A discussão de posts anteriores envolvendo a Decolar e a Agaxtur e posteriormente sendo aberta para a publicidade on-line pode caminhar para vários patamares. Desde os que se surpreenderam com a prática, que é comum e faz parte da estratégia de várias empresas, até a questão ética. Que é a que mais me interessou ou a que me atingiu.
Que a Agaxtur pode contratar dez modelos lindas com uma placa “Compre na Agaxtur que é mais barato”, ou “Compre na Agaxtur porque somos mais simpáticos”, “Compre na Agaxtur e ganhe 10% de desconto” e fazê-las estacionarem na porta das lojas da CVC, Nascimento Turismo, Stella Barros, entre outras concorrentes, isso pode mesmo. Mas é ético? Daria resultado? Por que o Conar vive retirando do ar anúncios de TV com referência a concorrentes? Porque é preciso ter ética. Há fatos. Há opiniões. Há ética e há falta dela.
Eu pagar para aparecer nas buscas por turismo, passagem barata, roteiros de viagens, hotel na China, pacote baratinho pro Caribe é uma coisa. Mas quem dá uma busca em Agaxtur, Nascimento, CVC me parece estar buscando coisas bem específicas. Aparecer um link patrocinado de concorrente é antiético. Se fosse um banner na mesma página já não seria. É um anúncio. O link patrocinado é comum para quem está habituado. Para os novos consumidores não é não. Me desculpem os especialistas.
E se não fosse algo no mínimo questionável, o Yahoo não teria tirado do ar o link do Decolar para a Agaxtur. Aldo Leone Filho ligou no Yahoo, que pediu comprovante de registro da marca Agaxtur, que tem apenas 50 anos , e só depois de ver o registro tirou o link do ar. Se fosse algo corriqueiro, apenas para antenados, descolados e maneiros virtuais, o link estaria no ar até hoje.
Quem reclama, tem seu nome preservado. Quem não reclama (como comprovou o Nick Abreu), continua tendo seu nome vendido para concorrentes… É essa a lógica on-line? É essa a nova ética do turismo?
A questão merece ser debatida e merece a participação de autoridades e entidades.
Poder, tudo pode. Mas há limites éticos claros. Ou não estaríamos aqui debatendo o tema.
Engraçado também é uma empresa 100% on-line se beneficiando de uma empresa off-line. Parece piada de português (ou de brasileiro em Portugal).
Artur,
nossa equipe especializada em links patrocinados vai produzir um artigo explicando como isso funciona tecnicamente para que todos possam entender.
Um fato realmente me preocupa o total desconhecimento de grandes players destas práticas.
Recentemente nós da Pmweb fomos convidados a participar do projeto de comemoração dos 10 anos do Google AdWords, ferramenta de publicidade que mudou o mundo da propaganda e responsável por 96% do faturamento do Google. Se ela tem 10 anos, e para o turismo mudou totalmente o cenário da comunicação, devemos estar atentos. Uma mudança de mercado que tem uma década não pode passar despercebida pelos líderes do mercado.
A questão ética é muito mais complexa. E pode ser levada a outros níveis de discussão, que nosso jornalista, sociólogo, e guru de tendências Paulo Salvador pode nos ajudar muito.
Mas fica uma questão bem ampla para discussão, quem sabe para o Fórum Panrotas, os grandes players online, na mesma mesa que os velhos líderes do mercado.
Abraços
Que discussão boba… Isso é briga de cachorro grande!
Eu quero é a minha comissão! Eu quero que as cias aéreas respeitem as agencias de viagens, que durante décadas (isso mesmo décadas!) ajudaram e muito estas empresas. Eu quero que todas estas grandes operadoras definitivamente escolham se vão atender as agencias ou se vão montar uma loja em cada shopping deste país.
Bom, mas agora estou bem mais tranqüilo, pois teremos o nosso amigo e deputado Pedro Novais! Tudo isso será resolvido. E se ele tiver alguma dúvida, vai se consultar com o seu amigo Sarney. Este sim entende de turismo, aviação e eventos. É craque!
