mesmo assim, os espetinhos do mercado são praticamente somente para consumo local ou para os mais corajosos. Há pequenas cobras, bichos da seda, escorpiões, casulos, pepino do mar ensopado, camarões, gafanhotos e até frutas mais tradicionais. Tudo com um cheiro único de fritura. Ainda bem que tínhamos jantado bem. Talvez eu experimentasse um camarão. Talvez não. Nem no Brasil é recomendável arriscar comida de rua. Mas ainda fico com nossos milho verde cozido, churros, angu, hot dogs e tapiocas. O que também é estranho para quem é de longe. Como disse a guia ao chegarmos: “para nós, vocês são todos muito parecidos… Assim como para vocês, nós chineses somos iguais”. Tudo depende de costume, coragem, referencial e estômago forte e aventureiro.
Degustem o que quiserem ou conseguirem.
Caro Artur !
Estou acompanhando seu blog e sempre ávida por seus comentários inteligentes e interessantes, além das fotos que, de todas as formas, nos aguçam a curiosidade pelo local.
Aproveite bem sua estada e volte em breve com suas ” apetitosas ” informações.
Abraços,
Gente, por que você fez isso comigo? Nunca mais vamos no espetinho da Vila Mariana impunemente… Que “horrore”, como diria Maria Izabel.
Pior do que isso só a gente passando o dia todo de ontem sem luz e começando a fechar o jornal às 18h. Na próxima praga sem você aqui, menos, tá?
Bjs e saudades!
Interessante os costumes, mas prefiro que eles fiquem por ai mesmo.
esperando por novos posts desta viagem.
Muito interessante mas não teria coragem para experimenta-los!
Ainda prefiro os espetinhos da Vila Mariana!
Credo, esses espetinhos não me deixaram com vontade nem de almoçar, Artur.
Quando vemos essas coisas percebemos o quanto nossa cultura e forma de viver são diferentes.
Experiências são assim. Adorei!
beijos
Jesus, enfiaram o espeto na cobra!
Acho que o Twitter não funciona na China… Manhã de sábado fria em Beijing. Indo pra Muralha da China. Abraços
Que horror! Espeto de cobra, escorpião e sem Twitter? Salvem as Muralhas da China…
Fotos da muralha, Artur! Quando estive aí, em 2006, havia restrições também ao Yahoo… E sobre os espetinhos… Alguém do grupo encarou? O Sidney, talvez? Beijo,
Querido Artur
Aproveite a viagem e visitar a muralha deve ser tudo de bom! Um dia levo o
Carlinhos para conhecer mas com as fotos dos espetinhos ele que ja e chato com
comida vai pensar 2 vezes!!!
Estamos em Orlando este final de semana,Mickey e Manu te enviam beijos
Beijo,Leo
Bel, eu encaro muitas comidas diferentes, mas nesse mercado das “iguarias exóticas” eu sou apenas espectador…o problema maior não é o visual, mas sim o “perfume” que sai de algumas panelas. Como dizia uma velha amiga: I take my body out! Bj
Artur,
estou amando seus posts sobre a China.
No post dos pijamas, confesso que também esperava vê-lo com o tão meigo mimo!
Já no quesito “gostosuras”, fiquei curiosa por saber o que seria a iguaria da última foto.