O que muda com a informação de que a maior OTA do mundo chegou ao Brasil com seu programa de comissionamento para agências de viagens, o TAAP? Nada? Muda algo? É mais uma opção para o agente ter preços competitivos à mão? É entregar “o ouro” ao concorrente?
Segundo nos informou a Discover the World, que divulga esse programa no Brasil (o cadastro, pagamento de comissão e toda a relação comercial da agência é com a Expedia), a comissão pode chegar a 12%. E até mais dependendo do volume. O agente conseguirá colocar margem sobre esses preços?
Como isso vai afetar as OTAs que são puramente agências? Como isso vai afetar demais fornecedores?
Não se pode ignorar a ação de um gigante como a Expedia.
Aguardemos.
Agência de viagens que comissiona agência de viagens…
Isso é mais conhecido no Brasil como consolidador ou operadora.
Portanto, indo direto ao ponto:
– Para os agentes, a Expedia será mais uma opção.
– Para os consolidadores e operadoras, a Expedia será mais um concorrente.
[]’s
Luís Vabo
Mestre Vabo,
Já faz algum tempo que as coisas se misturaram.
Desde quando consolidadoras passaram a fornecer conteúdo e comissionamento maior do que fornecedores para agencias corporativas, “ali não é mais ali” (parafraseando outro mestre, Paulo Salvador).
Para os distribuidores, sem dúvida é um aumento de opção de compra, mas para os fornecedores é mais uma dor de cabeça: quem, afinal, é o parceiro que responde juridicamente no caso de disputa com o cliente?
É tanto repasse de conteúdo (disponibilidade e tarifa) que o fornecedor não consegue mais fazer um tracking de sua venda… Daí vai-se embora o Revenue Management e a tal da paridade tarifária.
Ou o fornecedor controla BEM seu inventário ou alguém vai fazer isso por ele – e ganhar mais dinheiro, com certeza…
Abs
Algumas consideracoes importantes:
1- A Expedia sera futuro membro da Braztoa?
2- As operadoras tradicionais conseguirao correr contra o tempo para competir com a mesma tecnologia da Expedia?
Será que as agências irão se sujeitar a ganhar uma comissão pequena para ter preços mais competitivos e ainda dar força para um concorrente?
Acredito que as operadoras tradicionais têm tecnologia e estão atentas a estes movimentos, mas são mais conservadoras e esperam a reação do mercado a este ponto.
Outro ponto de vista: será que o Expedia não está adotando esta política para sentir o mercado e abrir espaço para concorrer com as grandes OTA’s?
Prezado Artur,
Os preços da Expedia em muitos casos são infinitamente menores do que o de todos os concorrentes devido ao tamanho de sua operação. Temos que ser coerentes e sabermos que o sistema deles funciona muito bem. Nos Estados Unidos uma das maiores vendedoras de Hotéis para agências é a EXPEDIA. No Brasil será da mesma forma se os preços que conseguem praticar em algumas ocasiões são muito mais baixos do que de grandes operadoras.
Vejo o comissionamento como uma oportunidade para as agências não perderem vendas para as OTAS, afinal com o mesmo preço e com um bom atendimento (que é o unico jeito de sobrevivermos) não tenho duvida que o passageiro escolherá a agência. Não é por isso que lutamos nas companhias aéreas? Pela igualdade de preços nos sites?
O que ele nao contou é que o débito no cartao é em dólares, ou seja, gerando adicionais 6,5% de IOF aos que efetuaram a compra… como também faz de certa forma propaganda enganosa, mostra um preço ao selecionar o Hotel e ao final, aleatoriamente aparecem taxas que chegam a 40% do valor originalmente mostrados na primeira seleção. Teria ele comentários sobre isso ?
Fora do Brasil a expedia faz isso a anos, atraves do agentrez.com e minha agencia compra com eles ha tempos, quando tem aqueles precos extraordinarios que so OTA consegue, nos vendemos, porem la fora para pagamento de comissao tem que acumular usd 50 e eles manda um cheque que voce precisa trocar em casa de cambio, nunca tive nenhum problema com eles, a expedia trara muita inovacao para o Brasil.
Mariel
Pokerviagens