Melhor do que isso, é ver que os motéis no Rio de Janeiro se transformarão em “hotéis boutique”. Aí nenhum turista vai precisar dormir na rua… Ou até quando vamos acreditar que teremos MSC, Costa Cruzeiros ou Royal Caribbean em pleno verão europeu, na cidade maravilhosa durante as olimpíadas?
Ética no nosso país é sempre muito relativo.
Não posso deixar passar em branco … seu comentário, Maurício, como sempre, é o que há de mais incrível desde que começou essa discussão. Você realmente entende do que diz, entende do trade, entende de aspirações dos profissionais, tem a sensibilidade de perceber o que cada situação reflete … PARABÉNS !! Artur, desculpe estar aqui somente falando ao Meurício, mas dentro do seu blog só podemos esperar participações com nível tão elevado assim. Sds
Fábio…o blog é de todos. Manda bala!!!
E falar, opinar, se fazer ouvir e acordar presidentes de entidades e governantes com sorriso congelado para as fotos é fundamental!!!
Já derrubamos um presidente da República, caçador de marajás, bonito e bem nascido.
O espaço aqui é democrático. Mas que todos saibam também ouvir críticas. Como disse meu futuro guru Gustavo Syllos, há de tudo no turismo, inclusive cobras novas e burros velhos – ou vice-versa.
Abs
Boa tarde Fábio,
Prefiro deixar meus parabéns ao PANROTAS. Especialmente ao Artur.
Acho que é a nossa última chance de tentar melhorar ou reverter algumas coisas neste nosso mercado que é (mesmo!) tão promissor, tão rico e tão pouco respeitado.
Não podemos mais depender nem esperar das associações e entidades.
Fazem muito pouco, muito pouco mesmo! São burocráticos! São políticos! E me parece que não tem o devido respeito perante as grandes cias aéreas e hotéis, por exemplo. Tem sempre muitos eventos para comparecer e realizar e dificilmente estão disponíveis aos verdadeiros agentes. Preferem agir a favor de seus interesses.
Sugiro a leitura destes blog´s e discussões aos vendedores, emissores, promotores, funcionários das agencias, hotéis, empresas marítimas, seguradoras, operadoras e todo o segmento. Infelizmente falta tempo e nem todas agencias “permitem” ou querem investir neste conhecimento a mais.
Apesar de achar que falta um pouco do dia a dia nos blog´s, estas discussões são sempre muito saudáveis e no PANROTAS isso é possível.
Parabéns mais uma vez. Vamos continuar!
[…] This post was mentioned on Twitter by SimplyMaria10, Artur Luiz Andrade. Artur Luiz Andrade said: [BLOG]: ÉTICA ON-LINE http://bit.ly/dQ0uFm […]
Obrigado Artur e Maurício. Há tempos venho buscando informações para tentar vislumbrar uma forma de realizar essas tão necessárias atitudes que esperamos das entidades e governantes. Sempre que toco no tema “representatividade” via entidade, associação, sindicato, simplesmente me deixam no vácuo. Percebo que o terreno é de areia movediça para os comprometidos. Meu maior objetivo é fazer dos profissionais de turismo uma categoria reconhecida, capacitada e orgulhosa. Não posso crer que passamos pela vida sem fazer nada além de sobreviver. Vocês me alentam, e também alimentam esse meu desejo. Obrigado. Sds
Artur, esse jogo questionavel eh antigo, as cias aereas mandaram diversas cartas para as agencias online pedindo a essas que retirassem do ar paginas falsas de seus sites, que levavam o cliente a achar que navegava na pagina da Cia X por exemplo, quando na verdade era o site da agencia online. Certa vez um amigo me ligou dizendo que nao entendia as cias aereas, como ele pode comprar um bilhete da Tam no site da Gol…? Explico o caso, Uma conhecida online havia paginado o dominio http://www.gol.com.br – que nao eh da Gol – e o cliente entendeu estar navegando no site da cia aerea. Dores do crescimento e de lei do levar vantagem